Ludwig Wittgenstein

Ludwig Wittgenstein

Por Lena Leal

“O mais autêntico que já conheci” (Russel)

"Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo".

Vida

Nasceu em Viena na Áustria em 1889

e morreu em 1951.

Estudou engenharia mecânica, engenharia aeronáutica e matemática.

Combateu na Primeira Guerra mundial como soldado do Exercito Austríaco.

Em 1922 publicou o Tratado Lógico Filosófico

Na sua segunda fase desenvolve uma nova linguagem o que viriam a ser as Investigações Filosóficas.

Obras

A filosofia de Wittgenstein pode ser dividida em dois grandes períodos:

Wittgenstein I - Período anterior a 1929, a que corresponde ao Tratado Lógico-Filosófico, assim como à enorme influência que exerce sobre o Círculo de Viena (a que nunca pertenceu) e o neopositivismo;

Wittgenstein II -Período posterior a 1930 e a que corresponde as Investigações Filosóficas, destacando-se também a sua grande influência sobre a filosofia analítica em geral, e as escolas de Cambridge e de Oxford em particular.

Período anterior a 1929 Tratado Lógico-Filosófico

Ele afirma :

“O significado de uma palavra é dado pelo uso da linguagem.”

A linguagem e os seus limites é o tema central o Tratado.

Baseia-se nas confissões de Santo Agostinho

O uso imperfeito da linguagem corrente, é o que leva a freqüentes confusões.

A função da linguagem é descrever a realidade

A linguagem com sentido não é mais do que um conjunto de proposições que descrevem ou figuram algum estado de coisas possível.

Pensamento e linguagem são uma e a mesma coisa. 

Pensamento é constituído de proposições complexas, que ligam entre si nomes, signos simples dos objetos.

Limites da Linguagem: dizer e mostrar.

As expressões que não descrevem nenhum estado de coisas possível não tem sentido, pois não figuram nada.

A filosofia nada pode dizer acerca do mundo, pois não é uma ciência, nem uma forma de conhecimento;

A filosofia é uma atividade de análise da linguagem.

Período posterior a 1930 Investigações filosóficas

Baseia-se também nas confissões de Santo Agostinho

Abandona a idéia de que a estrutura da realidade determina a estrutura da linguagem e deixa no novo documento a afirmação:

“A linguagem passa e ser vista como uma prática social concreta, sendo o significado de termos e expressões lingüísticas o resultado dessa prática”.

Jogos de Linguagem

Ao trabalhar os jogos de linguagem ele afirma que o significado de uma palavra é dado pelo seu uso na linguagem.

Rabecão= contrabaixo = carro para transportar defuntos;

Rabicho=pequena trança = namorico = cabos e conecções

Ele fazia uma reflexão analítica afim de elucidar problemas gramaticais.

A linguagem é parte da vida humana.

A linguagem é definida pelo contexto em que o indivíduo vive.

A ambição de Kant e Hegel de obter uma filosofia que remova o "eu" [self ] do limiar do conhecimento, de modo a finalmente transformá-la numa forma enriquecida acabada, talvez tenha sido agora realizada pelo “filósofo de Linguagem”.

Conexão com nossa realidade“Lula” sobressai no discurso ao dizer: “Estou convencido de que no final de meu governo todos os brasileiros estarão fazendo três refeições por dia”.

“Segundo Wittgenstein, esse tipo de frase tenta passar uma verdade predestinada; no fundo, trata-se de uma verdade apenas sustentada na subjetividade do sujeito que a produz. Ou seja, ‘os limites da minha linguagem significam os limites do meu mundo’”.

Raymundo de Lima

(Psicanalista, Professor do Departamento de Fundamentos da Educação (UEM) e doutorando na Faculdade de Educação (USP))

O porquê de tudo isso

Um estudo mais profundo nos revela um pensador que procura preservar o mistério da vida e o que as palavras se revelam incapazes de descrever.