CASO ISABELLA NARDONI

O Brasil inteiro se comoveu nos últimos dias com cada vez mais indícios que a garota Isabella Nardoni morta em São Paulo, atirada da janela do apartamento de seu pai, tinha como principais suspeitos seu pai e madrasta. A revolta por parte da opinião pública tomou proporções nacionais, que fez que a polícia investigasse a fundo e acirradamente o casal, que com indícios cada vez mais evidentes tornava-os principais suspeitos pelo assassinato da garota. A imprensa brasileira em sua grande maioria, como sempre possui profissionais formados cada vez mais capacitados em oferecer a população o melhor da dramaturgia em cima de historias reais, faz de acontecimentos como esse, grandes espetáculos para que possamos acompanhar sem que na maioria das vezes exista de fato uma apuração que busque a verdade acima de qualquer suspeita, estão mesmo preocupados em oferecer aos leitores e telespectadores o grande espetáculo que pode ser vendido a cerca de uma tragédia com repercussão nacional.

Enfim, todo uma estrutura completamente engajada em o mais breve possível desvendar os ‘mistérios’ a cerca deste assassinato que envolveu a morte da pequena Isabella. A polícia investigando e interrogando todos envolvidos, o ministério público desburocratizando todos os tramites para que a policia realize seu trabalho com máximo de eficácia, a imprensa dando todo o suporte necessário para que a população acompanhe cada novo passo das investigações, fazendo até plantões permanentes na porta de delegacia para que nada fuja de suas lentes que infelizmente ainda, a grande maioria da população acredita ser imparciais, e para fechar todo esse terrível circo pronto para transformar essa tragédia em novela, nós, os telespectadores que acompanhamos todas as noticias que nos são despejadas seja por qual parte da mídia, sem avaliar os critérios e os fundos que levaram aquela noticia a ser produzida.

Em momento algum, quero defender este ou aquele, dizer quem é ou não o culpado pelo assassinato da menina, ate mesmo porque a única opinião que tenho é que cabe somente a policia e ao ministério público, investigarem e apontar os verdadeiros culpados ou o assassino seja ele quem for. Mas algo que me chamou a atenção, as investigações para encontrar o verdadeiro assassino mal haviam começado e a quantidade de pessoas e repórteres que já apontavam o pai e a madrasta como culpados era impressionante. Nem sempre acusavam diretamente mas, informavam fatos da investigação que sem dúvida alguma apontavam este senhor e esta senhora como culpados. Acusar qualquer pessoa que seja sem a capacidade de comprovar essa acusação é ato leviano, covarde e irresponsável, por isso dou nota 0 para imprensa que precipitadamente acusou o pai e a madrasta da menina. Dou nota 0 também para a polícia e o ministério público, pois neste caso merecem nota 10, pois investigaram sem perda de tempo e estão 24h preocupados em descobrir o responsável, mas dou nota 0 porque provaram que existe sim um favorecimento nas investigações de casos que têm repercussão na imprensa, todos sabemos que a justiça e a policia brasileira seja ela de qual estado nunca teve a agilidade na investigação como seu forte, e porque em casos que todos estão acompanhando eles se mostram tão eficazes, porque não agir assim em todos? Prova de que a polícia não age assim só neste caso, foi como aconteceu com jornalista TIM Lopes, que a policia sempre procurou o traficante Elias Maluco e nunca conseguiu colocar as mãos nele, e porque quando ele foi apontado como acusado menos de 1 semana depois ele estava preso, e ate hoje está. Prova de que a policia precisa da pressão da mídia para funcionar da maneira que ela precisa agir.

E dou nota 0 também para todos aqueles que não procuram analisar os fatos de acordo com o que realmente está acontecendo, mas que se deixam influenciar por tudo que a mídia nos diz, é preciso mais seletividade quanto a formar opiniões, é preciso mais sabedoria quanto à hora de acusar alguém mesmo ainda que tudo aponte para este ou aquele, pois nenhum de nós é um juiz apto para função, é preciso cobrar em tudo não só nas coisas que ganham âmbito nacional. Fico imaginando a dor das mães que tiverem filhos assassinados por seus maridos, e agora assistem toda essa repercussão do caso Isabella, os assassinos de seus filhos andam por ai entre nós e nada se é feito, apenas processos que correm soltos nas mesas dos promotores de justiça, apenas mais um caso. O que eu vejo é uma verdadeira hipocrisia por todos estes que tanto choraram por esta menina, sim, é uma história digna de luto nacional, mas se você acha que pai matar filho é algo novo, acorda! Seja menos hipócrita e cobre a justiça em todos os casos, não apenas naqueles em que o país inteiro acompanhou, exija das autoridades o cumprimento de seu respectivo papel, você pode fazer isso, pois de que adiante exigir justiça no caso da menina Isabella e cruzarmos os braços esperando que mais um caso se repita, é necessário que a justiça possua igualdade em todas as camadas sociais, que a policia seja tão ágil tanto para um quanto para todos, e que não sejamos hipócritas de ficar de luto apenas neste caso, mas que nosso estado de luto seja lutando por mais justiça não só nesse, mas em todos os casos.