William Morris

William Morris (1834 - 1896) principal fundador do Movimento das Artes e Ofícios britânico (Arts and Crafts) é reconhecido pela pintura em tecidos, papéis de parede e livros, também fora reconhecido por seus escritos poéticos.

Natural de Walthamstow, Morris era de família era rica. Cursou a Faculdade de Exeter, em Oxford, onde conheceu John Ruskin, Dante Gabriel Rossetti, Edward Burne-Jones, Ford Madox Brown, Philip Webb e sua esposa, Jane Burden.

Morris tinha o sonho de minimizar os custos na produção de objetos, porém, isso não acontecia. Ele mantinha essa expectativa pois, suas opiniões eram socialistas, as bases utópicas o levavam a pensar em uma vida na qual as pessoas ganham o objeto, somente por apreciá-lo. O movimento artístico o qual Morris e os outros tornaram famoso era contra a manufatura industrial barata de objetos decorativos e arquitetura.

Morris deixou Oxford, apesar de atraído pelas artes decorativas, passou a compor uma empresa de arquitetura. A partir da Casa Vermelha, a qual ele e Philip Webb fizeram para presentear sua esposa Jane, seus pensamentos de design começaram a concretizar.

Em 1861, Marshall, Faulkner & Co. é fundada por Morris, Gabriel Rossetti, Burne-Jones, Madox Brown e Webb. Com o passar do tempo, sua empresa mudou de nome, sendo Morris and Company o mais famoso e seu design é produzido até hoje sob licenças dadas a Sanderson and Sons e Liberty de Londres.

Entre os primeiros socialistas estava Morris e sua filha May, ligando-se diretamente com Eleanor Marx e Engels. Em 1883, iniciou-se na Federação Democrática Social e no ano seguinte organizou a Liga Socialista.

Em 1896, Morris falece e é sepultado no cemitério de Oxfordshire.