Infancia

Brincadeiras

Ainda sinto saudades das brincadeiras da minha infância. Como dizia o meu primo galego, eu era a criança mais veloz que nascera na fazenda Pedrinhas. A fazenda tinha esse nome porque gente das regiões circunvizinhas aproximavam com seus carros de boi para levar pedras para construções de casas de engenho, residência dos empregados ou

casarões para se mesmo.

Na aurora da minha vida, eu e meu irmãozinho querido, brincávamos de pega-pega em cima do pé de manga, jogávamos beisebol com um pedaço de ripa e a bola era uma laranja. Era muito engraçado, pois a fruta muitas vezes seca, se quebrava na primeira tacada e passávamos a tarde inteira jogando a bola e dando tacadas sem poder correr pelas bases. Naquela época, nós imitávamos o beisebol, duas colegas de escola e vizinhas se juntava ao nosso jogo, que na nossa versão era composto de quatro membros: dois apanhadores e dois rebatedores.

Clube secreto das bonecas

Também arrancava bonecas de milho verde para brincar de casinha com as meninas no clube secreto no meio do mato. Fazíamos pessoas, carros e diversos objetos com massinha, quero dizer barro. Nosso escorregador era de lama e eu andava tanto descalça sobre a areia alaranjada que nem sentia os espinhos perfurando os pés ou a queimadura de uma brasa. Meu vizinho coitado, teve que fazer uma operação para retirar um cravo (espinho enraizado) do pé.

Era tanta as nossa peraltices que não cabe em um livro.