O COFRAG E SUA ORIGEM

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

No dia 01 de março de 1971, Hermogenes Silvino Veloso, então Chefe de Estatística do I.B.G.E - Conselho Nacional de Estatística, Agência Municipal em Santa Rita, assinou de próprio punho a seguinte declaração: "Declaro para os devidos fins, que o INSTITUTO COMERCIAL GETÚLIO VARGAS", fundado aos, 05 de janeiro de 1964, situado à Rua Maria Santiago, nº 67, no Bairro Popular, desta cidade, sob-direção: Professor Francisco de Paula Aguiar, está cadastrado neste repartição, para fins de informes estatísticos de seu movimento escolar". Portanto, o mesmo ocorre com a declaração assinada em 30 de setembro de 1970 de próprio punho por Marta Falcão de Carvalho Morais Santana, então Diretora da Divisão de Educação e Cultural Municipal e por Odaleno Marinho Falcão, então Secretário da referida divisão da Prefeitura Municipal de Santa Rita, nos seguintes termos: "Declaro para fins de direito o registro do Instituto Getúlio Vargas, exarado no livro de Registros de Escolas Particulares da Divisão de Educação e Cultura deste Município, sob o nº 11, folha nº 2, tendo como diretor, o professor Francisco de Paula Aguiar, com sede à rua Maria Santiago, nº 67, nesta cidade (sede própria), e com funcionamento desde 23 de fevereiro de 1964. O presente Registro foi lavrado em 3 de maio de 1967 e protocolado sob o número 003.O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria Estadual de Educação, via o Conselho Estadual de Educação da Paraíba, que certifica em data de 22 de outubro de 1985, o seguinte: Certifico à pedido verbal de pessoa interessada que o Professor Francisco de Paula Aguiar, é fundador, proprietário e diretor do COLÉGIO TÉCNICO NORMAL FRANCISCO AGUIAR, sediado em Santa Rita, fundado em 05 de janeiro de 1964, funcionando até a presente data, com os cursos de 1º e 2º graus – Habilitações: Técnico em Contabilidade e Formação de Professores do 1º grau (Curso: Normal e ou Pedagógico) é reconhecido por este CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO e que nada sei declarar contra a idoneidade moral e educacional do referido educador, que venha desabonar-lhe, sempre responsável por seus atos pessoais e obediente as decisões deste Colegiado”. Finalmente, provado está a origem do COFRAG – Colégio Francisco Aguiar e do inicio das atividades do magistério desenvolvido pelo menino professor no dizer da historiadora santaritense Martha Falcão, com menos de doze anos de idade, no bairro popular, na cidade de Santa Rita/PB. É importante relembrar de que o COFRAG teve inicio em duas modestas e pequenas salas construídas no alpendre da residência de Sebastião José de Aguiar e Maria do Carmo Melo Aguiar, pais do fundador à Rua Eurico Dutra, nº 61 - Bairro Popular - Santa Rita - PB, únicas pessoas que acreditaram no sonho do menino professor, na época cursando o segundo ano ginasial, equivalente ao atual sétimo ano do Ensino Fundamental. (Fotografias do Arquivo Francisco Aguiar/Santa Rita/PB).

..............................

In.: AGUIAR, Francisco de Paula Melo. Santa Rita, Sua História, Sua Gente. 2ª ed. São Paulo. 2016. Recanto das Letras. 2018. Disponível in.:<<https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6404665 >. Acesso em: 07.Fev.2023.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 14/12/2012
Reeditado em 07/02/2023
Código do texto: T4035962
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.