MORANDO SOZINHO

Bom, quem nunca sonhou em morar sozinho? Acredito ser o sonho de todo jovem na adolescência, ou em algum momento de sua vida passou pela cabeça em querer morar longe dos pais, e poder sentir na pele a sensação de independência.

Neste breve texto irei narrar de forma bem humorada as experiências obtidas ao longo de um ano desta nova vivência. E afirmo ainda, que morar sozinho é simplesmente uma arte.

Dividirei em tópicos como começou essa história, do início até os dias atuais. Claro que vária de pessoa para pessoa, mas nesse caso, narrarei minhas experiências adquiridas.

• ESCOLHENDO O LOCAL

A cidade em questão que escolhi foi Brasília/DF. Vim de Manaus/AM, e ter vindo foi uma aventura que deu certo. História narrada em um texto chamado: Sorte ou destino? Quem quiser saber um pouco, se encontra em biografias aqui no recanto.

No meu caso não tive muita escolha pois vim de outra cidade e não conhecia se quer ninguém que pudesse ter ajudado. Logo que cheguei tive péssimos dias na casa de um conhecido de uma amiga que me hospedou por alguns dias, mas era um tanto desagradável. Pois não tinha intimidade com tal pessoa e sua família. O ideal mesmo é ter sua própria privacidade.

Foram dias buscando em jornais e peregrinando atrás de um bom local, com custo beneficio.

A principio vim com um amigo, então o combinado era que tudo seria dividido. Mas nos dois primeiros meses o cidadão em questão não contribuiu com praticamente nada, nem mesmo ajudou a procurar um apartamento.

Desconheço outras cidades, mas aqui é um tanto difícil conseguir alugar. Eles solicitam contra cheque, fiador e ainda deixar pago dois a três meses de aluguel adiantado.

Não tinha ninguém aqui que fosse fiador, então encontrei um outro local. Era espaçoso, limpo, e aluguel custava 600 reais. Porém muito mal localizado e um tanto quanto perigoso porque era deserto de tudo, até mesmo de ponto de ônibus.

Finalmente encontrei um apartamento que me agradou bastante e bem localizado, e o melhor não precisava de fiador. Mas pediam contra cheque ou comprovante de renda. Como não tinha comprovante de renda nem emprego fixo, eu mostrei o extrato bancário dos últimos três meses, correspondente as economias que eu tinha feito. Mas o valor um tanto quanto salgado, 770 reais mensalmente.

Logo pensei que esse valor dividido entre eu e meu amigo, ficaria justo. Mas me vi arcando com todas as despesas taxas para locação e o aluguel em questão. Pois o amigo além de estar com o nome no SPC, e era enrolado e preguiçoso para procurar emprego. Entrei em uma furada das grandes...

Mas ele retornou a Manaus e eu já havia em poucos dias conseguido um emprego, resolvi continuar para ver até onde chegaria.

• JÁ INSTALADO E LOCALIZADO

Logo me vi em uma tremenda sensação de vazio de não ter nada naquele local, sendo que na minha cidade tinha de tudo.

Praticamente do zero, estava disposto a começar uma nova vida. Então, iria aos poucos pensando como construir um local agradável como era o meu anterior.

A única coisa que tinha para entreter o tédio era um tablet com internet 3g, um fone de ouvido para escutar musica e um colchão para deitar.

• UTENSÍLIOS E ELETRODOMÉSTICOS

Próximo de minha residência havia um senhor que vendia móveis e eletrodomésticos usados por um preço bem em conta, então, comprei um fogão que estava com aparência de novo por 200 reais e uma geladeira por 220 reais. Um fato cômico foi que havia uma geladeira dessas mais modernas na cor branca pelo valor de 550 reais, e essa que adquiri era um modelo bem antiga na cor marrom. Pensei, que se dane a cor eu quero é uma geladeira. Que por sinal funciona muito bem conservando os alimentos e minhas cervejas.

Em seguida, hora dos utensílios: Panelas, pratos copos... Mas nunca caiam na besteira que fiz.

Comprei uns dez pratos, tigelas, dúzias de garfos, colheres, facas e jogo de copos. Depois de ter feito a besteira pensei... Pra que tanta coisa? além de morar só e em outra cidade longe de família e amigos. Certo que uma hora ou outra teria visita e sim dois ou três pratos cairia bem mas dez? e outra , copos no dia a dia você acaba fazendo compras e nunca joga fora os famosos copos de azeitona. Vai acumulando vários com o passar do tempo.

Tendo em vista vários pratos e copos que acabam acumulando mais louça. Sim, você almoça, janta e deixa acumular louça e só lava quando vê que realmente precisa ou quando vê que já está realmente em uma precária situação. Tanto que me ví na dúvida entre comprar uma maquina de lavar louça ao invés de maquina de lavar roupa a princípio.

Coisa de homem mesmo, mulher é bem mais organizada nessas situações.

Não me interessei em comprar mesa devido já possuir um balcão (cozinha americana), então comprei um único banco alto.

Por sorte uma amiga estava de passagem por Brasília e me fez a gentileza de trazer meu tão amado vídeo game e jogos. Comprei então uma TV de 42 polegadas, já que não tinha diversão nenhuma, resolvi comprar.

