A CORTE DE GOROBIXABA

A HISTÓRIA DE GOROBIXABA

http://www.recantodasletras.com.br/biografias/2960854

A HISTÓRIA DE GOROBIXABA

[{(atualizada... com reforma ministerial.)}}

Gorobixaba* sempre existiu. Lá no ovo primevo (primeiro átomo da existência) suas alamedas, avenidas, ruas e praças já eram bem definidas. Antes até da grande explosão (big bang) os neurônios que compunham seus súditos eram governados pela força suprema: DEUS.

Cada ser vivente que surgiu depois desta luxúria explosiva, nos eões do tempo, trouxe consigo uma memória genética de Gorobixaba. E mesmo sem o saber; e também a revelia do seu querer, Gorobixaba continua dentro de cada um. Ela é tão somente o que é belo, bom e faz feliz.

Mas a rigor ela foi incrementada quando o espermatozoide do meu pai se encontrou com o óvulo de minha mãe; e naquele arrebatamento de bem querer se fundiram. Este fato hilário/histórico aconteceu em junho de 1956. Mas só em março de 1957 é que eclodiu para o mundo. Ela nasceu dentro de mim (e dentro de cada ser vivo e/ou inanimado). São meus neurônios e células cerebrais (assim como são as de toda matéria palpável do universo). Gorobixaba é quase perfeita, talvez o que esteja do lado direito devesse estar do lado esquerdo e vice-versa.

Os bilhões de células que me compõem e estão contidas em mim, também nela estão contidos e a compõem. Quer você queira ou não, também estão contidas em você.

Sempre foi monarquia governada só por rainhas; nunca por reis e/ou príncipes. Nunca foi republiqueta e nem teve ditadura. A primeira rainha foi NAIR MARIA (nome verdadeiro), minha mãe, que governou até janeiro de 1973. Não, não foi deposta, lamentavelmente, não por sua vontade deixou o reino acéfalo e órfão.

A segunda rainha foi ERONDINA (nome fictício), minha primeira namorada. Governou de fato por menos de dois anos, mas de direito até 1978. Portanto houve um período de quase três anos que o trono ficou vago. Mas eu, que SEMPRE fui primeiro ministro, nunca deposto, governei Gorobixaba com mão de ferro. Como primeiro ato administrativo retifiquei a constituição na qual incrementei a educação; e implantei a obrigação de se ter: honestidade, fraternidade, honradez, solidariedade, hilaridade, religiosidade e felicidade.

No afinco de propagar a hilaridade, também sou o bobo da corte, sempre tentando fazer os outros felizes e sorrirem.

Em meados de 1978 uma nova rainha assumiu o trono: minha esposa. A qual Governou sempre dentro dos ditames da constituição que vigorou até fins de 1999. Foi quando de comum acordo rainha e primeiro ministro proclamaram um édito, no qual Gorobixaba seria governada por outra rainha e por mim, primeiro ministro, sendo que ela, minha esposa governaria e governa o primeiro ministro. E temos dito.

Neste período de novembro 1999 até fevereiro de 2011 Gorobixaba vinha sendo governada por rainhas fictícias: Perpéstuma primeira, depois Mikailnikova, Perpéstuma Segunda, Alenikova, Perpéstuma Terceira. E a última fictícia foi Doidivânia, a ÚNICA deposta, por improbidades administrativas. Trono passado em favor de EVANIKOVA PRIMEIRA, que por motivos de força maior abdicou-se; e a CORTE em consonância elevou como Rainha FERNANDAYEVA XEREZENKA, que tomou posse por édito publicado por ALEIXENKO OITAVO, Primeiro Ministro de Gorobixaba, que sou EU.

Quando as camadas no subsolo da terra já haviam se acalmado (setembro/2012) e o Reino de Gorobixaba caminhava rumo ao seu objetivo maior, que é fazer as pessoas sorrirem, FERNANDAYEVA abdica-se... mais uma vez o trono ia ficar vago, mas foi coroada CONCEYEVA GOMESINSKY rainha do Reino de Gorobixaba, que tomou posse por édito publicado por mim ALEIXENKO OITAVO, Primeiro Ministro de Gorobixaba.

E a história de Gorobixaba continuou seguindo adiante, até por que o tempo e nem a lógica, não existem em Gorobixaba. E mais uma vez estamos num novo reinado.

*GOROBIXABA é uma palavra de uma língua indígena (não existe mais) foi falada por um ramo dos índios KRAÔS, que viviam onde nasci, no interior do Estado de Goiás, mais precisamente ITAPURANGA; e significa tudo que é bom, é belo e faz feliz.

