A rapidez do dedo!

Não sou expert em informática, mas com a ajuda de amigos consigo mexer nas CPUs e notebooks. Comecei tarde, mas percebi que sem esta ferramenta, ficaria à margem da evolução; como vendedor, logo estaria fora do mercado.

A empresa em que atuo há 21 anos já tinha, na época, um sistema de computação, que deixava muitas empresas grandes a quilômetros de distância. Comparava às Ferragens Negrão com a ex Ferragem Kircher Hillmann, que manualmente emitia suas notas fiscais.

Coisas do passado que atrapalharam muitas empresas. Primeiro pelo custo, depois pelo medo da tecnologia, temendo serem enganados pelas máquinas. Hoje ainda se percebe em muitas empresas certa dificuldade e, quem sabe, falta de preparo, para acessar a WEB, usar os serviços bancários via internet e até na troca de e-mail. Se ainda existem empresas que não possuem o mitológico aparelho de fax, o que dizer daquelas que não têm um website e um endereço eletrônico?

O título é engraçado, mas é realidade. O dedo é mais rápido do que o pensamento em se tratando de informática. Gerencio vendedores e um dos quesitos para contratar novos, é noção de informática. À vezes contrato excelentes vendedores que infelizmente não tem esta noção e o sufoco é enorme. Por mais paciência que se tenha o dedo sempre é mais rápido do que o pensamento; mesmo havendo um roteiro para abrir, usar e fechar o sistema operacional, no começo dá vontade de chorar.

De um lado a falta de interesse e de investimento em si pelo novo vendedor; de outro pelo sistema em que ele vivia, no qual a informática era deixada de lado. Felizmente o tempo ajuda e tudo passa e os dedos vão se condicionando, passando a obedecer aos comandos superiores, mas os erros são sempre esperados. Geralmente no final do dia ou da semana recebo uma ligação e quando começam a falar, antecipadamente já sei o que houve. Quase sempre consigo consertar, mas geralmente o pessoal da informática tem que entrar via host no sistema operacional e lá vai um dia, quando não mais dias de trabalho, porque o conserto via web é mais demorado e mesmo sendo mais barato, nem sempre os técnicos estão a disposição e os vendedores – infelizmente – têm que ficar a disposição.

Se você usa um sistema de vendas através de notebook deve saber o que passo principalmente com a teimosia de certos vendedores que ainda enchem o peito e dizem: ainda a nossa empresa vai voltar a usar o velho talão de pedidos (...)

Quando foi introduzido o sistema de vendas via notebook na empresa, e mesmo após um final de semana exaustivo de treinamento, com acompanhamento àqueles mais fracos com relação à informática, teve vendedor que no cliente, abria o sistema, copiava no talão de pedido e em casa, após as 18h, passava a limpo, por medo de errar.

Tente ensinar um vendedor de 50 anos a abrir um sistema operacional e verá que o dedo é mais rápido do que o pensamento. Depois conte como foi.

Oscar Schild, vendedor, gerente de vendas e escritor.

http://www.grandesvendedores.com.br