Albrecht Dürer

Albrecht Dürer nasceu na Nuremberg no ano de 1471. Seu pai que possuia o mesmo nome era um ourives (profissão muito antiga, especializa-se em trabalhar com metais e confeccionar jóias) e aprendeu com ele os primeiros passos para as artes. Pertencente ao renascimento alemão foi a figura central desta época; ficou conhecido como um excelente gravador, pintor e ilustrador.

Em 1486, seu pai o leva para estudar com Michel Wolgemut (1434 - 1519) que fora pintor e gravador alemão nascido em Nuremberg. O objetivo era amadurecer suas habilidades de pintura e gravura em madeira, logo, Dürer superou seu professor. Após alcançar este nível fora aconselhado a viajar para expandir os horizontes de sua arte. Artistas como Schongauer (Basiléia, 1448 — 1491) e Housebook o inspiraram na criação de seu estilo, estes são os artistas das gravuras mais importantes deste período . Entre 1490 e 1494 percorre a Alsácia e talvez Países Baixos.

Regressando a Nuremberg, em 1494, Durer casa-se com Agnes Frey, filha de um mercador local, no mesmo ano viaja a Veneza para estudar a arte renascentista italiana, deixando sua esposa em casa. Pelo caminho realiza admiráves aquarelas A passagem por Veneza deixou profundas marcas em suas obras influenciadas por Mantegna (1431-1506) pintor e gravador; Pollaiuolo (1432-1498) pintor, escultor e ourives; Lorenzo di Credi (1459 - 1537) pintor e escultor italiano e outros. Antes de voltar a sua cidade, Nuremberg, viaja por Nördlingen (Alemanha), Ulm (Alemanha), Colmar e Strasbourg (França – Alsácia). Pinta retratos como o de Frederico o Sábio e o ano de 1495, retornando a Nuremberg, permanece por cerca de dez anos, trabalhando mais o estilo germânico, porém, já está mais aberto ao estilo renascentista. Nestes anos passa a frenquentar o meio Humanista de sua cidade.

Em 1505, faz sua segunda temporada por Veneza pintando algumas de suas melhores obras religiosas, sendo fruto de seus diversos estudos para a assimilação da linguagem renascentista realizados nesta temporada . Em meados de 1515 há 1519, fora nomeado o pintor da corte Maximiliano I de Habsburgo (1459-1519). No ano de 1520 faz uma viagem aos Países Baixos, onde conhece o imperador Carlos V e aproveita para estudar as obras da pintura flamenga.

De volta a Nuremberg, aplicou seu tempo em escritas teóricas, científicas e ilustrações sobre a arte renascentista, trabalhando geometria, matemática, geografia, arquitetura e fortificação. Com o declínio de sua saúde, Dürer não produziu grandes gravuras ou mesmo pinturas, eram apenas esboços. Logo, publicando a obra Instrução sobre a maneira de medir (1525), Tratado sobre fortificação de cidades, vilas e castelos (1527) e Tratado sobre as proporções do copo humano que fora publicado após a sua morte (1528).

Yhasmin Vieira
Enviado por Yhasmin Vieira em 27/10/2009
Código do texto: T1889737
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.