MEU NOME COLOCOU-ME NOS TRILHOS

Lúcia Regina Corrêa

Em 08 de maio de 1963 nascia em um pequeno lugar chamado Domingos Martins ES, uma menina indomável. Trazendo no sangue um pouco de cada raça. Índio, negro, português e alemão. Pelo gênio e comportamento o sangue de índio sempre falou mais alto. E com muito orgulho porque o índio não se dobra fácil, a prova disso é que mataram muitos por não conseguir escravizar. Como diziam os impacientes da família, só matando... Tenho muito dessa resistência.

Meu pai foi quem me deu o nome e quando cheguei à adolescência resolvi querer explicação sobre a escolha por que não estava de acordo com o nome. Claro, coisa da idade.
O velho muito sábio, com toda paciência me disse que não era um nome comum como eu pensava. Havia um significado e o tempo faria entender e gostar do nome.

Então disse ele: Lúcia significa luz, e a luz te acompanhará sempre. E Regina significa rainha. A junção dos nomes traçará o seu caminho, o resto, o tempo lhe dará todas as explicações.
Gostei da explicação e pensei, rainha da luz... Só pode ser bom mesmo. Fiquei totalmente envaidecida com o nome. Minha primeira experiência solo foi no convento, entrei para vida religiosa com o desejo puro de ser luz por onde passasse. Até bater de frente com a hipocrisia...

Aos poucos a dura realidade foi eliminando um pouco da inocência e me obrigando a amadurecer rapidamente. Iniciei a profissão de enfermagem e a dura missão de servir. Fui aprendendo a fazer escolhas, sem nunca esquecer o “peso” do significado do meu nome.
Mais adiante, renunciei a vida religiosa, casei e segui a profissão de enfermagem, tempos depois formei em psicologia sem abandonar a profissão anterior.

O que meu pai falou parecia se cumprir ao longo do tempo, também pelo o que eu ouvia das pessoas. Sempre temente a Deus e fiel aos ensinamentos de casa. Quantas renúncias em nome do Amor Maior! Muitas verteram sangue... Mas Deus estava sempre ao meu lado secando o suor como também contendo o sangue das feridas abertas. Atualmente, ainda não velha, rsrs mas com grande experiência de vida, sigo tranquila mas não acomodada.

Gosto da liberdade de pensamento, por isso toda arte me encanta. Não gosto da hipocrisia, das falsas organizações em nome do social para defender os próprios interesses e reduzir o ser humano a um cativeiro. Por vezes, traçam metas de interesse próprio que agrada o sistema, mas não contribui para conscientização de massa. E com isso mantém a ignorância ainda maior.

Como tenho espírito de águia, praticamente é impossível ter eu cativa, como se têm uma galinha que se contenta com o punhado de milho todos os dias...

Lapidada e satisfeita com minhas escolhas e tudo que precisei renunciar, sou mãe de dois filhos já casados e vovó de um casal de netos, ainda pequeninos. Trabalho na área da saúde, enfermagem e psicologia, Minha vida é uma entrega a cada dia, incondicional. Por questão de ideologia, tudo em favor do necessitado, desvalido e com a vida ameaçada. Sou funcionária pública, mas a minha opção de vida é de ouvir, acolher, orientar, aliviar as dores, tratar... E isso está acima de qualquer coisa no meu dia a dia. Tendo que contrariar muitas idéias egoístas que se encontram no meio do trabalho.

Levo comigo o compromisso de ser sempre luz por onde passo. Nunca consegui tirar do meu coração aquela explicação do meu pai na minha fase rebelde da adolescência. Ele vive e tem 78 anos, ainda recebo conselhos e faço os pacotinhos e guardo no coração, poderão me servir lá na frente, como tantos já serviram.

Sou assim, simples como uma pomba e prudente como uma serpente. Transgressora por natureza. Minha história daria um livro com muitas páginas... Apenas pequenas pinceladas na tela do que sou, é isso aí.

Beijo e Paz a Todos.

NATIVA
Enviado por NATIVA em 25/06/2011
Reeditado em 28/09/2013
Código do texto: T3055831
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.