Lucas Gomes Arcanjo

Lucas Gomes Arcanjo, Maçom, Rotariano, casado, Pai de dois filhos, Miguel e Júlia, Professor na Academia de Policia de Minas Gerais, Investigador de Policia, Responsável pelo Setor de Verificação de Originalidade do DRV/DETRAN/MG, onde criou o “POD” (procedimento operacional padrão), utilizado pela PRODEMGE, em todo estado, hoje permitindo o atendimento de mais de 150 pessoas/dia em Belo Horizonte, autodidata, pesquisador de história do automóvel no século XX, escrevendo duas obras a respeito, (“Tratado Técnico- específico de identificação de veículos, de 637 páginas e “Contexto histórico de identificação de veículos”, de 339 páginas.Compêndios estes , utilizados regularmente pelos peritos do instituto de Criminalística de Minas Gerais, referência em todo território nacional.

Suas pesquisas foram utilizadas pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na presidência do excelentíssimo Deputado-Presidente da comissão de Direitos Humanos – Sr. Durval Ângelo de Andrade junto à Promotoria contra o crime Organizado do Ministério Público de Minas Gerais na apuração de fraudes que levaram ao afastamento de várias autoridades relacionadas em 2002,2003,2004,2005 resultando em retaliações e perseguições.

Em 2006, Lucas sofre um atentado a bala que deixou-o portador de necessidades especiais. Seus trabalhos junto ao Ministério Público culminaram em modificações no Sistema Nacional de Registro de veículos. Denuncias de que o Corregedor Geral de Policia e o Diretor Geral do Departamento de Trânsito estavam envolvidos com grilagem de terra e a suspeita de que o Chefe de Policia estava diretamente ligado aos fatos e aos envolvidos e finalmente a cobertura da imprensa, levaram ao afastamento dos mesmos.

Um a um, os promotores foram deixando a investigação e os processos contra os acusados foram “esfriando”, a testemunha chave fora assassinada, porém com a atenção da mídia alguns permaneceram afastados, mas infelizmente outros continuaram no poder e até foram promovidos. Neste interregno, Lucas fora sendo transferido de município em município de departamento para departamento. Em 30 de abril de 2006, no dia de seu aniversário, fora tocaiado e alvejado em sua própria casa, com seu filho de quatro meses sob a mira de um revolver, tendo passado meses na UTI e outros em Recuperação. Posteriormente, foi diretor do Sindicato dos servidores da Policia Civil (SINDIPOL) tendo sido perseguido ao tentar criar o instituto de recuperação para policias dependentes químicos(IRPPDQ), sofrendo novo atentado.

Representante emérito do sindicato na Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, estudante de Física pela UFMG, de Direito Pela Faculdade de Direito Newton Paiva, membro do grupo de estudos de direito internacional, veio a processar a própria Faculdade por violações aos direitos individuais e fundamentais. Lucas teve uma infância modesta, uma atuação escolar sempre cercada de elogios, considerado prodígio. De ascendência negra e humilde, teve uma fase adulta cercada de preconceitos e perseguições.

Atualmente, professor e Membro do corpo docente da Academia de Policia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL), “Chefe” de setor no DETRAN/MG, hoje lança este livro como uma redenção ao espírito vivo de Deus que o manteve vivo para conhecer a verdade, pois a verdade liberta. Silenciado pelo sistema, porém trabalhando para melhorá-lo, modestamente e dentro dos limites de segurança.

Escritor com três livros publicados e mais seis em processo de finalização, Pesquisador de línguas estrangeiras e culturas antigas, tendo viajado para vários países em busca da verdade que foi perdida pelo homem na busca incessante pela justiça, cerceada por conspirações e corrupções que transformaram o ordenamento jurídico em máquina de fazer dinheiro e vítimas. Alfabetizado em [árabe,francês,russo, mandarim, japonês, italiano, inglês e hebraico], especializando-se em hebraico bíblico e árabe clássico.

Lucas de Arcanjo
Enviado por Lucas de Arcanjo em 06/08/2011
Reeditado em 03/12/2011
Código do texto: T3144047