LEMBRANÇAS

Há algum tempo, uns dois anos, aluguei um filme e depois pedi que me fizessem uma cópia, pois não conseguia achar para venda. É um filme com Kirk Douglas sobre judeus do  Holocausto que se encontravam anualmente na tentativa de rever algum parente perdido ou amigos. 
No  filme todos os anos o personagem de Kirk Douglas  vai a esse encontro com a filha, embora sua esposa já houvesse falecido. A filha nunca entendeu a razão dele ir aos encontros..Ele procurava o amor da vida dele, que foram separados durante a guerra, quando ele participava da Resistência, ela era levada  para um campo de concentração.   É uma bela história de amor, a música é belíssima, as paisagens em Israel e todo o filme tem ação, embora de amor, tem outros envolvimentos e a gente fica presa por todos os motivos.  o nome do filme é: REMEBRANCE OF LOVE (LEMBRANÇAS DE UM AMOR).
Mas escrevo isso porque no final do filme há uma reunião de todos os participantes e o convidado para dizer algumas palavras, entre seu discurso, cita uma frase que jamais esqueci, pela importância que tem na minha vida.
 
                     NOTHING DIES
           WHILE STILL REMEMBERED 

Em Português não soa tão bonito ,mas significa uma grande verdade:

                               NADA MORRE
                      ENQUANTO FOR LEMBRADO        

Hão de perguntar? Por que contar um filme para dizer o que?     

Sobre minhas perdas pela vida afora. Foram muitas. Sendo que as principais foram minha mãe, minha tia,  irmã de minha mãe e meu avô paterno...Isso com relação as pessoas. Há todos os animais que amo tanto que foram partindo um por ano, sem me dar tempo de aceitar a morte. que passou a perseguir-me.
As piores dores de perdas até hoje, as que mais custei a "digerir" foram de minha mãe e da VICKY,  embora todas as outras tenha sido um pouco de mim que ia junto.
Mas a importância da frase está exatatamente na lembrança que essas pessoas e animais deixaram de bom na minha vida.
Minha mãe era meu norte, meu sul, meu leste e oeste. VICKY era minha companhia de todos os momentos de vida dela. Minha tia, uma amiga que, tendo todos os motivos para ser infeliz, triste, magoada com a vida  era alegre, e constantemente lembro das "tolices" que criava durante sua vida, que fazia todos nós rirmos satisfeitos com sua presença otimista, feliz.
Meu avô , perdi tão novinha, mas lembro como era bom e afetuoso com todos nós , bem crianças ainda. 
Tenho perda da Naja, da Lolly, do Mike, da Bolinha (que era de minha mãe) e todos estão vivos...estão vivos nas lembranças alegres e felizes deixadas durante suas permanências aqui na Terra.
Costuma-se dizer que pessoas famosas não morrem pois deixam suas obras. No entanto, eis porque dou tanta importância as palavras do filme.
Não só os "famosos" são imortais...Imortal é toda aquele que passou pela vida deixando boas ações, boas atitudes, bom modo de viver, que foi útil e necessário à vida de outros. Dizem não haver ninguem insubstituível...não é verdade. A gente se acostuma, acomoda a viver do jeito que podemos e temos que aceitar haja o que houver, pois é perda  irreversível, no entanto, isso não significa , que encontramos outros que tomem seus lugares...absolutamente impossível.

E essas pessoas são também imortais nos corações daqueles que ficam e que deles lembram sempre. 

De minha mãe, cada situação que passo na vida, lembro  de seus ensinamentos, os que segui, deram certo, os que não segui, nem sempre, quase nunca...
Há pessoas insubstituíveis e há pessoas imortais, sem terem escrito , pintado,  esculturado, ou qualquer outra arte...para  fazerem  suas vidas imortais . pois foram um simbolo de sabedoria e bons ensinamentos, sendo imortais para aqueles de deles sempre lembrarão.
Não é nececessário ser um gênio em coisa alguma para ser imortal..basta ter sido apenas HUMANO.
naja
Enviado por naja em 13/04/2008
Reeditado em 03/11/2008
Código do texto: T944265