Estrutura ineficaz, custo caro!

Em fins de janeiro deste ano recebi uma correspondência da Fiat Consórcio avisando que pelo encerramento de um grupo que participei, tinha direito a um determinado valor. Para obtê-lo oferecem duas opções:

- uma pelo site;

- outra por um 0800.

Como sempre fui por não gerar custo, porque no final quem paga é o cliente, entrei no site e preenchi o formulário, o qual pedia dados do consorciado, CNPJ e uma conta bancária jurídica. Concluí e decorrido o prazo pedido para o deposito (também tem custo para mim a não ser que eu tenha conta no banco deles), o crédito não aparecia.

Refiz a operação por três vezes e resolvi fazer contato pelo 0800. Após me identificar, informando todos os dados que a operadora pedia, recebi a brilhante resposta: o sistema caiu (como uma empresa com a Fiat e o Banco Itaú tem um sistema tão precário?).

Dias após refiz a ligação e formalizei minha intenção de receber o valor do saldo do grupo. Esperei os dias para o depósito e novamente ele não apareceu.

Liguei no 0800 e a operadora disse que a minha conta corrente empresarial estava errada e que o código identificador que antecede a conta em si, não poderia ser digitado (?) e quando finalmente iria fazer o pedido deste reembolso, o sistema caiu. Nem dei tempo dela dizer para ligar mais tarde; o meu telefone caiu também.

Imediatamente entrei no site e lá o sistema estava funcionando (é o mesmo da operadora: má vontade ou criando dificuldades para eu cansar e desistir deste reembolso?) e fiz a minha solicitação, excluindo o número 20 (que identifica uma conta empresarial da comum junto ao Banrisul). Agora espero ver a cor do meu dinheiro. Não acredito que isto possa acontecer já que tive de acessar inúmeras vezes o site e o call center (0800) para fazer um simples pedido de restituição quando este deveria ter sido feito, em nome da minha empresa, ao endereço cadastrado, através de um cheque nominal e cruzado ou por um simples contato telefônico (o número da minha empresa não muda há anos).

Como empresas como as duas citadas não se importam com pequenos erros que causam grandes transtornos aos seus clientes? Será que a procura pelos serviços e produtos está tão elevada que os clientes não conseguem perceber o elevado custo embutido? A Fiat oferece juros baixos e o cliente entra de cabeça no financiamento porque os vendedores (a maioria) não informam todos os detalhes. Primeiro vem o custo do cadastro que chega a R$ 600,00 mesmo que há menos de 4 meses tenha feito outro contrato; depois vem o IOF (leia as letras pequenas) e ao receber o carne (quando vem antes do vencimento), mais um susto, porque cobram quase R$ 4,00 para cada boleto. Agora some o IOF, o custo do cadastro (o Procon fica quieto com este roubo?) e o custo de cada boleto e verá que a taxa anunciada não corresponde com a que veio com as prestações.

Agora podemos compreender o porquê do atendimento, do seu custo e da própria estrutura: este custo está incluso no financiamento e no consórcio; de outro lado, ajustando o sistema, além de venderem mais, seriam mais competitivos com custos menores.

Oscar Schild, vendedor, gerente de vendas e escritor.

http://www.grandesvendedores.com.br