GENTE QUE FAZ

MARILENE DOS SANTOS SILVA – UMA MULHER DE GARRA E DE DETERMINAÇÃO.

Falar de alguém especial como Marilene, é reviver a luta de pessoas determinadas e corajosas que são capazes de fazer o impossível para ver a família bem em todos os aspectos e em todos os momentos.

E Marilene é assim, capaz de enfrentar o mundo para defender seus familiares, principalmente o esposo, os filhos e os netos.

Marilene é filha de Aristides Pedro dos Santos e de Maria Lobo dos Santos (ambos in memorian) e nasceu em 30 de setembro de 1948. O casal teve 4 filhos: Alcino, Marilene, Maristela e Alceu, esse último caçula da família faleceu jovem de acidente automobilístico.

O pai era pescador, o que levou a família a residir alguns anos em Santos/SP, cidade onde Aristides chegava com mais facilidade quando vinha de alto mar, em virtude do comércio de pescados.

No final da década de 50, a família passa a fixar residência em Governador Celso Ramos, no bairro de Canto dos Ganchos, terra natal de Aristides. Daí a idéia de abrir uma loja de tecidos, a famosa Loja de Fazenda da Dona Maria do Seu Aristo, conhecida em toda região. Marilene e sua irmã caçula Maristela dividiam o tempo entre a escola e os afazeres da casa para ajudarem sua mãe.

O tempo foi passando e a menina foi crescendo, como dizia sua avó paterna Clarinda dos Santos “essa minina cresce igual bananeira”. Jovem bonita, quando passava pela antiga Rua Geral, Hoje Rua Hipólito de Azevedo, onde estava localizado o comércio da família, era de despertar paixões. Porém os olhares eram direcionados ao jovem empresário do ramo pesqueiro Neri Osnildo da Silva, natural do mesmo bairro com quem casou e tiveram 4 filhos, sendo uma menina falecida.

A garra e a determinação da esposa presente são ingredientes para firmar o casamento e sobretudo encorajar o homem a tomar decisões, principalmente no mundo dos negócios, onde a concorrência não dá trégua aos adversários.

Neri desde muito jovem demonstrou-se um homem corajoso e preparado para lidar com o mundo empresarial. Teve ousadia e juntos com o pai e seus irmãos criaram uma das maiores empresas do ramo pesqueiro de Governador Celso Ramos denominada Silva & Filhos e Cia Ltda.

Mas o prêmio do sucesso requer muito mais que experiência, muitas vezes exige vigilância, e Neri tinha muitas vezes que fazer papel duplo na empresa, o que lhe obrigou a residir em São Paulo por longo tempo, pois se o pescado era industrializado em Ganchos, era em São Paulo que era vendido.

A empresa veio a falir no final dos anos 60, porém Neri com muita luta consegue levanta-la novamente. Final da década de 70 mas uma vez a empresa sofre com problemas financeiros, o que obriga Neri a permanecer por tempo em Governador Celso Ramos. E finalmente nos anos 80, o patrimônio é vendido.

É nesse momento que aparece com mais força a figura da esposa. Forte e compreensível Marilene passa pelas maiores dificuldades.

O céu cobria-se com negras nuvens, ainda para piorar a situação inesperadamente perde uma filha ainda criança de acidente.

Foram dias de escuridão, mas a força de vontade, a determinação, a coragem de uma mulher guerreira fez de Marilene a esposa presente, a mãe acolhedora para seus filhos. Não abandonou em nenhum momento seus sonhos e não deixou que o esposo caísse em desespero. Esteve sempre ao lado de Neri como verdadeira conselheira e protetora.

Hoje vive com o esposo, com os três filhos e dois netos que se fazem presente na vida dessa mulher lutadora que é exemplo de vida.

(Extraído do Jornal Biguaçu em Foco- 30/09/07