Carvãozinho – Cidadão Honorário de Jandaia do Sul

Carvãozinho – Cidadão Honorário de Jandaia do Sul

Já dizia um dos filósofos contemporâneos, o Bruno Boszczovski, preto é branco às avessas e vice-versa, ou ainda, o branco é preto por dentro e, preto é branco, idem. É sabido que no Brasil, segundo o IBGE, existem cinco cores ou raças: Branca (descendentes de europeus, norte americanos e países baixos); Preta ou Negra (descendentes de africanos); Parda (cruzamento da branca com a negra, também chamados morenos); Amarela (descendentes asiáticos como o chinês, o coreano e o japonês, etc.) e, a Indígena (os índios brasileiros).

Dito isso, iremos ao que interessa! Fica aqui uma singela homenagem ao “Carvãozinho”, o verdadeiro e autêntico confrade vicentino, o senhor Antonio Rodrigues da Silva, que quase ninguém o conhece pelo nome, o nosso Cidadão Honorário, título este lhe outorgado pela Câmara de Vereadores de Jandaia do Sul, em 1996, pelos relevantes serviços prestados ao Asilo São Vicente de Paulo, desde 1968. Portanto, hoje com 38 anos, carregando, dando banho, dando remédios, brincando, dançando, com os idosos, inclusive interagindo com a comunidade local e circunvizinha. No seu talonário de cheques, também consta a alcunha “Carvãozinho, por exigência própria. O Carvãozinho é mineiro de Curvelo, no centro de Minas e ao norte de Belo Horizonte, cerca de 140 km e gentílico curvelense, nascido em 06/09/1931, filho de Guilherme Ferreira da Silva e de Jorgina Vieira Rodrigues, casou em Assai-Pr com a dona Maria Mendes, em 1961 e veio para Jandaia do Sul em 1962, vindo a trabalhar nos cafezais da Chácara dos Mikza, Estrada Velha para Cambira, km 1, até 1968, quando foi convidado pelo presidente do asilo, na época, o senhor João Lopes de Oliveira, que era bancário. Em 1963, nasceu a sua única filha natural com a Maria, a Renilda da Silva, hoje com 43 anos e solteira. O seu filho adotivo, mas como natural fosse e porisso foi registrado no seu nome, o Givanildo Rodrigues da Silva, nascido em 26/02/1977. Da união deste filho com a sua nora Gisele Ravanelli da Silva, 22 anos, nasceu a Isabela Rodrigues da Silva em 15/03/2001, com cinco aninhos.

Não aprofundei muito na pesquisa sobre o nosso homenageado, a não ser alguma coisa que já discorri no Boletim Informativo Jandaiense, de minha autoria. Vale lembrar, e o confrade Orozimbo de Freitas é testemunha ocular, que certa feita uma pessoa anônima de Londrina veio passear aqui em Jandaia, veio ao Asilo e entregou como doação uma quantia alta, cerca de R$ 1.000,00 (um mil reais). E o que o fez o nosso Cidadão Honorário? Entregou-o ao presidente, me parece que era o confrade Nélio da Silva, o qual fez constar em Ata. Mais uma vez, este nobre ser, fez jus ao título. O Orozimbo, quando ouviu esse relato na época, fortaleceu-lhe ainda mais o espírito vicentino, com certeza, pois o anônimo é se amigo. Posso contar outra. O meu segundo pai, ex-chefe e colega de serviço, o senhor Antonio Jorge de Azambuja e Souza, não era de doar dinheiro ou ajudar qualquer entidade beneficente, mas nas décadas de 70 e 80, testemunhei por muitas vezes o Carvãozinho subir a escadaria do prédio do Mauro Hattori, o Mauro do Foto Brasil, à Rua dos Patriotas, 454 – salas 1 e 2, com seus carnês mensais de contribuição para um papo com o “Véio”. No outro dia, o Zamba trazia na sua Variant e da sua Chácara Jaraguá, hoje do Donizetti, o “Irmão”, Bairro Marumbizinho, município de Cambira, um saco de feijão, ou um saco de arroz, e sacos de mandioca e frutas e os entregava no Asilo. Que ímã! Que beleza! O coitadinho do Ponga era no carnê mesmo, CR$5,00/10,00 (cinco/dez cruzeiros), era pouco mas como amor, pois a “pingaiada” não deixava doar mais. Só sei dizer que o “Véio” tinha cascavéis nos bolsos, mas para o pedido do Carvãozinho era “pá-puf”. Carvãozinho, meu irmão, já diziam os nossos confrades, consocias e pessoas do meio, tempos atrás: o Nelson Mecânico carrega o padre (Duílio); o Ponga carrega o Carvãozinho! Continuo te carregando no meu “pé-de-bode”, com muito prazer e honra, porque na realidade o automóvel não é meu e sim Dele, o nosso Deus, que só o emprestou. Tenho uma das maiores recompensas, quando dizes ao bateres a porta: vai com Deus e São Vicente de Paulo te acompanhe e que esteja sempre sorrindo pra você. Te retruco na mesma medida, é claro, e você é testemunha. Amigo e irmão, venha cá e fique aí mesmo, conte sempre comigo, compartilhando dos mesmos ideais, discernindo o que é certo e errado. Obrigado dos seus elogios à minha pessoa, apesar de achar que não os mereço. Quero conviver contigo pelo menos por mais uns 50 anos (pois só tens 75), se Deus quiser, para terminar de aprender a ser humilde, calmo e benevolente. Ah, sim, te ver sempre de indumentária branca, sandálias de couro, sua sacolinha de bilhetes, etc..

A consocia Maria te deixa ir aos bailinhos em Jandaia, principalmente os do Pelé, Celso Germano de Oliveira, na AMPAC, porque sabe que vais também para beber umas duas ou três cervejinhas com os amigos, jogar conversa fora e pedir e ganhar sempre, em nome do asilo, um ou mais garrotes, porcos, patos, galinhas, jumentos, carneiros, para os tradicionais leilões e bingos. Não é e nunca foi pecado, mas tem que ser à vista, como sempre diz o confrade Hermínio Vinholi! E perguntar não ofende: o senhor Antonio em alguma oportunidade já foi proclamado vicentino, apesar da prática ser maior que todos nós juntos?

Para finalizar, segue em anexo e de presente um disquete com dados da População Brasileira, a nível de município, estimativa de 1º/07/2006-IBGE, e dados históricos e slades de Curvelo-MG, bem como está gravada esta biografia.

Companheiro, se ao final desta estiveres com um nó na garganta ou chorando, tenha calma e sorria, sorria, sorria..., pois as tuas lágrimas com certeza estarão lavando os pés dos nossos assistidos com muito amor e carinho.

Feliz Natal 2006 à você e família e, nossa gratidão e abraços da família vicentina.

Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo... Para sempre seja louvado.

Autor: Adiones Gomes da Silva, o Ponga – Rua Rotary,73 – tel/fax.: 43-3432-8613, e-mail: adionesgsilva@pop.com.br - CEP86900000 – Jandaia do Sul – Pr – SPJ/Dez/2006/DOC.026.