MATEMÁTICA / PEDAGOGA / JORNALISTA

Aniversário - 25 de janeiro




Marina Bruna, graduada em Matemática pela PUC/SP; em Pedagogia  pela “Carlos Pasquale” e em Jornalismo pela “Cásper Líbero”.

exerceu o Magistério como professora concursada em Escolas Estaduais e Municipais de São Paulo. Lecionou, também, em Escolas particulares. Hoje está aposentada dessas funções.

Uniu conceitos de áreas supostamente opostas, mas que resultaram em sua formação poética. Poetisa desde a adolescência, distingue-se como Trovadora, com mais de 500 trovas classificadas em concursos de âmbito nacional e internacional, entre as quais se incluem premiações em Portugal, Argentina e República Dominicana.

Faz parte da União Brasileira de Trovadores, onde foi agraciada com os troféus “Revelação” (1989); “Destaque” (1994) e os de Trovador mais premiado do ano (1999; 2001; 2004; 2005; 2007 e 2009).

Recebeu em 2007 o troféu “Lilinha Fernandes”, que a União Brasileira de Trovadores de Porto Alegre atribui ao Trovador mais premiado em concursos nacionais e internacionais do ano.

Publicou os livros: “Transparências” (poemas e trovas); “Cintilações” (trovas) e trabalhos em Jornais Literários, Antologias e Coletâneas poéticas. Proferiu várias palestras sobre Trovas em diversos espaços culturais de São Paulo, Santos, Niterói e outros.

É colaboradora da revista “Litteratrova”, de Taubaté, na qual mantém uma coluna mensal intitulada “Redondilhas”.
Além da Academia de Letras, Ciências e Artes da AFPESP, pertence às seguintes entidades culturais: Casa do Poeta “Lampião de Gás” de São Paulo; Movimento Poético Nacional; União Brasileira de Escritores; e “União Brasileira de Trovadores, seção São Paulo.

* * *

UBT
Enviado por UBT em 18/08/2011
Reeditado em 19/08/2011
Código do texto: T3167512
Classificação de conteúdo: seguro