Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SOBRE OGUM (Umbanda)

Falar de Ogum para o Umbandista é fácil. Não que os outros Orixás sejam difíceis de se falar, mas quando o “assunto” é Ogum, torna-se mais fácil explicar e compreender, ainda que não saibamos e compreendamos nada sobre Orixás.

Isso se dá porque Ogum geralmente é o primeiro a quem o fiel recorre em seus problemas, suas aflições, suas necessidades.

Geralmente é em Pai Ogum que o umbandista em geral, tanto o que atua como médium em uma Casa como aquele que busca a sua força em um Terreiro de Umbanda, deposita às vezes suas últimas esperanças em torno dos assuntos profissionais, embates, empreitadas difíceis e consideradas quase inalcançáveis, inatingíveis.

Não que Ogum seja superior a força de nosso Pai Maior, Oxalá, representado em nossa Umbanda por Nosso Senhor Jesus Cristo, mas, assim como Oxalá, Ogum também é força, é misericórdia, é socorro.

Ao nosso glorioso “General de Umbanda”, como carinhosamente nos dirigimos a este Orixá, reverenciamos com todo o respeito, devoção e carinho àquele que vem a ser a nossa força protetora de todos os dias. Aquele que com sua espada e lança nas mãos nos ajuda e nos empresta a sua força e determinação. Aquele que não nos deixa nos momentos de perigo, aquele que nos envolve em sua capa protetora, cercada de vigor e pujança.

Caso necessite e queira atrair de forma simples esta vibração, em cima de um pano de cor vermelha, acenda uma vela oleada com essência de violeta, com um copo de água com uma pedra de hematita ou granada dentro, ao lado direito da vela. Pode-se também, junto a esta toalha, colocar uma espada-de-são-jorge.

A nosso Pai Ogum louvamos e pedimos sua bênção. Especialmente no mês de abril, quando para nós a força é mais intensa e presente nos terreiros, nos lares, na vida.

Salve terça-feira, dia de Pai Ogum! Salve dia 23 de abril ! Saravá Cavaleiro de Umbanda, Seu Ogum vence demanda!

****************************************************

Conheça os meu livros: "Visões de um aprendiz" e "Visões de um aprendiz na Umbanda".
Você vai gostar!
Ulisses Júnior
Enviado por Ulisses Júnior em 24/04/2008
Reeditado em 22/07/2011
Código do texto: T959904
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ulisses Júnior
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 36 anos
83 textos (106335 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/11/14 04:08)
Ulisses Júnior



Rádio Poética