{(Texto escrito em 1978; alterado em 1999, remendado em março/2011, novamente

remendado em dezembro de 2011 e alterado em setembro/2012; e reeditado)}

(*P*F*) CONSTITUIÇÃO DO REINO DE GOROBIXABA

Nossa constituição nunca precisou ser escrita, pois o povo gorobixabense se auto normatiza; e sempre obedeceu, as oitos virtudes (expressas na HISTÓRIA DE GOROBIXABA): educação, honestidade, fraternidade, honradez, solidariedade, hilaridade, religiosidade e felicidade, nesta ordem de importância.

Segue abaixo um complemento das oito virtudes:

Saúde:

1. Beba muita água;

2. Tome café da manhã como um rei, almoce como príncipe e jante como pedinte;

3. Coma o que nasce em árvores e plantas, e menos comida produzida em fábricas;

4. Viva com os 3 E's: Energia, Entusiasmo e Empatia;

5. Arranje tempo para orar.

Personalidade:

6. Não compare a sua vida a dos outros. Não fazemos ideia da caminhada alheia;

7. Não tenha pensamentos negativos ou coisas de que não tenha controle;

8. Não se exceda. Mantenha-se nos seus limites;

9. Não desperdice a sua energia preciosa em fofocas;

10. Sonhe mais.

Sociedade:

11. Entre mais em contato com sua família;

12. Dê algo de bom aos outros diariamente;

13. Perdoe a todos por tudo;

14. Passe tempo com pessoas acima de 70 anos e abaixo de 6;

15. Tente fazer sorrir pelo menos três pessoas por dia.

A Vida:

16. Faça o que é correto;

17. Desfaça-se do que não é útil, bonito ou alegre;

18. DEUS cura tudo;

19. Mantenha seu coração sempre feliz.

20. Quando acordar vivo de manhã, agradeça a DEUS pela graça. Ore pelo menos a frase:

OBRIGADO MEU DEUS, POIS ESTOU VIVO E FELIZ”

MANDAMENTOS DO GOROBIXABENSE

01 – Escute com atenção tudo que o outro tem a dizer;

02 – Fale somente o estritamente necessário;

03 – Não faça gestos agressivos ao falar;

04 – Use palavras pertinentes ao assunto em questão;

05 – Não discuta, ainda que tenha razão;

06 – Seja sereno e positivo;

07 – Expresse bons sentimentos;

08 – Aceite o outro como ele é, sem querer moldá-lo;

09 – Veja beleza nas pessoas independente das aparências;

10 – Seja solidário acima de tudo;

11 – Não tente mostrar saber sem necessidade;

12 – Perdoe a ignorância e até mesmo a violência;

13 – Dê esperança até na maior adversidade;

14 – Espalhe a ideia da comunhão entre os homens;

15 – Cultue a amizade do mais simples ao abestalhado;

16 – Faça-se higiênico e saudável do corpo e da alma;

17 – Distribua carinho onde quer que você esteja;

18 – Sorria! Sorria sempre! Sorria mais!

19 – Viva e deixe viver, cada um a seu modo e querer;

20 – Ame tudo e todos, depois de DEUS.

O POVO GOROBIXABENSE (Homenagem aos recantistas)

Antes de mais nada é bom esclarecer que os gorobixabenses são um só povo e um só reino.

A educação, honestidade, fraternidade, honradez, solidariedade, hilaridade, religiosidade, felicidade, disciplina, ordem, dignidade, paciência, e respeito do povo gorobixabense está além da compreensão de ocidentais desligados e orientais metódicos.

Os gorobixabenses jamais, “JAMAIS” furam fila! No banco, para pegar ônibus, no supermercado, na escola... na vida!

São resignados nas tragédias e/ou no cotidiano. Como também são abnegados e fervorosos no agradecimento a DEUS.

Quando cuidam da vida como um todo são criteriosos e eficientes. Primeiro o outro depois a si próprios. Jamais pensam primeiro em benesses para si.

Quando de catástrofes são ordeiros e resignados na espera da vez de cada um em ser atendido. Ninguém quer levar vantagem sobre ninguém. Compartilham o que cada um tem com quem precisa. Cada qual se mantém no local a que foi determinado. As crianças não fazem algazarra, não correm e nem gritam. Estão sempre no espaço que foi reservado à família.

Se precisa de assistência médica espera sua vez pacientemente; independente se o outro, à sua frente parece menos necessitado. Aguarda sua vez também para receber alimentos, água, até mesmo para higiene pessoal.

