BR-79 A Viagem

O local: BRASIL

O ano: 1979

Embalado pelas histórias dos hippies estradeiros cantadas por Bob Dylan e documentadas por Jack Kerouac em seu “On the road” (ele mesmo um verdadeiro andarilho que, segundo dizem, influenciou com sua geração beat toda a geração hippie), que eu leria 26 anos depois, resolvi fazer a MINHA VIAGEM.

Em 1978 terminei o segundo grau (na época houve um “experimento” do Governo onde todos faziam Segundo Grau Técnico; eu mudei em 1977 de São Paulo para São José dos Campos e no Colégio Maria Luiza, em Santana, optei,por por falta de opção, por Desenho Mecânico...) e tentei Geologia (inspirado no meu primo-modelo-de-comportamento Edgar) na USP. Claro que nem passei perto de classificação da 1ª fase.

Primeiro semestre de 1979 fiz o Tiro de Guerra (um sub-produto do Exército, do qual saí Atirador que era uma espécie de sub-Soldado...).

Trabalhando no Cartório de Protesto do Sr. Miragaia, sem dinheiro prá cursinho, resolvi que era a hora da Grande Viagem.

Passei todo o primeiro semestre economizando absolutamente tudo. Não fazia absolutamente nada.

Pedi para ser demitido pois ganharia uma grana a mais. Fui atendido.

Convidei alguns amigos mas, como sempre, eu estava na contra-mão. Fato que permaneceria para o resto da minha vida.

Um achou um absurdo perder um emprego, outro estava pagando o seu carrinho, outro a namorada não deixaria e outro achou muito perigoso.

Enfim, fui...

A idéia era percorrer as Capitais. Mochila e barraca.

A carona, tão citada nas minhas leituras acima citadas, eu dispensei.

Preferia ter a opção de ficar com os meus pensamentos. Opção essa que se perde ao pegar carona....

Deixei meu dinheiro no banco e meu pai mandava Ordem de Pagamento (ou algo desse tipo) conforme ia acabando.

Chegava nas cidades e já deixava a mochila e a barraca no guarda-volume da Rodoviária ou de algum Supermercado, pegava minha bolsa e saia prá ver onde ficaria.

02/08/1979 – 23hs peguei ônibus em S. J. Campos com destino ao Rio de Janeiro.

Chegando lá fiquei no consultório dentário do meu tio Nelson, Barra da Tijuca.

06/08/1979 – Fui para Vitória/ES- hotel Tabajara, e São Mateus, Linhares/ES

08/08/1979 – Salvador/BA. Passei em Itapuan, Praia do Flamengo, Jardim de Alá (onde acampei num gramado frente um hotel, hoje isso não seria possível...),Barra, Sé e passei também em Itabuna/BA.

10/08/1970 – Aracaju/SE. Acampei em São Cristovão/SE na Bica dos Pintos. Tirei foto com um monte de criançada que ficava por lá.

11/08/1979 – Maceíó/AL. Banho nu na praia do Francês, praia da Avenida, hotel Rio Negro.

14/08/1979 – Recife/PE – Acampei na Ilha de Itamaracá (andei mas não cheguei no Forte). Dormi no banco da Praça 17 (roubaram minha máquina de fotografia, uma Teka muito vagabunda...). Fui até Olinda onde conheci um garoto pintor que me deu uma camiseta pintada por ele, muito linda. Guardei por muito tempo essa camiseta até que sumiu. Praia de Boa Viagem.

16/08/1979 – João Pessoa/PB – hotel São Domingos. Tambaú. Farol do Cabo Branco.

19/08/1979 – Natal/RN

19/08/1979 – Fortaleza/CE – hotel Real Grandier. Teatro José de Alencar (assisti Wagner Tiso).

