A REALIDADE NUA E CRUA

Dedico esse texto a todas as crianças que friamente sofrem abusos e violência sexual e doméstica especificamente dentro do lar.

A sociedade brasileira se encontra perplexa com os últimos acontecimentos envolvendo a vida de crianças, ainda indefesas contra os perigos e malícias que nos cercam. Exemplos como o caso da menina Isabela Nardoni e da filha do austríaco que era mantida em cativeiro ilustram uma realidade cruel que ocorre todos os dias no país e no mundo, e que no entanto, muitas vezes permanecem impunes.

De acordo com dados da Agência Brasil, o maior índice de agressões sofridas por crianças e adolescentes são causadas pelos pais através da violência doméstica. O lar que subentendia-se sinônimo de proteção, cuidado e afeto, se torna a cada dia uma preocupação crescente. Mas temos que levar em consideração que essa problemática é, em parte, cultural e causada por um círculo vicioso. A idéia que os pais têm de propriedade sobre a vida do filho ainda é muito forte em nossa sociedade, e principalmente nos interiores, fazendo com que essas crianças e adolescentes sofram maus tratos, muitas vezes de forma crônica e repetitiva.

No entanto, precisamos entender que a denúncia é uma das melhores formas da sociedade reagir a essas injustiças. Quem observa ou suspeita de casos de agressão contra a criança e adolescente, seja ela física ou psicológica, precisa se manifestar de alguma forma, pois do contrário, é como se estivesse consentindo com o ato. Então denuncie, se informe, aja ativamente.

O disque 100 é uma das alternativas, pois permite que qualquer um faça denúncias, inclusive anônimas. A média de utilização do Disque 100, desde que foi implantado em 2003 até hoje, é crescente. Começou com 12 relatos por dia, e até março deste ano, foram contabilizados em torno de 93 casos diariamente. Entre os registros, 242 são denúncias de violência com morte da criança ou do adolescente.

Você também pode encontrar no site prómenino os endereços e contatos dos órgãos/entidades que trabalham com a questão da violência doméstica em cada região do país. Como também pode conhecer um pouco mais sobre os Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos e o Estatuto da Criança e do Adolescente, que são essenciais para termos uma visão e consciência maior da situação em que estamos e como podemos melhorar, até por que é um dever não só da família garantir os direitos da criança e do adolescente, como também do Estado e de toda a sociedade brasileira, já prescreve o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA).

Site: http://www.promenino.org.br/

Soane Guerreiro
Enviado por Soane Guerreiro em 17/05/2008
Código do texto: T992954