A CASA DE IZABEL - Breve Relato de Nossa Família Paterna

Junto da linha férrea, que no século passado, desenvolvia o país, restou o sítio com algumas poucas moradias originais. Outras foram reconstruídas com material mais resistente.
 
Voltamos ao passado da nossa família. Estivemos com nossa Tia, Odete de Jesus Duarte, em Araguari-MG, em 2008, o único personagem deste relato, que resistiu ao tempo, rememorando marcantes acontecimentos. Ali, nasceu, como, também, nosso pai Bianôr José da Silva e nosso tio Eurípedes. Uma das moradoras mais antigas do lugar, aponta exatamente o local da antiga moradia que dera lugar a uma casa de construção mais recente. Pouco a pouco, Odete vai se situando e nos faz um relato histórico da nossa família que há quase um século, por ali, viveu. Os trilhos da Estrada de Ferro, testemunha de um passado distante, ficaram esquecidos dividindo, em duas partes, o bairro que ainda é “do outro lado”.

Ernestina Maria de Jesus, nossa Avó, neste local conhecera um Mestre-Escola, pessoa avulsa, como se dizia, vindo dos lados de Beija-flor no Estado da Bahia, Policarpo José da Silva, com quem se uniu e que é o nosso avô baiano, comedor de farinha. Daí a  preferência, especialmente pela de mandioca.

O país naqueles tempos passava por revolta armada. O movimento Tenentista fazia sua incursão pelo interior, o que se chamou de "Coluna Prestes", indo do Rio Grande do sul, pelo nordeste, seguindo até Mato Grosso, se exilando na Bolívia. Meu Pai, Bianôr, chegou a contar-nos as “estórias” do intenso militar e político brasileiro, General Isidoro Dias Lopes, um dos chefes daquela Revolta, com reflexos em todo o Teritório Nacional, e que tinha sua alma no Cap. Luiz Carlos Prestes.


Mas, a parte mais emocionante desta nossa história tem a ver com a nossa Bisavó, IZABEL MARIA DE JESUS, de pele morena herdada de nossos ancestrais negros, trazidos para o trabalho escravo na região. Ernestina não sobrevive a insolúveis problemas de saúde, naquele tempo. IZABEL assume os netos e os educa conforme sua possibilidade na época. A casa, comprara com seu próprio esforço. Assim, fez história!

Sobradinho-DF, 03/09/08 - abello