Marco Polo - Um dos precursores das grandes navegações

"Navegar é preciso, viver não é preciso "(Pompeu , general romano,106-48 aC) - autoria ,até hoje ,polêmica.

MARCO POLO - Viajante italiano nasceu em Veneza em 1254, meados do séc. XIII . Morreu na mesma cidade em 1323 . Seus pais , de origem nobre , negociavam com os países orientais. Foi durante uma viagem do seu pai, Nicolau, e de seu tio Mateus, que nascru polo. Voltaram eles depois de 15 anos de ausência e as suas narrações fizeram brotar no pequeno Marco o desejo de acompanhá-los , o que fez em 1271 . Chegando á China depois de ter atravessado o Badakchan e o deserto de Gobi, foi recebido com agrado pelo grande clã dos mongóis , pelo Roubilal-cã, que lhe confiou diversos cargos. Voltou à Europa visitando Sumatra e as costas meridionais da àsia até o Golfo Pérsico , atravessando depois a Pérsia e a Armênia até Constantinopla ,

Em 1295 , regressou a Veneza , ao seio de sua família e maravilhou os seus compatriotas pelo luxo com que se apresentou e pelas descrições do que fez e do que tinha visto. As riquezas de que lhes falava , pareciam-lhes de tal maneira fabulosas que o cognominaram Messer Millione . Pouco depois de ter voltado a veneza , travou-se a guerra entre esta república e a de Gênova, e polo caiu prisioneiro numa batalha naval, (1296). Dois anos depois quando foi posto em liberdade já tinha ditado a Ruscitano de Pisa , seu companheiro de prisão uma interessante história de suas viagens, à qual deu o nome de "O livro de Marco Polo". É uma espécie de enciclopédia geográfica , na qual foram buscar esclarecimentos , por muito tempo, todos aqueles que em seguida se ocuparam da Ásia Oriental . Hoje ainda é considerado um documento de primeira ordem e está traduzido em várias línguas . Nomeado membro do Grande Conselho de Veneza, em 1298, Marco polo conservou-se desde então em sua Pátria, onde redigiu um pouco mais tarde , nova descrição das suas viagens, mais correta do que a primeira. ( Cã = clã ???? )

P.S- Pèrsia - em 1935 o xá da Pérsia, Reza Pahlavi exigiu que fosse chamada de Irã , cuja capital é Teerã . Constantinopla , hoje é Istambul , a capital da Turquia.O nome original era Bizâncio. (by Kalena,2008)