Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MESTRES DO TERROR - STEPHEN KING

MESTRES DO TERROR – STEPHEN KING

"As pessoas me perguntam por que eu escrevo coisas tão brutas. Gosto de dizer que tenho um coração de menino - está guardado num vidro em cima da minha escrivaninha". S. KING.

Escritor americano nascido em  21 setembro de 1947 em Portland (Maine), Stephen Edwin King pode ser considerado como "O Mestre do Horror Moderno", devido ao seu notável talento em escrever livros e contar histórias recheadas com elementos sobrenaturais. Sua obra literária alcançou um sucesso e reconhecimento tão grandes, que foi traduzida para mais de 35 países e dezenas de suas histórias foram adaptadas para o cinema e televisão, tornando-se um dos autores mais filmados na história do cinema de horror, ao lado de outros mestres como Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft e Clive Barker (Pretendo publicar em breve as biografias destes grandes escritores do gênero). Pacifista e ativo em política estudantil, King formou-se em Língua Inglesa em 1970 na Universidade do Maine. No começo de 1959, ele iniciou suas atividades literárias editando um fanzine local chamado "Dave´s Rag" juntamente com seu irmão mais velho David.

King e David utilizavam recursos modestos de produção, com baixas tiragens, eles reproduziam o jornal com o auxílio de um mimeógrafo e distribuíam na cidade onde moravam, Derham. Em 1963, com a ajuda do amigo Chris Chesley, King publicou uma coleção com 18 contos sobrenaturais chamada "People, Places, and Things - Volume I", vindo um ano depois a publicar de forma amadora o livro "The Star Invaders". Aos 18 anos de idade, Stephen King teve seu primeiro trabalho publicado, o conto "I Was a Teenage Grave Robber", na revista "Comics Review". Em 1967, ele teve sua primeira história vendida, "The Glass Floor" (O chão de vidro), para a revista "Startling Mystery Stories".

Em janeiro de 1971, o escritor casou-se com Tabitha Jane Spruce, com quem vive até hoje. Eles moram em Bangor, Maine. Ela foi a responsável pelo marido terminar de escrever o livro "Carrie", cujo projeto tinha sido abandonado por ele antes da conclusão. Publicado em 1974 e transformado em filme dois anos depois nas mãos do diretor Brian De Palma, a história de uma adolescente com poderes telecinéticos que se vinga mortalmente dos colegas de escola que a desprezavam, foi um grande sucesso de bilheteria e impulsionou de forma avassaladora a carreira de Stephen King, que a partir daí iniciou uma overdose de lançamentos de livros como "A Hora do Vampiro" (1975), "O Iluminado" (1977), "A Dança da Morte" (1978), "Sombras da Noite" (contos, 1978), "Zona Morta" (1979), "A Incendiária" (1980), e muitos, muitos outros mais, com a maioria sendo adaptada e transformada em filmes.

Atualmente, Stephen King vive com sua esposa e três filhos em Bangor, no Maine (Estado americano onde a maioria de suas histórias são ambientadas), e com mais de 300 milhões de livros em publicação pelo mundo, ele continua escrevendo e também emprestando seu talento para o cinema, que já possui uma galeria maldita com dezenas de filmes baseados em sua obra.
Em junho de 1999 ele sofreu um grave atropelamento quando caminhava por uma estrada, mas com muito esforço conseguiu recuperar-se e logo escreveu o roteiro da mini-série para a TV "A Casa Adormecida" (Rose Red, 2002) e o livro "O Apanhador de Sonhos" (Dreamcatcher), que transformou-se em filme para o cinema no início de 2003, perpetuando seu legado de horror e felizmente saciando sua legião de fãs sedentos por histórias sobrenaturais.
MOSTARO RC
Enviado por MOSTARO RC em 14/10/2006
Código do texto: T264550
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
MOSTARO RC
São José dos Campos - São Paulo - Brasil, 36 anos
10 textos (7985 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 10:40)
MOSTARO RC