“Obrigado, minhas desculpas, sinto muito, por favor, com licença” são palavras que usam com ênfase; que até parece que precisam ser desculpados para viverem. Humildade e respeito pelos outros, nos seus sentimentos, nas suas necessidades estão estampados no rosto de cada súdito do reino de Gorobixaba. E são prazerosos no seu jeito de ser.

O gorobixabense é educado para ter sensibilidade suficiente para sair de si mesmo, de suas necessidades pessoais e se colocar à serviço e à disposição do grupo, do reino e das outras pessoas, a natureza ilimitada de cada súdito e/ou individuo.

Deve sempre, ter educação para ser capaz de suportar dificuldades e superá-las, ainda que com dor, mas sem desespero e/ou lamúrias.

Dar o exemplo maior de honestidade, fraternidade, honradez, solidariedade, hilaridade, religiosidade e felicidade; com bravura, dignidade, humildade, de respeito aos vivos e aos mortos, sendo que não é uma obrigação dos gorobixabenses, mas sim uma gratidão para com o universo que os alimenta; e, os brinda com o direito a vida.

O gorobixabense faz preces, com respeito, com ternura e com louvor ao DEUS único.

Aprendam com o povo de Gorobixaba que a solidariedade leva à ordem, que a paciência leva à tranquilidade e que o sofrimento compartilhado leva à reconstrução.

O povo gorobixabense assim se processa.

A CORTE DE GOROBIXABA

A CORTE DE GOROBIXABA

Poetisa CONCEIÇÃO GOMES é CONCEYEVA GOMESINSKY, Rainha do Reino de Gorobixaba;

Poetisa AGLA é AGLANYA MELLONINSKY, Ministra da Cultura do Reino de Gorobixaba;

ALEIXENKO é ALEIXENKO OITAVO, Primeiro Ministro do Reino de Gorobixaba;

Poeta ALCIR ANDRADE é ALCIRYNSKY ANDRADENKO, Ministro dos Esportes do Reino de Gorobixaba;

Poetisa ALLMA MARCCO é ALMANIKOVA MARCONISKY, Médica Chefe do “HEGO” Hospital Ergométrico de Gorobixaba (sumiu);

Poeta ALTAIR MENDES é ALTAIRINSKY MENDESEV, Ministro da Justiça do Reino de Gorobixaba;

Poetisa ANA STOPPA é ANENSKA STOPENSAS, Defensora Pública do Reino de Gorobixaba;

Poetisa AMETHYSTTE é AMENIKOVA THYSTINYEVA, Embaixatriz do Reino de Gorobixaba no Canadá;

Poetisa ANGELA MOURA é ANGELANIKOVA MOURAYEVA, Ministra da Paciência do Reino de Gorobixaba;

Poetisa AURENY é AURENYEVA POULAININSKY, Ministra dos Sonhos do Reino de Gorobixaba;

Poetisa CÍCERA LUISA é CICERIKOVA LUYSEVA, Ministra da Justiça do Reino de Gorobixaba;

Poetisa CINTIA RANK é CINTIALENKA RANKAROVA Ministra dos Achados e Perdidos do Reino de Gorobixaba;

Poetisa FERNANDA XEREZ é FERNANDAYEVA XEREZENKA, Rainha do Reino de Gorobixaba;

Poeta MOURA VIEIRA é FERNANDOVISKY MOURAYEV, Conde dos Abacaxis do Reino de Gorobixaba;

Poetisa FRANCIELLE CHIMERE é FRANCIELENKA PEREIRAYEVA, Estagiária de Política Adjunta do Reino de Gorobixaba;

Poetisa FRANCIS FRANÇA é FRANCISKOVA FRANCYEVA, Ministra da Gastronomia do Reino de Gorobixaba;

Poeta GAJOCOSTA é GAJOHAAS VON COST, Ministro da Confusão do Reino de Gorobixaba;

Poetisa HELENA B é HELENAYEVA BLAVATSKINSKY Ministra da Filosofia do Reino de Gorobixaba;

Poetisa HELENAOTA é HELENIKOVA OTAYEVA, Condessa de Gorobixaba (sumiu);

Poetisa HERMÍNIA ROHEN é HERMINOVA ROHENINSKY, Repórter de “O MEXERICO” jornal oficial do Reino de Gorobixaba;

Poetisa HULL DE LA FUENTE é HULLDELAZINSKY FUENTYEVA, Ministra das Trovas do Reino de Gorobixaba;

Poeta EDILSON BIOL é DYLSENKO BIOLOV, Ministro da Pesca do Reino de Gorobixaba;

Poeta FACURI é LUISENKO FACURINSKY, Ministro do Silêncio do Reino de Gorobixaba;

