Esta é a Casa aonde eu nasci! Fica na Rua da Igreja


- Silvino dos Santos Potêncio é natural da Aldeia de Caravelas no Concelho de Mirandela – Trás-Os-Montes - Portugal, nascido aos 04 de Novembro de 1948.
-É Autor de “Curriças de Caravelas - TROVAS COMENTADAS” como sendo este trabalho uma colectânea de vários poemas em forma de trovas e quadras comentadas sobre os usos e costumes da Aldeia típica Transmontana. Porém, o livro está só parcialmente publicado em forma de textos avulsos. - Dentro deste mesmo estilo literário, prosa poética, o Autor tem também dezenas de crônicas virtuais, na maioria publicadas sob o Título genérico de “Crônicas da Emigração - Catramonzeladas Literárias” (são aproximados 140 títulos em forma de sátira ou crítica literária na maioria com temas humorísticos).
A primeira obra foi escrita foi um livro de poemas durante os primeiros anos de permanência em Angola - POEMAS DE ANGOLA - com o título original de;  “Eu o Pensamento e a Rima”!... editado no início dos anos 70 do século XX em Luanda - Angola.
É Autor de crônicas virtuais diversas sob o título genérico de “OS NÏZCAROS” já reunidas em Livro e também parcialmente publicadas no Blog do mesmo nome (http://osnizcaros.blog.pt). Outro trabalho escrito foi também o Livro "OS GAMBUZINOS". Isto também foi publicado em Blog (http://osgambuzinos.blog.com) e aqui reunidas, está uma nova série de crônicas virtuais sob o título de “Os Gambuzinos” (estas obras estão ainda em andamento para publicação em tempo oportuno) por analogia critica à classe socio-politica em Portugal e alguns Artigos de Opinião actualizados esporádicamente .
- O Blog "CRÔNICAS DA EMIGRAÇÃO" no subtítulo - 0S GAMBUZINOS - reune cerca de 300 textos no estilo sátira humoristica,  num volume de mais 1000 páginas tem agora publicado o primeiro Volume que pode ser comprado via Internet (livro escrito e impresso ou apenas o PDF original) 

– Em construção está também um pequeno livro de histórias caricatas e/ou relatos de situações inusitadas, muitas das quais vividas de perto directa ou indirectamente pelo autor sob o título “Estórias de Um Caixeiro Viajante”.
- O Livro " O Código Dá VintchCinco de Abriu-looooo!..." é uma colectânea de documentos e textos, depoimentos escritos, e alguns audios com reportagens de época, transcritas dos próprios autores participantes directos e indirectos. Práticamente todos os textos são alusivos ao evento do 25 de Abril de 1974 em Portugal.
De alguma forma, este livro continua ainda, em formação permanente, e tem alguns trechos publicados nos meus outros espaços virtuais  eventualmente aqui embaixo mencionados.
- O Livro "POESIAS SOLTAS" é uma colectânea cujo Volume I será lançado em breve na forma tradicional além da leitura virtual em PDF emoldurado.
O Autor é  (ou foi) também Membro activo das seguintes páginas da Lusofonia:
* Portal CEN - CA ESTAMOS NOS - Dr Carlos Leite Ribeiro (Delegado em Natal/Brasil) - Portugal
* "Varanda das Estrelicias" - Escritor, Poeta, Crítico Literário Coronel Joaquim Evonio (Portugal) já falecido. 
* Noticias da Lusofonia - Escritora e Poetisa Brasileira Ceicinha Camara ( actualmente Emigrante em Portugal)
* Outras e Outras - Uma página social da Escritora e Poetisa Lucia Helena (Brasil) - já falecida. 
* Kimbo de Angola Feiticeira - Escritora Delay (Portugal)
* Portugal Lusofono - Escritor Paulo Felizardo (Portugal)
* Movimiento Poetas del Mundo - Escritor Poeta Luiz Arias Manzo. (Chile)
* Grupo Stamtisch - Medico Escritor Poeta Luiz Eduardo Caminha (Brasil) - Já falecido.  
* Jornal POVO DE PORTUGAL - Jornalista Paulino Fernandes (Lisboa) 
* JORNAL de OLEIROS (Portugal)
* PORTUGAL CLUB - ONG do Emigrante Casimiro Rodrigues (Brasil) - desactivado. 
* Grupo AMIGOS DE MANICA E SOFALA (Portugal)
* Grupo Amigos de Moçambique (MGM = Memoria e Gentes de Moçambique)
+ Página no Youtube. 
+ Página no Face Book.
+ Página no LinkedIn.
+ Página no Clube de Autores.
+ Site do Escritor aqui no RL - www.silvinopotencio.net 

- Actualmente, reside em Natal (Rio Grande do Norte – Brasil)  - E tem por actividade profissional principal a Consultoria de Mercados Internacionais, onde faz trabalhos para empresas de Turismo, Investimentos e Comércio de Importação e Exportação, na condição de Consultor Autônomo.

 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 21/05/2011
Reeditado em 27/02/2020
Código do texto: T2983738
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.