Descrição das atividades desenvolvidas na Escola Afrânio Peixoto pelo Projeto Nenhum a Menos em 2007

VISITAS

Denisson Francisco Souza Xavier, caso desse aluno realmente existe a rua, mas o número está errado e moradores da rua disseram não ter conhecido ninguém com esse nome na rua.

Rodrigo de Jesus Pires de Lima, o endereço desse aluno é completamente desconhecido, já andei o bairro inteiro, fiz perguntas,mas nem as pessoas mais velhas do bairro sabem onde se localiza o endereço. Segundo a professora esse aluno freqüentou as aulas durante uma semana no início do ano e não retornou mais à escola.

Hugo de Souza Gonçalves, com este aluno também há erro no endereço,existe a rua que antes era conhecida por outro nome, mesmo assim ninguém o conhece algumas moradoras afirmaram que ninguém com esse nome já morou na rua.

Joabe de Santana Ferreira, este aluno mudou-se do endereço fornecido pela escola, e aos atuais moradores da casa afirmaram ao saber para onde a família do aluno mudou. Todas às vezes que visitei a escola o aluno não estava presente na sala de aula.

Marlon Silva de Souza, depois de muito procurar, andar pelo bairro, o aluno não foi encontrado, pois seu endereço não combina com nenhuma rua do bairro, mas em conversa com o professor do aluno, constatei que o mesmo está freqüente nas aulas, porém no dia da visita à escola o aluno não estava presente na sala, pois estava chovendo muito.

Carine Araújo, o endereço desta aluna está correto, menos o número,por esse motivo não consegui fazer a visita. Apenas uma vizinha conhece a menina, mas não soube explicar onde mora. Já voltei à rua cinco vezes e nenhum resultado. Em visita à escola, conversando com a professora, esta me afirmou que a aluna ainda continua faltando muito.

Leandro Carneiro Santana, este aluno é de uma turma que estava sem professor, porém as aulas já se normalizaram e o aluno está com faltas elevadas. Procurando pelo aluno no endereço indicado pela escola, na rua há duas casas com o mesmo número, porém em nenhuma das duas residências mora Leandro Carneiro Santana.

Alessandro dos Santos Pires, esse aluno ainda não foi localizado porque se mudou do endereço fornecido pela escola, consegui o novo endereço com vizinhos, porém a casa estava fechada.

Fabiana Conceição Sanches, também com endereço errado.

Vinicius dos Santos, mais um aluno com endereço errado, matriculado na escola com endereço localizado em um bairro vizinho a Sete de Abril chamado Loteamento Daniel Gomes. Andando pelas ruas do lugar,fazendo perguntas aos moradores para confirmação do endereço, todos afirmaram que o endereço estava errado, pois todos os endereços do loteamento são compostos por rua, caminho e não por etapa como foi fornecido à escola. Perguntando pelo aluno também não obtive resultado satisfatório.

Gabriel Henrique Santana Guerra, o endereço desse aluno está errado na escola, na residência indicada não há crianças com esse nome. Em visita a sala do aluno, conversando com a professora, o mesmo se encontrava presente e forneceu o endereço correto, porém à tarde sua casa fica fechada, pois sua mãe sai para o trabalho. O aluno está freqüente nas aulas afirmou a professora.

Lucas Santana Aquino, o motivo das faltas do aluno foi à viagem que fez com a família para as festas juninas, mas só retornou depois do recesso, por esse motivo o professor pediu para averiguar a ausência do aluno. Chegando à casa do mesmo, o pai afirmou que já tinha ido a

escola comunicar a falta do filho, e que Lucas só falta se estiver muito doente.

Taynah Lavor dos Santos, residência fechada.

Gleice Jane Alves Brandão, depois de três tentativas e encontrando sempre a porta fechada, na quarta obtive sucesso com a ajuda de uma vizinha da aluna, que no momento se encontrava na casa da vizinha Noélia. Conversei com a avó de Gleice, que afirmou ter matriculado a neta na escola, mas a mãe da menina a matriculou em uma escola particular, e a família não foi ao Afrânio Peixoto cancelar a matricula da menina. Atualmente ela se encontra estudando no Educandário Novos Rumos.

Lucas Evangelista dos Santos Ramos, aluno transferido para o Educandário Novos Rumos, porém ainda continua na lista de presença da Escola Afrânio Peixoto.

Igor dos Santos Brito, aluno transferido para Escola Rosa de Sharon, mas a mãe não pediu transferência na Escola Afrânio Peixoto.

