YELENA ISINBAYEVA

Yelena se assemelha,

à rosa vermelha!

Yelena é mais bela

que a rosa amarela!

Yelena é mais franca

que a rosa branca!

Yelena é mais rosa

que a própria rosa!

Yelena é mais atleta,

sendo a predileta!

Yelena se supera,

recorde é quimera!

Yelena é preferida,

é flor mais querida!

Yelena é obstinada,

adversária é nada!

Yelena é abnegada,

altruísta e dedicada!

Yelena é recordista,

do salto é artista!

Obs.:

Yelena Gadschiyevna Isinbayeva (russo: Елена Исинбаева) (Volgogrado, 3 de Junho de 1982) é uma saltadora de vara russa, atual recordista mundial com a marca de 5,06 metros,1 obtida em 28 de agosto de 2009 em Zurique, o seu décimo-sexto recorde mundial outdoor na prova.

Isinbayeva já bateu 28 vezes o recorde do salto com vara (em provas indoor e outdoor). Ela nunca escondeu de ninguém que quer desbancar o ucraniano Sergei Bubka, que superou 35 vezes a melhor marca da prova e ainda detém o recorde mundial. Para isso, no final de 2005 Isinbayeva deixou o técnico Ievguêni Trofimov, que a descobriu, e passou a treinar com Vitaly Petrov, antigo mentor de Bubka. Também deixou Volgogrado, sua terra natal, e passou a viver entre Monte Carlo e Formia, na Itália.

Após mudar de treinador ficou um bom tempo sem um recorde mundial em pista descoberta, embora continuasse dominando a modalidade e tenha superado novas marcas no indoor, porém no dia 11 de Julho finalmente chegou à marca de 5,03 m na etapa da Golden League de Roma, Itália; no dia 27 de Julho ampliou o recorde para 5,04 m em Monte Carlo, Mónaco. No dia 18 de Agosto de 2008, em Pequim, obteve o bicampeonato olímpico com o novo recorde mundial de 5,05 m. Finalmente, no dia 28 de agosto de 2009, superou seu recorde anterior em 1 cm durante a etapa suíça da Golden League de Atletismo, obtendo a marca de 5,06 cm.

Aos 29 anos de idade ela é vista como a melhor saltadora feminina de vara da história.

Fonte: Wikipédia e Google

Botucatu, 30/10/1996

Nelson M Teixeira ou Nelmite
Enviado por Nelson M Teixeira ou Nelmite em 03/08/2013
Reeditado em 03/08/2013
Código do texto: T4417123
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.