Mannoel Monteiro - A História de um Ex-Mórmon

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)

Meu nome é Girlanderson Mannoel Monteiro Rodrigues, provavelmente o único na face da terra com esse nome, sou conhecido como Gimmy e Mannoel. Fui mórmon durante sete anos da minha vida, mas hoje sou de Cristo Jesus, e agora pela primeira vez estou contando de forma mais detalhada o meu testemunho, para que Deus seja glorificado através do seu grande amor e por tudo o que ele fez por mim.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA E DA MINHA VIDA PESSOAL

Em Meados de 1997, meus pais estavam se divorciando e o clima dentro da minha casa era tenso, eu e as minhas duas irmãs passávamos por situações dificílimas de suportar, víamos nossos pais brigando todos os dias, talvez por eu ser o caçula me assustava muito mais em ver os pratos da cozinha sendo quebrados e ouvir uma discussão que parecia não ter fim. Meu único refúgio era a escola, era o único lugar que eu respirava a paz por algumas horas e me distraía com as brincadeiras do meu novo amigo Samuel Fiorentino (Grave esse nome), e foi justamente nesse período de tribulação que surgiram dois Élders da Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias e ensinaram sobre a Igreja mórmon para as minhas irmãs e elas em seguida foram batizadas, eu infelizmente era o próximo alvo.

Em 1998, meus pais se divorciaram oficialmente, mudei de escola e perdi o contato com o meu melhor amigo, parecia que nada poderia ficar pior, no entanto, nesse mesmo ano por um motivo desconhecido fiquei com um desvio no olho direito e tive que me submeter a uma cirurgia, porém graças a Deus deu tudo certo e voltei a ter uma vida social sem sofrer Bullying.

Esse foi o ano no qual eu me recordo de pela primeira vez ter ouvido falar da igreja mórmon, porém eu tinha sete anos e não podia ainda ser batizado, mas em 1999 não escapei da marcação cerrada que os élders fizeram em mim, toda semana recebia várias visitas de missionários diferentes, mas sempre que eles me perguntavam se eu desejava ou não ser batizado eu sempre respondia que não, porque mesmo que eu tivesse oito anos não queria me batizar apenas para agradar as minhas irmãs e além do que eu não queria compromisso com nenhuma igreja, especialmente nos domingos que era o dia do futebol com o meu pai. No entanto, desde criança acreditei em Jesus Cristo, tanto que certa vez após uma briga que meus pais tiveram eu orei ao senhor para que um dia meus pais parassem de brigar e pudéssemos viver em paz uns com os outros.

A minha mãe conta que certa vez ela estava preocupada e chorando na sala e eu me cheguei até ela e disse para ter fé, pois Pedro andou sobre as águas e afundou somente porque lhe faltou fé. Eu não me lembro quando isso aconteceu, mas lembro que desde de pequeno sempre acreditei em Jesus, mesmo que o único Jesus que eu conhecia era o da sessão da tarde e o das imagens nas capelas das igrejas católicas.

QUANDO TUDO COMEÇOU

“Meu povo sofre por falta de conhecimento” (Oséias 4:6)

Em 2002, na minha pré-adolescência, especificamente aos 11 anos voltei a receber palestras dos élders da igreja SUD, onde eles me ensinaram que a única igreja verdadeira na faça da terra era a Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias, pois era a única igreja que tinha a plenitude do evangelho que foi restaurado por Joseph Smith, eu não tinha como rebater aquelas afirmações que os élders me fizeram, pois me faltava o conhecimento da palavra de Deus.

Então acreditei fielmente nas palavras daqueles homens, mesmo não tendo ainda recebido uma resposta nas minhas orações sobre a igreja ser ou não verdadeira. Decidi acreditar na história de Smith e coloquei na minha cabeça de que se eu não tinha recebido a tal revelação sobre a igreja, a culpa era simplesmente minha por talvez não ter orado direito. Então em Novembro de 2002 fui batizado na igreja e dali em diante a minha vida não seria mais a mesma.

MINHA VIDA NA IGREJA MÓRMON

Após o meu batismo, fiz rapidamente amizade com muitos membros da Igreja, participei de acampamentos, fiz seminários e frequentava os bailes que a igreja promovia para os jovens. Pra mim a igreja era o paraíso naquela época. Nos dias de domingo, o dia que é designado para o guardarmos segundo a doutrina mórmon, eu aproveitava o dia para ler as escrituras da igreja, o livro de mórmon, doutrina e convênios, a perola de grande valor e ainda lia alguns livros adicionais como o nosso legado, o qual conta a história de Joseph Smith, e eu tentava cumprir as metas de um livro designado para os rapazes do sacerdócio Aarônico.

O único livro que eu não procurava ler na época era a bíblia, pois não havia muito incentivo dos lideres para lermos a bíblia, se é que havia algum incentivo. Portanto, dessa forma estava me preparando para ser um missionário futuramente, defendia com unhas e dentes as escrituras da Igreja SUD, certa vezes cheguei a discutir com um evangélico na rua tentando convencê-lo sobre a doutrina da igreja, e cada vez mais que me deparava com esse tipo de situação me empenhava mais ainda em aprender sobre o livro de mórmon e ter todas as respostas para rebater qualquer um que quisesse desafiar a minha fé.