Tailane de Souza Santos, o motivo das faltas dessa aluna foi causado principalmente por acreditar em amigos que a informaram não estar tendo aulas, e também por alguns dias ter saído com a mãe. No dia da visita a aluno não compareceu a escola por que sua professora saiu de licença e ainda não chegou nenhuma substituta. Em conversa com a tia da aluna percebi que ambas são muito preocupadas com a educação de Tailane, chegaram a afirmar que se não houver substituição da professora farão a transferência da menina para o antigo colégio Educandário Objetivo.

Joilson da Silva França, em conversa com o pai do menino, o mesmo nem sabia que o filho estava faltando à escola, mas acha que é por causada mãe, já que o aluno passa alguns dias com a mãe no bairro de Canabrava, ele também afirmou pensar que a escola estava em greve. Na visita o aluno estava na casa da mãe prometendo o pai buscá-lo para que não obtivesse mais faltas na escola.

Jailson santos da França, o pai do aluno se mostrou espantado com as faltas do filho na escola á que segundo a mãe do menino todos os dias o aluno vai à escola, porem que o leva é a tia. Também pensou que a escola estava em greve só por que estava passando na televisão

a greve dos colégios estaduais.

Anderson Moreno da Paixão, segundo a mãe do menino este estava com virose, e não viu necessidade de levar atestado para a escola nem comunicar a professora da doença do filho, também afirmou pensar que a escola estava em greve. Afirmou também que está separada do marido e que isso está atrapalhando na educação do menino, alem de dizer também que Anderson gosta de acordar tarde.

Jadson Moreno da Paixão é irmão de Anderson e segundo a mãe estavam com o mesmo problema.

Liriane Morais de Souza, o motivo da baixa freqüência desta aluna é por que sua mãe Daniela afirmou que não gosta de acordar cedo, disse ter muita dificuldade, já tentou transferir a menina para o turno da tarde, mas não conseguiu por falta de vagas, afirmou que passa quase

a noite toda acordada, assim não consegue acordar no horário para levar a menina à escola, relatou que não tem ajuda de ninguém nem mesmo do pai da menina, pois estão separados.

Saulo Bispo Batista dos Santos, o aluno viajou para visitar a mãe que mora em Subaúma, relatou a madrasta do menino Jaiane, mas ela não sabe quando o menino vai voltar nem se vai voltar.

Cristiane Ribeiro dos Santos, para a mãe a aluna disse que não estava tendo aula, porque a escola estava em greve, e ela a mãe não foi à escola procurar saber se realmente havia a greve ou não, afirmou que sua filha não faltara mais às aulas.

Maiara Conceição Oliveira Santos, segundo a mãe, Maiara estava doente, disse que a menina tem sérios problemas de estômago, mas que em parte é bastante culpada pelas faltas da filha, já que disse ter um pouco de dificuldade em acordar cedo, ainda disse que tem o coração mole, se a filha pedir para não ir a escola não vai.

Mikaele Cardoso de Jesus, suas faltas são relativas à doença que tem, afirmou a mãe que a menina sofre de problemas respiratórios, só por esse motivo menina falta, no momento está sem aula porque a professora saiu de licença, mas a mãe já foi á escola e confirmou que

um novo professor chegará antes do recesso para as festas juninas.

Ednilson Bonfim Pires de Santana, a mãe do aluno afirmou que o mesmo não gosta de ir a escola, disse que Ednilson mente para ela e que já apanhou algumas vezes por causa das mentiras. Dona Andréia afirmou que seu filho esta muito atrasado por causa de uma escola que estudou no interior, mas também atribuiu a desobediência do filho à separação dela com o pai do menino, ela acha que essa situação está influenciando negativamente na educação de Ednilson.

Ítalo de Jesus Braga, segundo sua mãe dona Rose Mary seu filho vai a escola todos os dias, mas ainda não se adaptou a nova professora, por esse motivo não entra na sala.

Claudimila Xavier da Silva, segundo a mãe a menina estava de virose e também teve que acompanhar a mãe ao hospital algumas vezes, pois tinham um familiar doente.

Marco Paulo santos de Jesus, de início a mãe do aluno não especificou o motivo das faltas do filho, logo depois disse que o mesmo esteve doente(diarréia), afirmou também que Marco Paulo é repetente e que ele não gosta de ir à escola, que tem preguiça de responder as

atividades e que é muito desinteressado.

Fabiane dos santos Dannemann, dona Ivonildes estranhou as faltas de Fabiane, mas admitiu que são relativas a sua farda, pois só dispõe de uma e fica com preguiça de lavá-la, mas a incentiva no que pode, pois cria suas filhas sem a ajuda do pai. Segundo a irmã Ivana, Fabiane

escuta muito os colegas quando dizem que não há aula, disse que a menina não gosta de ir a escola quando está chovendo, não gosta de fazer as atividades de casa, ate para o reforço Fabiane tem preguiça de ir, disse Ivana.

