Orgulho ou Vaidade?

ORGULHO OU VAIDADE?

Muitas vezes me pego pensando: o que mais afasta o homem de Deus, o Orgulho ou a Vaidade?

Lendo a Bíblia encontrei em Ezequiel, capítulo 28, o seguinte texto: (vs.12) "Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura, "(vs.13) "Estavas no Éden, jardim de Deus: de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que fostes criado, foram eles preparados, "(vs.14) "Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas, "(vs.15) "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti. "(vs.17) "Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompestes a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem."

Logo após esta leitura, pude perceber que a queda do "Anjo de Luz", deu-se por sua vaidade. Vaidade que permeia desde o Éden, até os dias atuais.

Muitos dizem que o Orgulho é sócio da Vaidade, e que um estimula o outro, porém, por sabermos que todos nós exercemos algum tipo de poder em nossa sociedade, podemos assim afirmar que nosso Orgulho nos leva a Vaidade, e nossa Vaidade nos provoca Orgulho.

Encontrei também na Bíblia: "Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jr.17.9). Observo, assim, que temos que ter muito cuidado com nossas atitudes, nossos pensamentos e nossas palavras. Temos que nos policiar constantemente, para não nos elevarmos sobremaneira a sermos tragados, ou pelo Orgulho ou pela Vaidade.

Por mais antigo que seja a Vaidade, e por mais nobre que seja o Orgulho, lembre-se que ambos levam a queda, e nos afastam demasiadamente do Reino de Deus.

Sejamos servos do Senhor, longe do Orgulho e da Vaidade.

"Mais o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado. " (Mt. 23.11-12).

No amor do Pai.