VISITA AO COLÉGIO "STELLA MARIS" DO RIO

VISITA AO COLÉGIO "STELLA MARIS" DO RIO

Em setembro/2003, visitando o Colégio"Stella Maris", encontrei-o com aparência totalmente diferente da minha infância. Tomei consciência do ideal da Santa Cândida Maria de Jesus y Barriola: “Educar Evangelizando e Evangelizar Educando”, AMDG - "A MAIOR GLÓRIA DE DEUS".

Entendi porque em mim a presença da evangelização é tão forte. É distribuição de terço, formação de grupos de oração, catecismo, palavra para alguém em dificuldades...

PAIXÕES, DESAPROPRIAÇÕES, NOVAS CONSTRUÇÕES

Terras em volta do colégio foram desapropriadas e, em conseqüência, árvores cortadas, demolições. Atualmente não existem mais a varanda, a capela, a gruta e o pátio das árvores. Foram derrubados devido a desapropriação pela Prefeitura do Rio de terrenos em volta do Colégio para abertura de ruas e construção de prédios. Quanto à Capela antiga, tão trabalhada, com tantos desenhos, trabalhos em alto relevo, dourados, toalhas, tudo com uma forma tão deslumbrante que fazia aflorar minha alma de artista... foi derrubada.

A atual capela é em estilo moderno, de acordo com a preferência dos alunos adolescentes. A gruta não existe, a "varanda" também não. No lugar foi construído um prédio de salas de aula, janelas de vidro, corredor com mureta baixa dando vista para o mar, estilo moderno. Umas três árvores antigas foram removidas para o pátio do recreio.

Nesta época eu já não estava mais no Colégio. Não presenciei a perda dos meus espaços prediletos.