Alexandre Marques de Andrade, filho de pais separados, o aluno mora perto da escola, mas só vai quando está com vontade, disse a irmã do menino Daiane, nenhum dos nove irmãos o obriga a ir a escola ele faz que quer disse a tia Valdelice. Alexandre passa mais tempo na rua que em casa, ele não gosta de ir ao colégio e não fala quando percebe que está errado. Daiane disse que ele acorda muito cedo e vai para a rua sem que nenhum dos irmãos lhe dê limites já que sua mãe trabalha a noite e chega a passar dois dias fora de casa. A família d aluno é grande, mas ninguém parece não dar muita importância à educação.

Gabriel Santiago da Paixão, segundo a mãe o aluno estava de conjuntivite, também sofre com problemas respiratórios, motivo pelo qual às vezes o aluno falta, a mãe dona Ithais se espantou com minha visita, pois tinha avisado a professora do menino sobre o que estava acontecendo.

Davi Dias Correia dos Santos, dona Ana Lúcia, avó de Davi, disse que a maioria das faltas do neto é por culpa da família, pois ficaram com medo do colégio estar em greve e o menino ficar na rua em vez de voltar para casa, às vezes também acorda muito tarde, e ficou muito tempo sem caderno por esses motivos tem tanta falta na escola.

Sérgio Nascimento dos Santos Filho, o aluno tem problemas mentais, por esse motivo falta à escola, segundo a mãe dona Joelma o menino estava indo ao médico, ela disse ter muito medo de mandá-lo a escola quando ele este em crise, tem medo que vá a escola sozinho, mas não

avisou a professora ainda dos problemas do filho. Ela disse que ele fica muito triste quando não vai a escola.

Thiago Henrique da Silva, segundo a mãe dona Valdelice o aluno vai a escola todos os dias, mas suas faltas são relativas à doença da irmã Maria Eduarda, por esse motivo ficou na casa da tia em São Marcos. Um motivo pelo qual falta também á quando sua mãe vai trabalhar, pois

trabalha como diarista e manicure, ela leva o menino para a casa da tia, disse que não o deixa com vizinhos porque é nova na rua e não tem amizades ainda.

Wellington da Silva Lopes, em conversa com as tias do menino, Alessandra e Adriele disseram que o menino falta muito na escola porque a mãe Aleandra não deixa o menino na casa da avó em Sete de Abril. Disse que a irmã não tem consciência de quanto educação é importante, afirmou que quando o menino fica em Sete de Abril freqüenta a escola regularmente, essa afirmação é correta, pois averigüei na escola e a professora me mostrou a freqüência do aluno

que tem presenças seguidas assim com faltas também. Ela disse que a mãe Aleandra vem na casa da avó e leva o menino para ficar com o pai no Calabar, pois são separados.

Adriele Nascimento Santana, a mãe dona Ana Maria afirmou que as faltas da menina são porque a família se mudou indo morar em um bairro vizinho, e ela tinha medo de mandá-la à escola sozinha e a irmã que a levava para a escola não estava tendo aula, pois sua escola estava em greve, ela afirmou que Adriele gosta muito de ir a escola.

Roberto Santana dos Santos Júnior, segundo a mãe dona Tânia Roberto só não vai a escola se estiver doente, esse foi o caso das faltas do menino estava com gripado e sofre com problemas respiratórios, também estava sem aula por causada licença da professora.

Agatha Laisa Silva Pereira dos Santos, a aluna mora bem próximo à escola, segundo a mãe a menina estava doente, por esse motivo estava faltando às aulas, a mãe da menina Roseli durante toda nossa conversa pareceu não estar muito preocupada com as faltas da filha. Ela afirmou que não vai a escola para saber dos progressos da filha.

Adryan Ryan Santos da Silva, também estava doente(gripe), sofre com problemas respiratórios, segundo o pai o senhor Joselito o menino só falta na escola se estiver doente.

Jizreel Bispo Batista dos santos, o aluno está viajando com o irmão Saulo, e segundo a madrasta do menino ela não sabe quando o menino vai voltar e nem sabe se vai voltar. Antes da viagem o pai do menino o senhor Zacarias foi à escola e avisou a professora que seu filho

faria uma viagem para visitar a mãe que mora em Subaúma, mas o menino estar a quase um mês sem ir a escola.

Tiago Fernandes. Segundo a mãe faltou às aulas porque extraiu um dente, ficou com o locou inflamado, não podia ir, das outras vezes foi porque estava usando bermuda e o porteiro não deixou entrar. É sempre chamada À escola pois o aluno tem problemas de indisciplinas, recebe muitas queixas.

