Afinal qual é o Quinto dos Infernos??

Antigamente existia uma crença católica de que era reservado, para aqueles que povoavam a terra, um lugar em um dos quatro infernos (purgatório, limbo, etc.). Esta crença se estende até hoje um muitos países católicos; por acreditarem na existência de quatro infernos, as pessoas costumavam se referir como "quinto dos infernos" àqueles lugares que, por elas, era tão ruim quanto um dos outros "quatro infernos."

Outra explicação possível a respeito da expressão "quinto dos infernos" é a seguinte: na mitologia grega, o inferno era o local de destino de todos os mortos. Não havia, portanto, o Céu. Ainda assim, ele era dividido em quatro partes, quatro infernos diferentes; no primeiro (chamado tártaro, se não me engano) e segundo iam os mortos que em vida foram maus, covardes, ou cometeram sérios delitos; o terceiro seria uma espécie de purgatório e o quarto, reservado aos heróis, homens corajosos, era chamado de Campos Elíseos, algo assim como o nosso paraíso. Por essa explicação, a idéia de mandar alguém para o "quinto dos infernos" seria correspondente a mandar alguém para um lugar que não existe."

O termo também pode ter sua origem no período colonial do Brasil onde diz respeito à cobrança de impostos por Império Português. O quinto correspondia a 20% da produção de ouro da colônia.

Afirma-se que o termo era dirigido aos cobradores de impostos, que ao exigir o quinto ouviam algo como "Vá buscar o quinto nos infernos!"

Com o passar do tempo tomou a forma atualmente utilizada, onde "nos" foi substituído por "dos", ou seja, "quinto dos infernos".

Vá buscar o quinto nos infernos! (um lugar muito distante)

Fontes variadas...

Sites indicados sobre o assunto:

http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/quinto.htm