Poeta GDANTAS é GILBERTOV DANTASENKO, Ministro Vinagreiro do Reino de Gorobixaba;

Poeta GILDO OLIVEIRA é GILDONOV OLIVEIRENSKY, Feiticeiro da Corte do Reino de Gorobixaba;

Poetisa IRLENE CHAGAS é IRLENIKOVA CHAGASYEVA, Ministra da Cultura do Reino de Gorobixaba;

Poetisa IVA MARIA é PREMAYEVA EVANIKOVA, Marquesa de Santos do Reino de Gorobixaba;

Poeta JCOELHO é JOSENKO COELHINSKY, Embaixador do Reino de Gorobixaba em Portugal;

Poetisa JUCIARA BRITO é JUCIARIKOVA BRITAYEVA, Secretária da Educação do Reino de Gorobixaba;

Poetisa KARLA BELONNIA CATAO é KARLANIKOVA BELLONIEVA, Ministra da Criança e da Juventude do Reino de Gorobixaba (afastou-se por livre escolha);

Poetisa LOBAVAMPIRA é LOBAYEVA VAMPIRANIKOVA, Bruxa do Bem do Reino de Gorobixaba;

Poeta MAURILIO GABALDI é MAURILIOVISKY GABALDIZENKO, Embaixador do Reino de Gorobixaba em Sírius;

Poeta MAYCON CRISPIM é MAYCONENKO CRISPIMNESJY, Ministro das Finanças do Reino de Gorobixaba;

Poetisa MI GUERRA é MIKAYLLA GUERRENKA, Jornalista Oficial do Reino de Gorobixaba;

Poeta NEANDERTHAL é NEANDERINSKY THALENKO, Adido Diplomático do Reino de Gorobixaba Junto a ONU;

Poetisa NINA COSTA é NINAYEVA COSTAZENKA, Ministra da Diversão e da Alegria do Reino de Gorobixaba;

Poetisa NOSTRADAMA é NOSTRAYEVA DAMANIKOVA, Embaixatriz na Alemanha, do Reino de Gorobixaba;

Poetisa PATRÍCIA CATTANI é PATRICIANOVA CATTANINSKY, Ministra do Meio Ambiente do Reino de Gorobixaba;

Poeta PEDRO CAMPOS é PIOTR CAMPOSOV, Ministro das Relações Exteriores do Reino de Gorobixaba;

Poetisa PREMA é EVANIKOVA PRIMEIRA, ex-rainha do Reino de Gorobixaba (abdicou-se por problemas pessoais;

Poetisa IVA MARIA é PREMAYEVA EVANIKOVA, Marquesa de Santos do Reino de Gorobixaba;

Poetisa RAY NASCIMENTO é RAYEVA PEGORAROVISKY, Ministra da Saudade do Reino de Gorobixaba;

Poetisa ESTRELA RADIANTE é REGINOVA GODANINSKY, Ministra da Esperança do Reino de Gorobixaba;

Poetisa REJANE CHICA é REJANIKOVA CHICAYEVA, Ministra do Planejamento do Reino de Gorobixaba;

Poeta RICARDO VICHINSKY é RICARDÓVISK VICHINSKÓVSKY, Diretor do "HOSPIGO" Hospital Psiquiátrico do Reino de Gorobixaba (afastou-se por livre escolha);

Poetisa OLIVEIRA ROSA é ROSINHYEVA OLIVEIRENSKY, Ministra da Amizade e das Crianças do Reino de Gorobixaba;

Poetisa CRISTAL é SANDRAZOVA CRISTINYEVA, Ministra do Meio Ambiente do Reino de Gorobixaba;

Poeta SEMINALE é SEMINALENKO SANTOSOV, Ministro Sexólogo do Reino de Gorobixaba;

Poetisa SIMONE MOREIRA é SIMONESKA MOREIRINSKY, Ministra dos Devaneios do Reino de Gorobixaba;

Poetisa SU AQUINO é SUENKA AQUINOVA, Ministra da Moda do Reino de Gorobixaba;

Poetisa SUSIBACKES é SUSYEVA BACKESOVA, Ministra Sexóloga do Reino de Gorobixaba;

Poetisa SUZANA HEEMANN é SUZANIKOVA HEEMANINSKY, Secretária da Saúde do Reino de Gorobixaba;

Poetisa VANA FRAGA é VANAYEVA FRAGAZOVA, Poetisa Mor do Reino de Gorobixaba;

Poetisa VERALIS é VERAYEVA LUCENKA, Ministra do Direito a Liberdade do Reino de Gorobixaba;

Poetisa VERITA é VERANIKOVA CAZAYEVA, Ministra da Solidariedade do Reino de Gorobixaba (afastou-se para estudar);

SÚDITOS À REVELIA DAS NORMAS

ANTONIEK DIMITROV, Marquês do Rio Azul do Reino de Gorobixaba.