Frequentemente e sempre dava testemunho de que a igreja era verdadeira, então convidei um grande amigo para visitar a igreja e esse meu amigo visitou a igreja durante 5 anos e nunca se batizou, a minha meta era convencê-lo de que a igreja era verdadeira, mas ele lia muito a bíblia e encontrava muitas contradições e vinha me questionar sobre elas, e o que mais me irritava era que mesmo estudando muito a doutrina da igreja ou perguntando a um líder, eu nunca recebia uma resposta e quando recebia não era convincente. Esse meu amigo, aceitou a Jesus e parou de frequentar a igreja dos mórmons.

Eu porém, continuava firme e forte mesmo cheio de dúvidas acreditava que no tempo certo tudo seria esclarecido, engano meu. A maioria dos mórmons vivem a vida toda com as mesmas perguntas que eu tinha na minha cabeça, mas estão presos pelo vínculo social da igreja, ou não tem coragem de questionar se a igreja é realmente verdadeira depois de tanto tempo dentro dela, já outros acreditam que essas dúvidas serão acabadas quando se tornarem deuses. Enfim, é sempre mais fácil e cômodo deixar as coisas como estão.

Os anos se passaram e eu cada vez mais estava apegado àquele lugar, às pessoas que lá estavam e as coisas que eram ensinadas até que eu fiz 18 anos, a idade tão esperada chegou, é hora de fazer missão, então resolvi orar a Deus para ele me dizer se eu já estava ou não preparado para fazer tal coisa e se era para eu realmente fazer a missão. Durante esse ano, creio que foi um dos anos que eu mais orei, e essas orações eu fiz em silêncio, em pensamento, apenas Deus e eu sabia o que se passava pela minha mente.

Nesse período de oração, mudei para um novo bairro e meses depois um rapaz bateu em minha porta e perguntou se eu lembrava dele, a principio eu não fazia idéia de quem poderia ser, fiquei até com medo de ser algum psicopata, mas ele se identificou e eu pude lembrar dele na minha infância, esse rapaz era o Samuel, depois de doze anos ele me reconheceu e o interessante é que a nossa amizade parecia que continuava a mesma e foi através dele que ouvi falar de Jesus como jamais havia ouvido falar.

E via nas suas atitudes o Cristo que ele pregava, e eu nunca tinha conhecido Jesus de forma tão maravilhosa e magnifica como estava conhecendo naquele momento, e era tão diferente do Jesus que conheci na doutrina dos mórmons que não havia como descrever o quanto era bom estar ao lado do verdadeiro Jesus Cristo que morreu por amor de mim, para me salvar e me libertar dos meus pecados e não simplesmente para me dar um corpo imortal.

A partir dai a minha dúvida não era mais sobre a missão, porém eu queria que Deus me falasse se eu deveria sair da igreja, porque eu não queria, pois tinha e ainda tem muita gente que eu amo ali dentro, eramos praticamente uma família, mas eu sabia que nada podia ser melhor do que o relacionamento que eu estava tendo com Jesus Cristo, então eu orei pedi a Deus que ele me trouxesse um motivo palpável de que eu deveria sair da Igreja, não queria sentir algo no coração, eu queria ter algo que eu pudesse tocar e ter certeza de que eu deveria sair de lá, dias depois meu amigo Samuel aparece na minha casa com um livreto que ele estava lendo sobre a doutrina dos mórmons, então fiquei com o livreto e nem tinha me tocado, mas ao passar das páginas senti dentro de mim uma voz bradando e dizendo que essa era a resposta palpável que eu havia pedido.

E na verdade, foi só a primeira e a menor de todas, pois não dá pra contar nas mãos todas as minhas experiências de confirmação de que a igreja SUD não é o meu lugar e com certeza não é o lugar de ninguém. O único lugar que devemos ficar é ao lado do nosso Senhor Jesus Cristo. Fui rebatizado nas águas em Novembro de 2010, oito anos depois de ter sido batizado na igreja mórmon, foi um dos melhores dias da minha vida como Cristão. E pude realizar outros sonhos por exemplo, meus pais hoje são amigos e vivem em harmonia, esse natal passei com eles e com o restante da minha família, inclusive com o meu padrasto que é Cristão e que se tornou muito amigo do meu pai.

Hoje testifico que somente a bíblia é a palavra de Deus, e que nunca foi alterada por isso jamais necessitou de ser restaurada. Se algum mórmon tiver duvida sobre isso ore a Deus ele certamente responderá. Mas, se não tiver fé o suficiente basta pesquisar sobre arqueologia bíblica, ou sobre os monges copistas. Então verá que a palavra de Deus é a mesma e digna de toda aceitação.

Mannoel Monteiro

Eternamente grato ao Senhor.

-----------------------------

Agradecemos ao Mannoel pela coragem de testemunhar, e assim auxiliar muitas vidas que se encontram mergulhadas em dúvidas e inquietações a respeito da doutrina mórmon.

Se você tem algum comentário a respeito desse relato, escreva para Rosaine: "semeadora777@gmail.com".

Se você também foi membro de "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias", e hoje tem um RELACIONAMENTO pessoal com o Senhor Jesus e o serve como ÚNICO SENHOR, escreva para o mesmo e-mail e compartilhe seu relato, pois ele pode ajudar muitas vidas a conhecer o Senhor JESUS como Ele é.

Rosaine Dalila
Enviado por Rosaine Dalila em 04/01/2012
Código do texto: T3422215
Classificação de conteúdo: seguro