Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O QUE É MOSAICO?

É uma simples arte que envolve paciência e organização, pois para fazer uma figura ou uma arte abstrata deve-se agrupar cacos de pelo menos duas cores de qualquer material. Os materiais mais utilizados são os azulejos coloridos e as pastilhas de vidro, porém existem outros que também podem resultar numa linda obra. São eles: vidro, pedra, concha, papel, madeira, botões, plástico, couro, pano, grãos alimentícios e outros. Normalmente utiliza-se um único material para a execução da obra, porém a mistura harmoniosa de materiais pode ser feita e resultar belíssimos trabalhos, é só deixar fluir a imaginação. A criatividade para a criação de um mosaico é a ferramenta mais importante.
Os mosaicos são conhecidos desde a Antigüidade e devido a sua resistência, foram denominados pintura para a eternidade, pois realmente permitem uma conservação duradoura. A origem da palavra mosaico vem do termo grego "mosaicon", que significa "musa". Algumas obras em mosaicos foram originadas na Mesopotâmia pelos Sumérios datadas em 3.000 a.C. Os motivos eram geométricos e revelavam inspiração na arte da tapeçaria.
Os mosaicos deixaram a sua gloriosa marca na história durante o Império Bizantino, que deixou uma vasta coleção da arte. Em todo o Império, os bizantinos faziam suas devoções e os mosaicos eram feitos principalmente em igrejas e templos adornando paredes e abóbadas. Essas obras relatavam em sua arte personagens e acontecimentos bíblicos. Cabia aos artistas a realização em suas obras instantaneamente identificáveis por todos os observadores. Foi durante esse período que os mosaicos passaram a ser executados também em vidro.
Os mosaicos atingiram principalmente a Itália, Egito, Macedônia (região que abrange a Grécia, Iugoslávia e a Bulgária), China e outros. O século XVI, época do Renascimento traz a utilização do mosaico em abundância, sendo a Basílica de São Pedro o trabalho mais reconhecido da época. As tradições foram quebradas com artistas como Gaudi, que construiu famosos mosaicos em Barcelona.
No Brasil, a imperatriz Teresa Cristina, princesa napolitana e mulher de D.Pedro II, foram às pioneiras no uso da arte do mosaico. Com conchas e cacos do serviço de chá da casa Imperial e usando a técnica, cobriu os bancos e fontes da área externa do Palácio de São Cristóvão, hoje Museu de Ciências Naturais (Quinta da Boa Vista - rio de Janeiro) o chamado Jardim das Princesas. Outros exemplos de mosaico no Brasil eram as chamadas "pedras portuguesas", usadas nas calçadas da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco - RJ). Exemplos de mosaico veneziano aplicados nos pisos e escadarias do Teatro Municipal e Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro) ainda podem ser vistos. Esses mosaicos chegaram ao Brasil nos 1900, durante a "Belle Époque" carioca, quando o prefeito Pereira Passos tentou recriar um ar parisiense no Rio. Na Av. Central, região da Cinelândia, o estilo arquitetônico ainda é marcado por esse período da nossa história, que nos trouxe uma riqueza cultural e variedade artística. O calçadão da Orla de Copacabana também é um dos mais antigos exemplos de mosaico no Brasil.  
Luli Sampa
Enviado por Luli Sampa em 30/03/2008
Reeditado em 30/03/2008
Código do texto: T923060

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Luli Sampa
São Paulo - São Paulo - Brasil, 42 anos
39 textos (18621 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/11/14 07:47)



Rádio Poética