ARDILOZAYEVA MUTRETENKA, Advogada do Reino de Gorobixaba.

DOM JUAN “O DONZELO” do Reino de Gorobixaba.

DUNGUINSKY BOBENSKO, Bobo da Corte de Gorobixaba

LINDEZOVA BELAYEVA, Ministra da Beleza do Reino de Gorobixaba.

OBEZINSKY DUENTOVISKY, Ministro da Saúde do Reino de Gorobixaba.

PINELENKO FREUDEZINSKY, Interno do HOSPIGO – Hospital Psiquiátrico de Gorobixaba.

SÚDITOS DE HONRA

MARIANAYEVA MENEZEVINSKY, Condessa do Reino de NÁRNIA, hospede do Reino de Gorobixaba.

CAIONOVICCI MENEZEVINSKY, Conde do Reino de NÁRNIA, hospede do Reino de Gorobixaba.

OTAVINSKY ANTONOV ALEIXENKO, Valetinho da Rainha do Reino de Gorobixaba.

SÚDITOS ETERNOS (in memoriam)

Poeta EURÍPEDES BARBOSA é EURÍPEDESENKO BARBOSYNSKY, Investigador Criminal do Reino de Gorobixaba (que Deus o tenha);

Poetisa MARLLENE BORGES BRAGA é LAURA ANDALUZ, Cigana do Reino de Gorobixaba (que Deus a tenha);

Poeta GDANTAS é GILBERTOV DANTASENKO, Ministro Vinagreiro do Reino de Gorobixaba (que Deus o tenha);

PERSONAGENS SECUNDÁRIOS

Abade BENTO DEZOITO irmão de Bento Dezenov

ALEIXENKA SÉTIMA, mãe de Sir ALEIXENKO OITAVO;

Beato EDIR MAISCEDO, MOLUSCO: pacientes do HOSPIGO - Hospital Psiquiátrico de Gorobixaba;

BERNYASKO BONNERENSKY: Intérprete Oficial do Reino;

DIVINAYEVA ALEIXENKO III: (Irmã de sangue) do Primeiro Ministro ALEIXENKO OITAVO;

Frei SAFADOV TERCEIRO: Superior da ordem do MOFIGO = Mosteiro Frei Izídio de Gorobixaba

GREGÓRIO RASPUTIN: rabino da igreja judaica do Reino de Gorobixaba;

IMACULADA, a noviça do COCAREGO = Convento das Carmelitas do Reino de Gorobixaba;

IMACULADO, a noviço do COCAREGO = Convento das Carmelitas do Reino de Gorobixaba;

Irmã CLOTILDYEVA, freira do COCAREGO = Convento das Carmelitas do Reino de Gorobixaba;

LADY BUTHERFLY: cadelinha da Rainha do Reino de Gorobixaba (fictícia);

MALOVISKY ALEIXENKO BECKESOVO, filho de 4 anos do casal “ALEIXENKO e SUSYEVA”

MARYEVA EDUARDOZOVA: Sobrinha-neta do Primeiro Ministro ALEIXENKO OITAVO (de sangue);

MARYSKOVA BACKESOVA: mãe de SUSYEVA BACKESOVA;

Monge SYZKU NOWKU

Monsenhor BENTO DEZENOV padre efetivo de Gorobixaba.

Princesa PROCARIOTA PREMYEVA: "a bactéria” (fictícia);

STHEPANY VINSKY e BRIGITHE GOGITHE: enfermeiras do HOSPIGO - Hospital Psiquiátrico de Gorobixaba;

SUSYEVITA, filha caçula de SUSYEVA BACKESOVA e Sir ALEIXENKO OITAVO;

SUZENKO OITAVINSKY: filho primogênito de ALEIXENKO OITAVO e SUSYEVA BACKESOVA;

TARADÂNIA PUTAYEVA: enfermeira chefe do HOSPIGO - Hospital Psiquiátrico de Gorobixaba;

TARADAYEVA BACKESOVA filha de 18 anos de SUSYEVA BACKESOVA;

TEREZAYEVA KAWKUTOVA, madre superiora do COCAREGO = Convento das Carmelitas do Reino de Gorobixaba

TERRANENKO SOLONINSKY: Agrônomo do Reino de Gorobixaba;

XERETOV KURIOZINSKY: Detetive do Reino de Gorobixaba

PERSONAGENS FICTÍCIOS masculinos:

PSICOMÉLICO, RAIMUNDO JR, TOTAL e TOTOL; DOIDIVÂNIO; HAXADO PEDRIDO; BROXILDO; LULO; NORMALYSSON; PINELENKO; PRIAPIKOVISKY; SONSILDO; SALVELINDO.

