Suco de ameixa

Publicado por: Hellen Bravo
Data: 11/01/2023
Classificação de conteúdo: seguro

Créditos

Conto, de minha autoria, selecionado pela Editora Lontra, participando da Antologia (Des)Encontro de Histórias e, essa versão em áudio, disponível em plataformas de streaming (Spotify, Amazon Music, Deezer e Google Podcast) no podcast literário "Hellen Bravo - para ouvir!".

Suco de Ameixa

Asdrubal acorda sempre com pontualidade Britânica às oito horas, graças ao seu intestino que funciona como um relógio perfeitamente regulado. E, diariamente, ele lava o rosto, escova os dentes, penteia o bigode grisalho diante do espelho e se veste. Sai de casa, cumprimenta a vizinha do outro lado da rua que rega as flores do quintal, faz uma piadinha com o jornaleiro na banca, compra jornal e faz o mesmo caminho de sempre até a padaria. Compra pão, leite, frios, sonho e uma garrafa de suco de ameixa. Seu dia segue sem grandes emoções exceto por algumas exaltações causadas pelas notícias do jornal.

Dia seguinte, Asdrubal acorda com seu “intestino-despertador” pontualmente às oito, lava o rosto, escova os dentes, penteia o bigode grisalho diante do espelho e se veste. Sai de casa, cumprimenta a vizinha do outro lado da rua, faz uma piadinha com o jornaleiro, compra jornal e segue para a padaria. Compra pão, leite, frios, sonho e uma garrafa de suco de ameixa. Seu dia segue sem grandes emoções.

Outro dia, mais uma vez Asdrubal acorda com seu “intestino-despertador” pontualmente às oito, lava o rosto, escova os dentes, penteia o bigode grisalho diante do espelho e se veste. Sai de casa, cumprimenta a vizinha do outro lado da rua, faz uma piadinha com o jornaleiro, compra jornal e segue para a padaria. Compra pão, leite, frios, sonho e uma garrafa de suco de ameixa. Nenhuma novidade!

Novo dia e Asdrubal acorda cansado de sua rotina diária. Lava o rosto, escova os dentes, dessa vez não penteia o bigode grisalho diante do espelho e se veste. Resolve fazer um caminho diferente para chegar até a padaria, dando a volta no quarteirão. Virando a esquina, tropeça num buraco e quase cai, ao dobrar outra esquina se depara com um rottweiler rosnando, então acelera o passo e vira outra esquina. Chega à padaria compra pão, leite, frios, sonho e... Não tem suco de ameixa!

Volta contrariado para casa pelo caminho que faz regularmente e nunca lhe trouxera problemas. Ao longo do dia não se exalta com notícias no jornal, pois não passou na banca como todos os dias e ao cair da noite ele dorme.

No dia seguinte Asdrubal acorda às dez horas... Maldito suco de ameixa!

Hellen Bravo
Enviado por Hellen Bravo em 22/03/2012
Reeditado em 11/01/2023
Código do texto: T3569868
Classificação de conteúdo: seguro