DE JORNALEIRO A JORNALISTA - uma história de vida (COPA DO MUNDO DE 70, O GOVERNO MILITAR E O PROGRESSO NA BETÂNIA)

No ano de 1970, em plena Ditadura Militar, a Seleção Brasileira ga-nhou o tri-campeonato de futebol de campo na cidade de Guadalajara, no México. O Governo aproveitou-se para fazer propagandas em cima do feito da seleção brasileira. Muitas músicas foram gravadas na época enaltecendo o Brasil e, no bairro da Betânia, começou o progresso: pri-meiro veio o asfaltamento da rua, depois surgiu o Bar Copa 70, um pou-co antes existia o Bazar Centenário, tudo na Avenida Adalberto Valle, em que eu morava.

Adolescente, costumava vestir roupas pretas, ao estilo da moda lan-çada pelo conjunto musical “Os Incríveis”, com calças largas, boca de sino, para freqüentar o Bar Copa 70. Todas as vezes que eu entrava no bar, cheio de espelhos, para assistir a mulheres semi-nuas dançando no palco, uma garçonete sempre vinha sentar-se à mesa para conversar. Gostava da conversa e da companhia dela, mas nunca procurei saber o seu nome.

No Bazar Centenário, uma televisão e um rádio pequeno narravam o último jogo da Seleção. Depois do jogo, com o Brasil sagrando-se cam-peão, pulei e dancei de alegria, sem entender de nada. A música “Guada-lajara, mora em meu coração” tocava a todo instante.

Havia um campo de futebol no nosso bairro. Gostávamos de assistir aos times, todos uniformizados, disputando as partidas com muita garra.

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 07/03/2010
Reeditado em 25/11/2010
Código do texto: T2124627