Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Pastorear ovelhas foi a primeira atividade de Freinet, ainda na sua infância, mas sua primeira opção profissional, na juventude, foi pelo magistério. Autodidata, era um humanista por formação e um militante do cooperativismo.

Embora pacifista, envolveu-se diretamente nas duas Grandes Guerras mundiais.

Pedagogo a partir de sua própria prática viajou muito para conhecer outras experiências pedagógicas, criticando-as e absorvendo delas o que achava positivo.

Elogiado por Jean Piaget (1896-1980), Freinet dispensava teorias psicológicas complexas, mas comungava com esse psicólogo suíço a idéia de que a criança aprende a partir do teste de suas próprias hipóteses.

Conheça, a seguir, alguns dos marcos de sua trajetória.

1896 - Célestin Freinet nasceu na aldeia francesa de Gars, nos Alpes Marítimos, em 15 de outubro. Somente na adolescência transferiu-se para a cidade de Nice, onde iniciou o curso de Magistério na Escola Normal.

1914- 1918 - A Primeira Guerra Mundial, na qual Freinet se alistou, não só afetou seus pulmões, pelo efeito de gases tóxicos, como impediu que concluísse o curso Normal. Por isso começou a lecionar na aldeia de Bar-sur-Loup, em 1920, sem diploma.

1927- Enquanto estudava para obter o diploma, Freinet iniciou suas experiências didáticas, como a Aula-passeio, a Imprensa Escolar e o Livro da Vida. Em 1927, já casado com a artista plástica Elise, com quem trabalhava, editou o livro A Imprensa na Escola, criou a revista La Gerbe (O Ramalhete), com poemas infantis, e fundou a Cooperativa de Ensino Leigo (CEL)

1928 - Freinet e Elise mudaram-se para a vila de Saint-Paul de Vence. Ali criaram técnicas como a Auto-avaliação e o Plano de Trabalho. Crítico das cartilhas, Freinet propôs os Fichários de Consulta e os de Auto-correção.

1929 - As realizações da escola e da cooperativa provocavam reações em Saint-Paul. O intenso movimento postal gerava suspeitas e a hostilidade agravou-se até que, ao fim de cinco anos, Freinet foi exonerado do cargo de professor.

Alex Soares
Enviado por Alex Soares em 23/08/2006
Reeditado em 20/10/2006
Código do texto: T223371
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Alex Soares
Itaperuna - Rio de Janeiro - Brasil
82 textos (84260 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 08:17)
Alex Soares