Educar para prosperar...

Infelizmente, em nosso país, a Educação não é uma grande prioridade, de qualquer governo que já governou ou governa esta nação.

O objetivo básico da Educação é distribuir conhecimento, que é passado as nossas crianças, jovens e adultos, pelos professores, que são os portadores e transmissores deste conhecimento. O conhecimento não se restringe apenas às letras, aos números, aos fatos. É necessário que junto com a administração do conhecimento, também seja ensinado à criança a maneira de como utilizar este conhecimento em proveito próprio e da coletividade, para que este conhecimento se transforme em experiência, sendo usado para dinamizar a vida das pessoas.

Só pelo saber é possível o crescimento e desenvolvimento do ser humano. Os altos índices de pobreza, de violência e outras mazelas sociais, está intimamente ligado ao analfabetismo principalmente em países do terceiro mundo.

Em países enormes como o Brasil, as mazelas educacionais são enormes, o analfabetismo no campo é algo visceral e vergonhoso.

Existem lugares onde as crianças são obrigadas a caminhar muitos quilômetros, para poderem freqüentar uma escola, ou o que se convenciona chamar de escola, que muitas vezes não passa de uma armação de madeira, coberta de palha, feita pelos próprios moradores do local. O ensinamento é administrado por uma professora, que na maioria das vezes não tem formação, é apenas uma pessoa esforçada da comunidade.

Nas Escolas Municipais e Estaduais, o ensino é precário, o professor não tem as mínimas condições físicas para exercer sua atividade, psicólogos, pedagogos, orientadores são artigos de luxo, bem como professores substitutos para eventuais faltas dos titulares. Os programas educacionais têm muitas falhas e pesam demais principalmente para os alunos do Ensino Fundamental, que em geral são crianças com problemas crônicos de desnutrição, o que inibe seu desejo e aptidão para o aprendizado. Ninguém poderá negar que existem crianças freqüentando a Escola, unicamente por causa da “merenda escolar”, que se transforma em seu café da manhã ou lanche da tarde, coisas que elas não teriam em suas casas, sendo por vezes é a única refeição que as crianças farão durante o dia.

Grande número das crianças que freqüentam Escolas Públicas, são, pela sua condição social, indisciplinadas, causando muitos problemas ao professor, que precisa “controlar” cerca de 40 alunos por sala, sem poder sequer alterar o tom de voz, qualquer professor que for um pouco mais incisivo com um aluno, será alvo de sansões administrativas, queixas e quiçá até demissão. Não há, na grande maioria das Escolas, profissionais especializados para dar orientação psicológica aos alunos com problemas e esses problemas não são poucos na periferia das cidades. O resultado disso é que os alunos completam o Ensino Básico e não aprenderam quase nada, muitos sabem apenas rabiscar algumas palavras e ler parcamente.

O montante de dinheiro destinado pelos governos à Educação deveria ser pelo menos o dobro, a corrupção e o desvio de verbas educacionais é algo criminoso que precisa ser combatido, para que se possa ter uma educação de qualidade.

No Brasil, temos dois tipos de Escolas.

Existem escolas que tem tudo e escolas que não tem nada.

É preciso corrigir esta desigualdade, por causa da desigualdade na educação, é que nossos jovens não têm interesse em educar-se, a escola deveria ser atrativa, um lugar onde a criança e o jovem se sentissem bem e à vontade, onde o ensino fosse algo prazeroso.

Nossos jovens das classes “D” e “E” são desestimulados ao estudo pela pobreza em que vivem. Mesmo quando crianças querem fazer de tudo para sair daquela situação, essas crianças são obrigadas a trabalhar desde a tenra idade, para ajudar no sustento da casa.

Existem famílias em que as crianças são à base de sustentação, eis aí a causa dos milhares de crianças encontradas nas esquinas, nas carvoarias, nas oficinas, nas ruas, na prostituição, no tráfico de drogas.

A Educação, só a Educação pode salvar este país.

Nações com mais Cultura e Educação, são nações menos violentas e mais ricas, onde o ser humano é respeitado, onde os idosos são valorizados, por já terem dado a sua contribuição à sociedade.

Enquanto no Brasil, a Educação for tratada da maneira que tem sido até hoje, seremos sempre, apesar de toda a tecnologia, de todo desenvolvimento, um país com tratamento diferenciado pelas nações poderosas do mundo, que vêm no Brasil, apenas um lugar em que é fácil e lucrativo aplicar para ganhar dinheiro.

Analfabetismo, violência e corrupção são com certeza nossos maiores problemas sociais.

Analfabetismo se corrige com Educação.

Violência se corrige com Educação, que corrige o desemprego, que aumenta a renda, que dá melhores condições de vida, que conseqüentemente diminui a violência.

Corrupção se corrige, educando o povo, para que saiba melhor escolher os dirigentes que colocam no poder.

É preciso educar, para prosperar...

Educação no Brasil, não é vocábulo, é palavrão, é coisa que não interessa aos políticos.

Mesmo assim, parabéns aos Educadores deste país pelo Dia da Educação, são verdadeiros heróis nacionais...

Acreucho
Enviado por Acreucho em 29/04/2008
Código do texto: T966867