AMARAL DESCENDÊNCIA REAL

Ramiro II de Leão, foi rei de Leão de 931 a 951. Filho de Ordonho II, foi o responsável pela coligação das forças de Navarra, Leão e Aragão contra os muçulmanos, tendo-os derrotado na batalha de Simancas (939). Esta vitória permitiu aos leoneses pela primeira vez consolidar a fronteira a sul da linha do vale do Douro.

Nos últimos anos do seu reinado não conseguiu impedir que a marca mais oriental do seu reino (Castela) se erigisse em condado independente, sob a direcção do conde Fernando Gonçalves, neto do rei Garcia I de Leão por via feminina.

Em 950 lançou nova expedição militar contra os mouros, tendo-os derrotado junto a Talavera de la Reina.

Ramiro II reveste-se ainda de particular importância para a história portuguesa - trata-se do primeiro rei a intitular-se (ainda que por breve período de tempo - entre 925, ainda em disputas com o primo Afonso IV e 931, um ano após a subida ao trono) de rei da terra portucalense - reconhecimento pleno da existência de uma terra portucalense, que já se vinha firmando desde 868, com a conquista de Vímara Peres e a formação da sua casa condal à frente dos destinos da mesma.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ramiro_II_de_Le%C3%A3o

Bê Hauff Witerman
Enviado por Bê Hauff Witerman em 09/01/2007
Código do texto: T341301