21/08/1979 – Teresina/PI – Cheguei de madrugada e um monte de crianças me puxando para ir pernoitar num hotel indicado por eles. Acabei aceitando um. Cheguei numa casa e era um puteiro. A dona perguntou se eu queria “só dormir” e eu disse que sim. Fui para o banheiro com todas as minhas tralhas (não deixei nada no guarda-volume) com medo de ser roubado. E dormi num quarto com uma enorme cama de casal. Dia seguinte tomei café e fui embora de Teresina.

É a única Capital não litorânea dos Estados NE. Aí percorri o verdadeiro “sertão do nordeste”. Realmente desolador...

22/08/1979 – São Luiz/MA – hotel Ribamar. O cara da a chave do quarto e um penico!

25/08/1979 – Belém/PA – Onde fiquei mais dias. Calculei mal e não pedi pro meu pai mandar minha grana. Era sexta e teria de esperar o banco abrir na segunda. Deixei quase tudo que tinha numa pensão, como garantia, e só sobrou pra vitamina de banana que foi almoço e jantar no final de semana. Ver o Peso, Pça da República,Cais do Porto, Pça Amazonas, Pça do Pescador. Chegando a grana fui no melhor restaurante e comi, pela primeira vez, um frango à francesa pois achei chique o nome. Viria a comer muitas vezes depois na vida. Delicioso. Também fui no Teatro da Paz.

Peguei navio Lobo D’Almada. Terceira categoria. Era obrigado entrar com rede. Comprei uma. Chegando no “porão” do barco cada um amarrava a sua, sem ordem, uma bagunça. Dormi com medo de cair, era a primeira vez. Mas não caí. O banheiro não tinha assento. O buraco dava direto pro rio. E todo mundo cagando no Amazonas. Fiz amizade com um manauense e dois cariocas. Passamos os 5 dias subindo para primeira categoria (eram beliches e tinha uma bela visão lá de cima) e sendo mandados de volta pelo pessoal do barco. O café da manhã era uma fila onde fazíamos conchinha com a mão e o cara jogava bolacha, aproximava da boca e ia comendo até sobrar uma mão para pegar a xícara do café. Santarém/AM. Encontro com Rio Negro.

Olhávamos o horizonte em alguns pontos e era só água. As vezes surgiam ilhas e aí vinham mulheres ou crianças em barcos e alguns jogavam do navio sacos com bolacha ou outras doações mais. Eles vinham remando, pegavam e voltavam. Sabe-se lá pra onde!

04/09/1979 – Manaus/AM – O lugar mais quente do mundo!!! Nunca tomei tanto sorvete, água e refrigerante. Praticamente acabava um e já pegava outro. Porto, hotel Fortaleza.

Peguei um ônibus para ir até Porto Velho. Cruzamos a Transamazônica em algum ponto. Viagem longa. Ônibus não era leito. Só dei sorte porque fiquei do lado de uma linda morena. Trocamos beijos por toda a viagem. E as paradas não eram postos de gasolina com banheiro e restaurante. Eram barraquinhas que vendiam umas porcarias no meio do mato.

08/09/1979 – Porto Velho/RO –

10/09/1979 – Cuiabá/MT (ainda não era dividido).

12/09/1979 – Goiânia/GO.

13/09/1979 – Brasília/DF – Eixo Monumental Leste, Oeste, Setor Sul. Lavei minhas meias num chafariz ao lado do Ministério do Trabalho. Lembro que era um lugar cheio de poeira.

14/09/1979 – Belo Horizonte/MG – Fiquei uns dias na casa do meu primo Edgar. Ouro Preto/MG.

29/09/1979 – de volta a São José dos Campos/SP

58 dias – 12.446 kms – 27 cidades.

Ah, fui visitar o pessoal do Cartório e me contrataram de novo...

E depois: Faculdade de Psicologia em Taubaté, casamento, filhos...

Ou seja: se não tivesse feito jamais faria !!!

Se há liberdade nesse mundo ela só é possível de uma maneira:

CAIR NA ESTRADA !!!