"O ADVOGADO E A SOCIEDADE ATUAL"

Publicado por: Valéria Reani
Data: 08/11/2009

Créditos

Texto: Papel do Advogado na Sociedade Atual Autora: Valéria Reani Trilha sonora autorizada por:Willian Scherzo- Last Journe Edição de Son. Instrumental Motorcycle/Itunes Site de son: Classical Instrumental.com Homengem ao Dia do Advogado- 11 de agosto Dedicatória aos Sérios Opeadores de Direito
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
MOMENTO JURÍDICO - O Papel do Advogado na Sociedade Atual

O vocábulo, advocacia, deriva da expressão em latim 'ad vocatus' que significa o que foi chamado que, no Direito romano designava a terceira pessoa que o litigante chamava perante o juízo para falar a seu favor ou defender o seu interesse.
O direito é ciência complexa pois nele há raízes psíquicas, sociais, econômicas,culturais, religiosas, além da memória de todas as experiências acumuladas durante a história da civilização.
A advocacia é talvez uma das profissões mais antigas de que se tem conhecimento, haja vista que todo o homem é dotado de direitos e obrigações.
Se na sociedade antiga já se precisava de advogados, atualmente a necessidade é ainda maior, em face das complexas relações interpessoais que a vida impõe a todos nós, e do nível de civilização a que chegamos.
O homem é fruto do meio em que vive. Na verdade, sem viver em sociedade o homem não evoluiria, pois é no convívio com seus semelhantes que molda o seu caráter, que experimenta as mais variadas e contraditórias emoções, que se surpreende com diversos tipos de reações, que só podem ser desenvolvidas e testadas no convívio com outros homens. Como por exemplo, heroísmo, covardia, solidariedade , amisade, honestidade, paciência entre outras

É muito fácil ser paciente, sozinho; difícil, para muitos - dificílimo -, é ser paciente num trânsito caótico da cidade de São Paulo. Por outro lado, a desonestidade não se revelaria se o homem vivesse solitariamente.

Cada ser humano é único, e algumas vezes se vê envolvido em situações únicas que urgem ao Advogado,o operador do direito buscar "a finalidade social da norma", buscar uma solução inovadora visando que sejam assegurados, também àquele que vive uma situação singular, direitos e garantias constitucionais.

O Advogado exerce papel fundamental na formação da sociedade quando busca a preservação do direito à liberdade de expressão, do direito à propriedade; liberdade na forma de construção das relações familiares, no modo de atuação do mercado econômico e até mesmo na atuação do Estado.

A sociedade atual, por ser complexa, exige diariamente associações, contratos, obrigações, e nesse espaço entra o profissional do direito como “decifrador” do emaranhado normativo, como conselheiro, como defensor dos direitos, uma vez que, na vida em sociedade, a liberdade de alguém termina quando começa a do outro.
A função do advogado é essencial para defesa dos valores democráticos em busca de uma sociedade mais justa e igualitária, garantindo o respeito ao direito do contraditório e de ampla defesa de todo cidadão.
Este artigo está protegido pelo Direito Intelectual, na forma da Lei
Poderá ser transcrito desde que citada a fonte, bem como o nome da autora
VISITE MEU SITE E MEU BLOG
www.valeriareani.com.br

www.valeriareani.blogspot.com



Valéria Reani
Enviado por Valéria Reani em 30/06/2009
Reeditado em 08/11/2009
Código do texto: T1676017
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.