OS  FILHOS  DE  GAIA   

"Nos últimos mil e quinhentos anos, a espécie humana, orientada por uma economia obcecada por crescimento, empreendeu uma grande transformação nos ecossistemas da Terra, desestabilizando significativamente sua saúde. Quando comparados a células desse gigante, envolvidos em um grande ciclo, podemos ser vistos como o câncer que está debilitando o organismo planetário.

 .............................................................................

As instituições decadentes possivelmente não cederão seus papéis de protagonistas às novas forças culturais. Mas seu declínio continuará inevitavelmente, e elas acabarão por desintegrar-se, ao mesmo tempo em que a cultura nascente continuará ascendendo e assumirá finalmente seu papel de proeminência.

 

                                Felipe Fecemecê

Alfabetização Ecológica – Reconectar-se à Teia da Vida

 

 
 

         _________________________________     __________________________________

 
    
       A História que conhecemos é como um Conto que esta mãe  nos relata e que a cada momento como crianças exigentes, queremos ver renovado. Estamos a dormir  ainda com estes conhecimentos  que construímos a partir de fragmentos e buscas insanas para explicar  como chegamos até nossos dias.  Sonhamos mundos melhores, mas pouco fazemos para que isso se concretize. E a maior parte de nós está em profundo sono somente passando  pela vida, de uma forma mecânica e superficial.  

       Somos parte de uma engrenagem e por isso,  é necessário uma vibração uníssona de todas as partículas.  Quando a célula de uma pessoa se torna rebelde, não quer se harmonizar com o todo, surge o tumor.  Assim no grande organismo do Planeta Terra, a "metástese" pode ocorrer de forma angustiante.  O apocalipse já começou? Eu diria que o inferno de Dante não passa de ilustração de muitas realidades no aqui e agora.
  
       Você já viu o tamanho do planeta Terra em comparação com outros? Com astros, estrelas?  Diante dessa visão, eu fico completamente calma no que se refere a minha vida aqui ou em outro plano. Eu na verdade, apenas tenho uma visão muito grande da minha insignificância, sou detalhe da menor parte de um organismo que nem existe comparado à imensidão do universo. Sinto-me não mais solitária, mas "encaixada"  na grandiosidade do todo, e dessa forma, minha morte não passará de mera transformação dentro do ínfimo espaço ocupado pelo meu corpo. Nada mais tranquilizador. Se um crescente número de pessoas chegar a tal compreensão em nível profundo,pode significar a esperança de uma mudança anunciada no livro O PONTO DE MUTAÇÃO de Fritsjof Kapra.

      Segundo ele, a mentalidade ainda vigente é a mesma que tem causado a destruição gradativa no planeta, mas que logo os focos criacionistas de mentalidades que estão se formando rapidamente terão acesso ao topo e assim chegaremos ao momento em que uma mudança radical será instaurada. 
     
       A grande descoberta do século vinte é essa: somos parte de um grande todo e isso resulta  em um  movimento ecológioco que objetiva a preservação de todo ser vivo, plantas animais, humanos, rochas, mares. 
     
       Uma crise de pessimismo e catástrofes  é o quadro atual, agravado por todos os resultados negativos que vamos colhendo e que indicam um céu cinzento e desgraças anunciadas, tendo como consequência todo o tipo de males. Mas em pouco tempo, poderemos ver este quadro sendo revertido, pois,segundo

 Fritjof Kapra, "ao aproximar-se o ponto de mutação, a compreensão de que mudanças evolutivas dessa magnitude não podem ser impedidas por atividades políticas de curto prazo fornece a nossa mais robusta esperança para o futuro".

 


      

tania orsi vargas
Enviado por tania orsi vargas em 21/04/2008
Reeditado em 10/05/2010
Código do texto: T956174
Classificação de conteúdo: seguro