PERSONAGENS FICTÍCIOS femininos:

ALENIKOVA; BARTIRANIKOVA; BATE-SEBA; BAYOKA; CARMINIKOVA; BROXILDA; DALLIKOVA; DOIDIVÂNIA; ESPERTÂNIA, FIONIKOVA; PERPÉSTUMA; PINELENKA; SUSSUARANA e SONSILDA.

SIGLAS IMPORTANTES EM GOROBIXABA

(*P*F*) = “Povum Fraternuns” Selo real do Reino de Gorobixaba

ACAFIGO = Academia Fitness de Gorobixaba

AGOSA = Ateliê Gorobixabano Suenka Aquinova

ASIGO = Asilo de Gorobixaba

BADEGO = Banco de Desenvolvimento de Gorobixaba

BAMDEGO = Bombeiros de Gorobixaba

BAMUNDEGO = Banda Municipal de Gorobixaba

BOREGO = Boate Rendez-vous de Gorobixaba

BUCEPIGO = Boteco de Cerveja e Pinga de Gorobixaba

CAMELOGO = Camelódromo de Gorobixaba

CAGO = Companhia Aérea de Gorobixaba

CAGROGO = Casa Agropecuária de Gorobixaba

CAMUGO = Câmara Municipal de Gorobixaba

CARRECIGO = Cartório de Registro Civil de Gorobixaba

CARREFUGO = Carrefour de Gorobixaba

CASTELO BUKINKANGA = Castelo real de Gorobixaba

CEGO = Caixa Econômica de Gorobixaba

CEMUREGO = Cemitério Municipal do Reino de Gorobixaba

CETRAQUEGO = Centro de Tratamento de Queimaduras de Gorobixaba

CINEREGO = Cinema do Reino de Gorobixaba;

CLIVEGO = Clínica Veterinária de Gorobixaba

CLUFOGO = Clube de Fofoca de Gorobixaba

CLUGOLREGO = Clube de Golfe do Reino de Gorobixaba

CLUMUGO = Clube das Mulheres de Gorobixaba

COCAREGO = Convento das Carmelitas do Reino de Gorobixaba

COFEGO = Conselho de Feiticeiros de Gorobixaba

COMEGO = Conselho de Medicina de Gorobixaba

COMIGO = Colégio Militar de Gorobixaba

CONFRAGO = Convento Franciscano de Gorobixaba

CONGREGOPE = Congresso Gorobixabense de Pediatria

CORGO = Correios do Reino de Gorobixaba

COREGO = Coral Real de Gorobixaba

COSEMISGO = Consultório Sexual da Ministra Sexóloga de Gorobixaba

CUDOMUNDO = Centro Universitário Doutor Munjinski Dobrowisky

DETRANGO = Detran de Gorobixaba

DIAGO = Diabo em Gorobixaba (não demoníaco)

ECETREGO = Estação Central de Trem de Gorobixaba

EMENGO = Empresa de Engenharia de Gorobixaba

ESSEGO = Escola Secundarista de Gorobixaba

ESMUREGO = Escola Municipal do Reino de Gorobixaba

FACOELAGO = Faculdade de Ciências Ocultas e Letras Apagadas de GObixaba

FADIGO = Faculdade de Direito de Gorobixaba

FAPIPIGO = Faculdade de Psicologia e Psiquiatria de Gorobixaba

FAPOGO = Fábrica de Porranenhuma de Gorobixaba

FARMAGO = Farmácia de Gorobixaba

FAVEROGO = Fábrica de Velas Eróticas de Gorobixaba

FOTOSHOGO = Fotoshop de Gorobixaba (Estúdio fotográfico)

FUMUGO = Funerária Municipal de Gorobixaba

GOROBALTAR = Altar da Igreja de Gorobixaba (para todas as religiões)

GOROBISA = Cartão de Crédito de Gorobixaba

GOROBISTÁDIO = Estádio Olímpico de Gorobixaba

GOROBISHOPING = Shopping de Novidades de Gorobixaba

GOXA = Moeda de Gorobixaba (equivale a 3,33 euros) (símbolo Gx$)

