Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Terry Fox, extraordinário atleta canadense, nasceu no dia 28 de julho de 1958 em Winnipeg, Manitoba e criou-se na cidade de Port Coquitlam, Columbia Britânica. Foi um dos mais notáveis ativistas mundiais para o tratamento do câncer.

Preste a iniciar sua carreira no esporte profissional, começou a ter problemas com a perna direita. Os médicos o examinaram e constataram que ele estava com câncer. Após receber o diagnóstico, concordou em assinar a permissão para amputar sua perna. Durante o período de convalescença no hospital, Terry Fox ficou muito impressionado com o sofrimento dos outros jovens também portadores de câncer e acabou se concentrando em uma afirmação contundente, feita por seu técnico na escola secundária: “Terry, você pode fazer o que quiser desde que seu desejo venha do fundo do coração.” Então, ele decidiu correr de uma extremidade à outra do Canadá, a fim de angariar cem mil dólares e doá-los à pesquisa do câncer. 

Determinado, com uma perna artificial, ele iniciou a corrida em São João da Terra Nova, em Terra Nova e Labrador, na costa atlântica, no dia 12 de abril de 1980, e pretendia ir até Vancouver, Columbia Britânica, na costa pacífica, numa jornada que acabou sendo conhecida como Marathon of Hope (Maratona da Esperança). Como sua meta inicial - arrecadar cem mil dólares para doá-los à pesquisa do câncer - foi logo atingida, se propôs angariar um milhão de dólares. Durante o árduo percurso conseguiu esse considerável valor monetário. Confiante, formulou uma nova meta: arrecadar vinte e quatro milhões e cem mil dólares, ou seja, um dólar de cada canadense vivo.

Terry Fox correu em torno de 42 quilômetros diários durante a Marathon of Hope. Após 143 dias consecutivos e depois de ter percorrido aproximadamente 5300 quilômetros, foi obrigado a interromper sua maratona, quando soube que o câncer havia se espalhado para os pulmões. Sua entrada no centro de emergência foi transmitida pelos jornais noturnos da TV americana. Um jovem jornalista conseguiu entrar na sala de emergência com um microfone e câmaras de TV e perguntou:
— Terry, o que você vai fazer depois?
Olhando nos olhos da mídia, Terry foi profissional até o fim.
— Vocês vão terminar minha maratona? Vocês vão terminar minha maratona? Vocês vão terminar minha maratona?

Terry Fox morreu alguns meses depois no dia 28 de junho de 1981.

No dia 26 de maio de 1988, foi constituída a Fundação Terry Fox e a Maratona da Esperança ficou sendo conhecida como “Corrida Terry Fox”. Os donativos para a primeira “Maratona da Esperança” totalizaram vinte e quatro milhões e cem mil dólares (um dólar de cada canadense vivo), concretizando-se assim, a grande meta do jovem ativista. A partir de então, todos os anos, realizam-se inúmeras “Corridas Terry Fox” em vários países do mundo. Através destas corridas já foram arrecadadas algumas centenas de milhões de dólares, utilizados no combate ao câncer, grande flagelo que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. 

Em vida, Terry Fox foi proclamado como um herói nacional, tendo recebido várias honras nacionais em seu país. Além disso, numa pesquisa de opinião pública realizada no Canadá, foi escolhido como o canadense mais famoso do século XX, bem como o segundo na lista dos maiores canadenses.

Terry Fox é um exemplo imortal de altruísmo e esperança para todos nós. Apesar de protagonizar uma triste história, deixou ao mundo significativa mensagem: com determinação, persistência, esforço, coragem e muita fé, todas as adversidades podem ser superadas, inclusive o câncer.
Maria Aparecida Giacomini Dóro
Enviado por Maria Aparecida Giacomini Dóro em 24/06/2006
Reeditado em 30/12/2015
Código do texto: T181383
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Maria Aparecida Giacomini Dóro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Maria Aparecida Giacomini Dóro
Bituruna - Paraná - Brasil
447 textos (130463 leituras)
53 e-livros (13700 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 04:26)
Maria Aparecida Giacomini Dóro

Site do Escritor