Fernando Almeida. Não estava freqüentando porque estava com pneumonia, está dependendo da autorização da médica para voltar às aulas.

Roberto Carlos França. O pai não informou o nome da mãe, por não viverem juntos. Estava na casa da mãe em Canabrava, e o pai não sabia que estava tendo aulas.

João Vítor Morais. Esse aluno não vai à escola porque a mãe é estudante e disse que não consegue dormi cedo, chega da escola e fica assistindo até muito tarde, afirmando ter dificuldade em acordar cedo, por isso os filhos não estavam indo para a escola, já tentou trocá-los de horário mas não consegui por falta de vagas.

Beatriz Araújo. Está com problemas de saúde, tem feito muitos exames, está com baixo peso para a idade.

Mateus Oliveira. Como a irmã não ia porque estava doente, ele também não ia.a escola também.

Davi Neiva. Estava com virose, também pensava que estava em greve,

José Celso. Tem faltado porque estava fazendo exames médicos pré-operatório

Renderson Ferreira. Estava doente, primeiro uma virose, depois uma inflamação no ouvido.

Carlos Wesley. Estava sendo barrado na entra pelo porteiro pois estava indo sem a farda da escola.

Miriane Costa.Viajou com a mãe por causa do falecimento de um parente,passou alguns dias no interior.

Natanael dos Santos. Estava doente, às vezes tem convulsões, a professora foi comunicada do problema.

Larissa Franciele de Oliveira. A mãe esta de resguardo, não tinha quem levasse a menina para a escola.

Rodrigo Conceição. Sai de casa dizendo que vai para a escola, fica pela rua, copia as atividades dos colegas que foram, a pesar de saberem disso a família não faz nada.

Pablo Conceição. Diz quer não quer ir à aula e fica em casa.

Daniel Barreto. O menino foi morar com a mãe no Rio de Janeiro, passando um ano com o pai e outro com a mãe.

Luana Andrade. A aluna disse que não gosta de estudar e por isso não vai à escola.A mãe sai pra ir trabalhar e só volta dias depois, deixas os filhos com uma irmã mais velha, que informou que os irmãos saem cedo, ficam pelas ruas, por isso ficam sem ir para a escola.

Ubaldo Alves. Depois de quase uma hora tentando convencer o pai do aluno que se recusava a nos receber e até mesmo chamar o filho, pois tinha medo de perder o benefício que recebe do governo por causa do que podíamos escrever sobre ele, conseguimos convencê-lo de que estávamos na casa dele para ajudar, para conscientizar, o pai do aluno o chamou. Em conversa com o aluno, o mesmo nos disse que está desanimado por causa das greves, não consegue acordar no horário sempre chagando atrasado à escola apesar de morar a cinco minutos da mesma.

Jamile Conceição. Segundo a mãe só faltou quando estava doente, ou quando viajava com ela.

Estefane Santos. Estava doente, tem sérios problemas de cansaço.

Levi Santos. A mãe disse que ele vai para a escola com o irmão todos os dias, e ela não sabe dizer porque teve tantas faltas.

Majara Lisboa. A mãe disse que a menina faltou porque estava doente.

Rodrigo Tavares. Estava doente, por isso estava faltando.

Monique Ellen. A mãe disse que a filha estava doente.

Obs: a menina estava com o endereço da casa do tio.

Paulo Henrique Marques. A mãe disse que o menino estava com escabiose por isso o motivo das faltas.

Josinéia Fiusa. A mãe disse que a menina tem problemas de audição, há dias que não consegui escutar direito por isso não vai à escola. Está fazendo tratamento.

ENDEREÇOS NÃO ENCONTRADOS( todos são do bairro de Sete de Abril)

-Janaína dos Santos Almeida, Rua Bela Vista nº. 63, apartamento 101. Uma moradora do andar térreo informou que os pais da menina mudaram há algum tempo para outro bairro, e ela não sabe o endereço atual.

-Caroline Santos Ribeiro, Rua Ideal nº. 28 O endereço fornecido está incorreto, a moradora da casa disse que nunca morou criança com esse nome lá.

-Messias Felipe Santana Guerra, rua Cosme de Farias nº. 9. A casa não foi encontrada, na rua existe apenas numeração a partir de 60. Moradores do local disseram não conhecer nenhuma criança com esse nome na rua.

-Renato Wiliam de Almeida Santos, quadra H, rua A, conjunto J, nº. 5, não foi possível localizar o endereço, moradores não sabiam informar.

-Adriele Suele da Silva, rua 13 de agosto nº. 39

CRIANÇAS QUE ESTÃO EM ESCOLAS PARTICULARES

-Adriele Alves de Jesus

-Lucas Souza de Freitas