HAGO = Hospital de Acidentados de Gorobixaba

HEGO = Hospital Ergométrico de Gorobixaba

HOSAGO = Hotel Samambaia se Gorobixaba

HOSPIGO = Hospital Psiquiátrico de Gorobixaba

IGRAGOGO = Igreja de Arrecadação de Goxas de Gorobixaba

IPTUGO = Imposto Predial Territorial Urbano de Gorobixaba

ISR = Imposto Sem Renda em Gorobixaba

LACLIGO = Laboratório de Análises Clínicas de Gorobixaba

LAMEGO = Lagoa Maryeva Eduardazova de Gorobixaba

LAMURIGO = Lanchonete Municipal dos Ricos de Gorobixaba

LIPAGO = Livraria e Papelaria de Gorobixaba

MAPUGO = Maternidade das Putas de Gorobixaba

MASTERCARDGORO = Master Card de Gorobixaba

MEXERICO = Jornal Diário de Gorobixaba

MICMUGO – Mictório Municipal de Gorobixaba

MOFIGO – Mosteiro Frei Izídio de Gorobixaba

MOGAL = Movimento Gorobixabense de Alfabetização

MOMUGO = Motel Municipal de Gorobixaba

MONTI DI MERDI = Aeroporto de Gorobixaba

MOFIGO – Mosteiro Frei Izídio de Gorobixaba

OAG = Ordem dos Advogados de Gorobixaba

PAIGO = Parque Agro Industrial de Gorobixaba

PALÁCIO PENKAGO = Sede administrativa de Gorobixaba

PAREGO = Parque do Reino de Gorobixaba

PASNUREGO = Paróquia São Nunca do Reino de Gorobixaba

PEMUGO = Peixaria Municipal de Gorobixaba

PERIGO = Presídio Escola de Recuperação de Infratores de Gorobixaba

PETSMUGO = Pet shop Municipal de Gorobixaba

PRAGAGO = Praia do Galo de Gorobixaba

PRAPEGO = Praia dos Peladões de Gorobixaba

PREMUGO = Prefeitura Municipal de Gorobixaba

PROCONGO = PROCON de Gorobixaba

PUMUGO = Puteiro Municipal de Gorobixaba

RENOGO = Residencial dos Nobres de Gorobixaba

RESMUNGO = Restaurante Municipal de Gorobixaba

RIO TYETEVISKY = Rio piscoso do Reino de Gorobixaba

RODAR A GOROBIXABANA = Rodar a baiana

SABEMUGO = Salão de Beleza Municipal de Gorobixaba

SAMIGO = Salão dos Milagres de Gorobixaba

SEPROCONGO = Serviço de Proteção ao Consumidor de Gorobixaba

SGC = Suprema Corte de Gorobixaba

SEGOX = Sedex de Gorobixaba

SHOBUGO = Shopping de Bugigangas de Gorobixaba

SÚ DI MONTI = Aeroporto Particular de SUSYEVA BACKESOVA

SUTRIJUGO = Superior Tribunal de Justiça de Gorobixaba

TACIGO = Tabelionato Civil de Gorobixaba

TEAMUGO = Teatro Municipal de Gorobixaba

TEMERGO = Terreiro de Macumba de Encruzilhada Retangular de Gorobixaba

TIJUGO = Tribunal de Justiça de Gorobixaba

TOSAGO = Torcida Organizada do Santos de Gorobixaba

TRANSNEGO = Transporte por Neurônio de Gorobixaba

UVASOGO = Universidade Vale Só Beleza de Gorobixaba

VIPAGO - Viação Pau de Arara de Gorobixaba

ZOOGO = Zoológico de Gorobixaba

A LÍNGUA DO REINO DE GOROBIXABA

goA goLÍNgoGUA goDO goREIgoNO goDE goGOgoROgoBIgoXAgoBA

GOCoGOmo GOnão GOpoGOdeGOriGOa GOdeiGOxar GOde GOser, GOGoGOroGObiGOxaGOba GOtem GOuGOma GOlínGOgua GOoGOfiGOciGOal, GOfaGOlaGOda GOem GOtoGOdo GOo goREgoIgoNO goDE goGOgoROgoBIgoXAgoBA; GOe GOpor GOtoGOdo GOgoGOroGObiGOxaGObenGOse, GOonGOde GOquer GOque GOesGOteGOja.

