O MENSAGEIRO - PORQUE AS PESSOAS VIAJAM

O Livro “Curso Básico de Turismo”, de Eduardo Janner, informa-nos sobre os diferentes motivos e razões que levam as pessoas viajarem.

Vamos transcrever alguns exemplos que nos parecem se relacionam com os objetivos em geral dos excursionistas.

- “PREENCHER O TEMPO VAGO: este é o objetivo fundamental dos aposentados ao fazerem turismo. Esta enorme faixa de pessoas, economicamente inativa, dispõem, quase sempre, de recursos que lhes possibilitam, de alguma forma, gozarem dos anos que lhes restam de vida com alguma sobra desses recursos que, eventualmente, aplicam em viagens.

- FUGA DA ROTINA: em uma vida agitada como a que, presentemente, vivemos, todos estão submetidos a uma tremenda pressão, que é fruto direto do progresso e das novas formas de existência que da sua evolução derivam. Por tudo isso, grande número de pessoas viaja para, através da viagem, fugir do cotidiano, fugir mesmo do “stress” que a vida moderna pode causar.

- COMPRAS: são as pessoas que, ao viajarem, têm como principal preocupação fazer compras. Existem os que assim o fazem por motivos profissionais e os que o fazem pelo simples prazer de comprar.

- DISTRAÇÃO: existem muitas pessoas que viajam, principalmente, para se distraírem e essas pessoas buscam, normalmente, os grandes e motivados centros urbanos, onde o número de atrações culturais e entretimentos é grande, oferecendo, assim, uma diversidade de opções, que, praticamente, satisfazem todos os tipos de vontade e os mais diferentes gostos.

- CONHECER “LUGARES NOVOS”: são enormes os grupos de pessoas que viajam, tendo como objetivo principal conhecer “novos lugares”, ou seja, visitar determinado país, estado ou região pela primeira vez. Este objetivo do Turismo está muito associado a um outro objetivo.

- MOTIVAÇÃO RELIGIOSA: é enorme o fluxo turístico que tem como fundamento a motivação religiosa.

No Brasil mesmo, a cidade que mais recebe turísticas é Aparecida do Norte que tem como característica fundamental a peregrinação religiosa, cujo apogeu é nos mês de outubro, com a procissão anual do dia 12.

Existem outros importantíssimos núcleos receptores no mundo que têm como base do seu movimento turístico, da sua própria economia, as correntes religiosas. São eles: O Estado Vaticano, a cidade de Meca, na Arábia Saudita, a cidade de Jerusalém no Oriente Médio e a cidade de Lourdes, na França entre outros.

- RELACIONAMENTO COM OUTRAS PESSOAS: talvez este objetivo esteja ligado a todos os outros. É inegável que ao fazer amigos é uma das melhores coisas que o Turismo proporciona.

Praticamente todos os que fazem Turismo qualquer tipo de Turismo e por quaisquer motivos (objetivos), têm a oportunidade de conhecer outras pessoas de se relacionarem com elas e quiçá mesmo do se tornarem amigos”.

É evidente que fazemos uma viagem de turismo por vários motivos, que se relacionam e constituem uma visão global.

O MENSAGEIRO deseja aos excursionistas de toda parte do mundo:

BOA VIAGEM.

SENHOR

No silêncio deste dia que amanhece,

Venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força.

Quero olhar hoje o mundo

Com olhos cheios de amor;

Ser paciente, ser compreensivo,

Manso e prudente;

Ver, além das aparências humanas,

Teus olhos, como tu mesmo os vês

E assim não ver senão o bem em cada um.

Cerra meus ouvidos a toda a calúnia.

Guarda minha língua de toda a maldade.

Que só de Benções se encha meu espírito,

Que eu seja tão bondoso e alegre,

Que todos quantos se chegarem a mim

Sinta tua presença.

Reveste-me de tua graça, senhor

E que, no decurso deste dia, eu não

Te ofenda e te revele a todos

Pedro Prudêncio de Morais
Enviado por Pedro Prudêncio de Morais em 14/10/2010
Reeditado em 14/10/2010
Código do texto: T2557125
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.