DISCURSO FORMATURA C. CONTABEIS, PATRONO L.A.POTH

Publicado por: Adam Poth
Data: 25/03/2013
Classificação de conteúdo: seguro

Créditos

VOZ E TEXTO DE LEONARDO ADAM POTH CONVERSÃO: JODIX.
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
DISCURSO Colação de grau Ciências Contábeis, Patrono Leonardo A. Poth

Discurso a ser proferido em 26-03-13 colação de grau em Campos de Júlio-MT
Turma Ciências Contábeis, Patrono: Prof. Leonardo Adam Poth
Programa de Expansão Universitária da UNIC, Grupo Kroton Educacional



Saúdo o coordenador do programa, Professor Mestre Luiz Rodrigues, e através deste a todos os membros da mesa, juntamente a Profª. Odilene Marques, homenageada da turma, e demais autoridades municipais.
É um orgulho estar aqui, o tempo vai passando e é necessário organizar as ideias no papel. Como patrono, gostaria de explicar brevemente minha função. Aos meus queridos acadêmicos e logo mais bacharéis em Ciências Contábeis, devo-lhes ser como advogado, protetor, padroeiro, ou mesmo como vocês citaram no convite de gala, um amigo, um companheiro, não apenas neste momento, mas como fizemos ao longo da jornada, afinal o mestre é um guia que caminha passo a passo não é mesmo? São palavras suas... Creio que vinha desempenhando este papel...
Poderia falar de cada um: Aline sempre extrovertida, Elaine e Elisiane no estilo mãezona, com um calma invejável, Fabricio e Marla uma dupla dedicada, Leiliane (professor não entendi, professor me ajuda... querida), Melania, Osmar e Régis, trio muito concentrado, investigativo, Sílvio, Lúcia, mais introspectivos e não menos determinados, enfim Daiane, Elisabeth, Fabiana, Ivete, Nadia, Tassy... todos deixarão saudades, até mesmo os que ficaram pelo caminho, tiveram suas razões...
Falamos demais, trocamos ideias, docente e discentes, fomos enérgicos muitas vezes, ou brandos quando devíamos ser, enfim, isso é a sala de aula... Ser docente no meu caso, nesse quase oito anos de programa, me fez revelar jóias e afilhados especiais como vocês. Os três módulos que caminhamos juntos, lá na escola Germano Lazaretti, foram pouco para exprimir a dedicação incansável de vocês para com o conhecimento e sede que sempre demonstraram ativamente no processo ensino-aprendizagem. Nós sabemos vossos anseios. Portanto, esse deve ser o momento que fica registrado em nossos corações como o de dever cumprido, mas acima disso, o dever que assumimos perante a sociedade como contabilistas, partícipes do processo de desenvolvimento econômico e social da nossa nação. Logo, não deixem sempre de transmitirem o conhecimento contábil, e acima de tudo, a educação humana e cidadã, que compartilhamos aqui na academia.
Não vemos falar agora de caminho árduo e de “apesar das dificuldades, vencemos”. Não, foram vocês sim agraciados por esta oportunidade ímpar de cursar o nível superior em seu próprio município, com bravura, é verdade, superando estas ditas adversidades aparentes. Como foi trabalhosa nossa prática contábil em laboratório, não? Mas tenho certeza, valeu a pena, nessa junção da práxis, empírico-prático e no futuro desenvolvimento profissional.
Como diriam os antigos, o conhecimento é o único bem que jamais alguém poderá roubar de nós. Não estamos apenas como contadores, somos afinal contadores, e esse é o estigma leal que conduziremos sempre, entre ativos, passivos, razões e demonstrações fiéis de nossos clientes. Me junto a vocês nestas palavras, e que esta profissão possa ser conduzida acima de tudo com alegria e que este programa se imortalize através dos bons frutos que plantamos e agora colhemos, parafraseando o forte da atividade desse nosso rico estado. Gostaria de lembrar os colegas mestres que já nos deixaram, mas que neste momento, me ajudam no dever de patrono a abençoar a turma: Prof. Sérgio Niévola, Profª. Eidis Sérgio e Prof. José Luiz Valeriano, a eles nosso desejo de eterno agradecer.
Não me estendendo, quero resumir tudo em um caloroso parabéns, pois este é mais do que merecido, tenho certeza são melhores agora. A cada um, sem exceção, todavia em especial ao membros da comissão de formatura, que tenho certeza deram o seu melhor, a oradora Ivete e a juramentista Tassiany, meu redobrado abraço, por assim representarem os demais. Contem comigo para o que for preciso.
Sucesso a todos, meu muito obrigado pelo carinho, que Deus os abençoe, e até sempre!

***



créditos de imagem: cna.com.br
Adam Poth
Enviado por Adam Poth em 24/03/2013
Reeditado em 24/03/2013
Código do texto: T4205766
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.