GOÉ GOtão GOsoGOmenGOte GOuGOma GOlínGOgua GOdeGOriGOvaGOda, GOou GOmeGOlhor, GOé GOuGOma GOpGOseuGOdo GOlínGOgua. GONo GOenGOtanGOto GOpoGOde GOser GOfaGOlaGOda GOe/GOou GOesGOcriGOta GOuGOsanGOdo GOa GOesGOtruGOtuGOra GOde GOqualGOquer GOouGOtra GOlínGOgua, GOaGOcresGOcenGOtanGOdo GOa GOsíGOlaGOba “goGO” GOanGOtes GOda GOsíGOlaGOba GOda GOlínGOgua GOa GOser GOfaGOlaGOda. (GOexGOceGOção GOaos GOnúGOmeGOros GOesGOcriGOtos GOem GOalGOgaGOrisGOmos, GOpoGOrém GOaGOpliGOcáGOvel GOquanGOdo GOesGOcriGOtos GOpor GOexGOtenGOso). GOCoGOmo GOexGOpresGOso GOaGOqui GOnesGOte GOtexGOto.

GOQuanGOdo GOaGOfirGOmo GOtoGOdas GOas GOouGOtras GOlínGOguas, GOasGOsim GOé.

GOO GOchiGOnês (GOmanGOdaGOrim) GOé GOfaGOlaGOdo GOpor 1,7 GObiGOlhões GOde GOfaGOlanGOtes; GOo GOinGOglês GOé GOfaGOlaGOdo GOpor 730 GOmiGOlhões GOde GOhuGOmaGOnos... GOo GOporGOtuGOguês GOpor 250 GOmiGOlhões...

GOO GOgoGOroGObiGOxaGObês GOnão GOcheGOga GOa GOtanGOto, GOmas GOtem GOlá GOsuGOa GOreGOpreGOsenGOtaGOtiGOviGOdaGOde; GOe GOnós GOos GOgoGOroGObiGOxaGObenGOses GOmuGOiGOto GOnos GOorGOguGOlhaGOmos.

TRADUÇÃO:

A LÍNGUA DO REINO DE GOROBIXABA

Como não poderia deixar de ser, Gorobixaba tem uma língua oficial, falada em todo o reino e por todo gorobixabense, onde quer que esteja.

É tão somente uma língua derivada, ou melhor, é uma pseudo língua. No entanto pode ser falada e/ou escrita usando a estrutura de qualquer outra língua, acrescentando a sílaba “GO” antes da sílaba da língua a ser falada. (exceção aos números escritos em algarismos, porém aplicável quando escritos por extenso). Como expresso aqui neste texto.

Quando afirmo todas as outras línguas, assim é.

O chinês (mandarim) é falado por 1,7 bilhões de falantes; o inglês é falado por 730 milhões de humanos... o português por 250 milhões...

O gorobixabês não chega a tanto, mas tem lá sua representatividade; e nós os gorobixabenses muito nos orgulhamos.

O HINO DE GOROBIXABA

Do ovo primevo filha sem igual

Da ficção vieste a ser real

A ti redemos honras no graal

Súditos e meros coadjuvantes no geral

Gorobixaba! Gorobixaba! Gorobixaba!

Seara do sorriso que não se acaba!

Reino da utopia: saudamos-te com hosanas!

Terra da alegria: reverenciamos-te com hosanas!

Pedaço da bondade: agradecemos-te com hosanas!

Recanto de hilaridade: a ti sorrimos com hosanas!

Gorobixaba! Gorobixaba! Gorobixaba!

Seara do sorriso que não se acaba!

És monarquia com brasão de rainha

Jamais serás ditadura ó mente minha

Ó abraço! ó berço! ó pátria! ó magia!

Defensora da liberdade e da alegria

Gorobixaba! Gorobixaba! Gorobixaba!

Seara do sorriso que não se acaba!

És uma palavra de significado paradoxal

Irrelevante no contexto sazonal

O que conta é o conceito da moral

Na glória do bem sobre o mal

Gorobixaba! Gorobixaba! Gorobixaba!

Seara do sorriso que não se acaba!

Seus maduros neurônios canibais

Sua essência vivificadora nos faz imortais

Seus personagens mambembes, mas originais

Muitos inclusive são animais

Gorobixaba! Gorobixaba! Gorobixaba!

Seara do sorriso que não se acaba!

Oh! DEUS salve o Primeiro Ministro de cair

Oh! DEUS salve a rainha e o reino de ruir!

Gorobixaba! Gorobixaba! Gorobixaba!

Seara do sorriso que não se acaba!

N. B. Este hino não tem melodia específica, cada gorobixabense canta no tom e no ritmo que quiser. Aqui o que menos conta é a música; cada um canta como melhor lhe apraz, como súdito do reino de Gorobixaba.

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 01/05/2011
Reeditado em 14/09/2016
Código do texto: T2942686
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.