Luzia de Maria nasceu numa pequena cidade no interior do Estado do Rio: Natividade. Aos nove anos, numa coleção de 12 volumes que a madrinha lhe emprestava, dois de cada vez, leu os mais belos contos populares e as fantásticas histórias das mil e uma noites e encantou-se definitivamente pela literatura. Desde então alimenta o sonho de ser escritora.

Reside há mais de 30 anos em Niterói, onde concluiu o curso de Letras e o mestrado em Literatura Brasileira na UFF - Universidade Federal Fluminense. Em seguida fez o doutorado em Letras - Teoria Literária e Literatura Comparada, na USP - Universidade de São Paulo, tornando-se professora universitária (UFF). Em sua tese de doutorado, Sortilégios do Avesso - Razão e loucura na literatura brasileira, depois de um passeio pela história da loucura em várias épocas, analisa obras de 10 autores da literatura brasileira: Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães, Coelho Neto, Machado de Assis, Lima Barreto, Guimarães Rosa, Dyonélio Machado, Autran Dourado, Moacir Lopes e Renato Pompeu.

Atualmente dedica seu tempo à escrita e às palestras que faz por todo o país sobre leitura - tema que estuda há mais de 30 anos, literatura e, após extensa pesquisa que redundou em alguns de seus mais recentes livros, também sobre educação nutricional. Convidada pelo PROLER - Programa Nacional de Leitura da Biblioteca Nacional, por universidades, secretarias de educação estaduais e municipais e outras instituições, já fez palestras em quase todas as capitais brasileiras e em dezenas de outras cidades de médio porte. Algumas dessas palestras compõem o seu livro Leitura & Colheita - Livros, leitura e formação de leitores, da Editora Vozes.

Como a leitura é hoje indicada por neurologistas como o melhor exercício preventivo de doenças degenerativas do cérebro, há mais de 10 anos Luzia de Maria vem lendo sobre cérebro, memória, medicina ortomolecular, alimentação saudável, etc. Depois de ter lido mais de 100 livros sobre o assunto, convencida de que ser saudável é uma questão da educação e de que a educação nutricional é tão prioritária e urgente quanto a ecologia, Luzia de Maria escreveu o livro Te cuida! - Beleza, inteligência e saúde, destinado aos jovens e Bruxabela, Bruxofred e os segredos de Vô Tetra - uma divertida ficção em que os personagens fazem uma viagem pela história da comida - para ser lida por crianças de 9, 10 anos.

Em 1989, com um grupo de amigas, criou e dirigiu o PRAvaLER, um jornal-revista para falar de leitura e refletir sobre a importância da escola, mais que transmitir conteúdos, formar leitores. O PRAvaLER foi lançado no Clube Central, em Niterói, numa festa que reuniu mais de mil pessoas e contou com as presenças ilustres de Rachel de Queiroz, Nélida Piñon, Oswaldo França Jr., Moacyr Scliar, Moacir Lopes, José J. Veiga, João Antônio, Deonísio da Silva, entre outros escritores de nome nacional e teve capas desenhadas por artistas como Israel Pedrosa, Ziraldo, Nássara. O jornal teve cerca de 3 mil assinantes, circulou até 1991, e em 1991, convidada por Darcy Ribeiro, Luzia de Maria criou na Secretaria Extraordinária a revista Informação Pedagógica. E assessorando Darcy Ribeiro, coordenou a produção de 53 livros para as crianças da rede estadual de ensino.

Já recebeu alguns prêmios literários, entre eles uma bolsa da Fundação VITAE, SP. Em 1º de março e em 11 de novembro de 2005 foi convidada pelo Programa Sem Censura, da TV Educativa, onde falou de educação nutricional e dos livros Te cuida! e Bruxabela, Bruxofred e os segredos de Vô Tetra. E em 20 de dezembro foi convidada pelo Programa do Jô, rede Globo, onde falou dos livros Sortilégios do Avesso e Leitura & Colheita .

Fonte: http://www.luziademaria.com/luziademaria.htm