Sistema cardiovascular e afetivo.

Ninguém entende ao certo como funciona.

No mesmo instante em que se está vivo ele pode receber uma grande descarga e parar de funcionar , ao passo que quando ele para de funcionar pode também receber certa descarga de energia e miraculosamente voltar a vida.

No mesmo instante em que se está feliz e de bem com a vida algo que se escuta ou se vê faz toda essa alegria e contentamento escoar pelo cano.. uma espécie de sístole e diástole sentimentais.

É um músculo oco mas trabalha com perfeição e dita todo o funcionamento do corpo,desde as principais funções até as mais secundarias que estão ligadas a ele. Até ai é obvio mas não se sabe qual a relação que ele tem com o que sentimos,com o que pensamos e com os impulsos amorosos.

Existem alguns fatores e sentimentos que aumentam a freqüência cardíaca :

Queda da pressão arterial,inspiração ,excitação,raiva,dor ,redução da disponibilidade de oxigênio para as células do organismo,exercício,adrenalina,febre.

E outros que diminuem :

Aumento da pressão arterial, expiração , tristeza.

Mas a explicação de que forma o coração parece vibrar ou desmoronar quando se vê alguém não existe , a rapidez com que ele acelera os batimentos quando é correspondido , a coagulação da espera , a dor da traição ou esquecimento , a estupidez e humilhação ou coragem de se esquecer tudo e começar do zero isso não se explica.

Átrios e ventrículos não são tão complexos se comparados a esses sentimentos que nem o próprio Deus se atreve muito a ditar regras e traçar um plano certo e impecável.

As vezes acontece pela muita convivência ,pela muita afinidade,pela falta de opções mas acaba se tornando a coisa mais bonita constante e duradoura da vida daquelas pessoas.

Outras vezes acontece sem que nunca tenham se visto antes,sem muito porque, sem muita razão , algumas pessoas o constroem sozinhas e demoram a perceber que não se pode sozinho , mas a vida acaba por reservar a essas pessoas a chance de amarem e receberem de volta .Lançar o pão sobre as águas e esperar que um dia possa recolhe-lo.

Aquela necessidade de fazer bem ao outro mesmo quando lhe é feito o mal, quando o egoísmo diminui ,quando se abre mão dos direitos ,quando resiste ao tempo ,a distancia e as falhas.

Aquilo que traz paz, tira a paz, que te faz tomar medidas extremas,aparecer em lugares sem convite , dizer sem ser perguntado ,ligar sem saber porque ,escrever sem assunto , se expor e perder o pensamento racional,coisas que qualquer marca-passo desconhece .

Fica ai então o diagnóstico(ou a falta dele) e o eletrocardiograma.

Não há controle ,não há poder ,não há medicina nem ciência filosófica que explique e não se sabe ao certo se são todos que tem a sorte de sentir algo assim.E isso não é uma narrativa sem sentido.

Pher
Enviado por Pher em 06/04/2008
Reeditado em 21/04/2008
Código do texto: T934478
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.