Depois de um bom tempo lavando roupa na mão mesmo dentro de baldes e no banheiro foi então adquirido uma maquina de lavar. Detalhe, não foi comprada anteriormente por pena mesmo, porque a quantidade de carne assada e cervejas adquiridas pagariam não uma, e sim umas duas máquinas de lavar.

• FAZENDO COMPRAS PARA CASA

Já viram homem morando sozinho? Chega no supermercado e pensa o que comprar?

Compramos materiais de limpeza o básico e nos detalhamos a comprar as marcas mais baratas, afinal à carne do final de semana tem que ser picanha. Rsrs

Porcarias comandam nossas compras, tais como bolachas, cervejas, uma ou duas garrafas de bebida destilada pra variar, carne de boa qualidade e o campeão refrigerante.

Quando moramos com nossos pais muitas vezes não tomamos refrigerante em grandes quantidades, até porque sabemos o quão prejudicial é a nossa saúde.

Mas meu amigo (a), quando moramos só parece que nosso organismo se habitua a toda alimentação querer ingerir um doce como refrigerante ou suco e que por sinal por ser mais barato que suco natural, acabamos consumindo um número exagerado de refrigerante semanalmente.

Muitas vezes compramos coisas até demais ficando na geladeira e se estragando, isso é fato, uma hora ou outra isso vai acontecer e você vai tomar vergonha na cara e comprar com mais moderação.

• FAZENDO DA CASA UMA DIVERSÃO

Coisas que não faríamos morando com nossos pais, exemplo: Ouvir som no máximo, até o vizinho ligar no interfone pedindo pra abaixar o som, que no meu caso foi o contrário. Lembro de estar bêbado ouvindo Pink Floyd e o interfone toca, primeira coisa que pensei... Vizinho! desliguei o som e atendi, era o vizinho do andar de cima pedindo para eu aumentar o som que ele tava curtindo, eu falei sem problemas e caí na risada.

Se ver só de cueca ouvindo heavy metal no máximo fazendo Air Guitar (fingir estar tocando uma guitarra imaginária) e correr pela casa igual um retardado é uma coisa que acredito que todos que moram só já fizeram ao menos uma única vez na vida. Lembram do filme esqueceram de mim? Pois é...

Homem morando só e por instinto ser meio preguiçoso, onde deixa lata de cerveja vazia fica. As vezes por dias até a coragem bater e arrumar toda a bagunça do final de semana.

Claro que nem todos os finais de semana são agitados, há os que você prefere umas atividades mais calmas, tais como passar o dia inteiro assistindo filmes ou séries e a noite acaba pedindo pizza, e nunca come uma pizza inteira, guardando o resto na geladeira.

E no dia seguinte teu café da manhã vai ser o resto de pizza que sobrou da noite passada, gelada mesmo.

• COZINHANDO

Você se encontra sozinho e por uma questão de natureza, instinto, a fome vai vir.

Aí meu caro, não tem pra onde correr. É você e o fogão, e por necessidade você vai ter que cozinhar. Das duas uma:

Ou você se torna um expert na arte da culinária, ou você costuma falhar sempre ao ponto de detestar tudo que você faz. Daí, acaba gastando muito dinheiro comendo fora de casa.

No meu caso, sempre gostei de cozinhar, mesmo morando com meus pais, mas é claro que não se compara a comidinha feita pela nossa mãe.

Indico sempre ter aquele santo miojo ou ate mesmo latas de atum ou algo do gênero, porque uma hora você vai chegar em casa extremamente cansado e vai pensar... É tu mesmo! e vai sem dó, direto no miojo.

• LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

Essa é sem dúvida a pior parte de tudo isso, ter que limpar banheiro parece que você ta pagando todos os seus pecados. Aí você pensa em contratar uma diarista, mas por outro lado você olha o redor e observa a bagunça que você deixou e por vergonha de contratar, acaba que você mesmo limpa tudo e sempre ao término diz pra si mesmo. Não vou mais deixar nesse estado.

As vezes por mera preguiça você deixa um pouco desorganizado as coisas, se for um colega teu que aparece inesperadamente, você irá falar não repara na bagunça. Agora se for pra tomar uma gelada, ta pouco se lixando. Mas se for aquela senhora amiga do teus pais que ta vindo trazer uma encomenda, você da aquela arrumada básica pra parecer formal. Arrisca até mesmo fazer um cafezinho.

Agora se for receber uma visita feminina... Aí meu amigo, não sei de onde surge tanta ¨coragem¨, e teu apartamento fica uma maravilha de limpo e organizado, sem contar a geladeira que você turbina de chocolates só pra agradar.

Roupas... misericórdia. Você nunca sequer passou uma camisa utilizando o ferro de passar, sempre foi sua mãe ou ex-mulher.

Você acaba dobrando todas e tentando arrumar no guarda roupa (Que nunca ficam bem arrumado) , as de botão ficam penduradas no cabide e você espera desamassarem sozinhas, se você chega no trabalho com a camisa meio amarrotada, usa sempre a desculpa de morar sozinho e não ter quem passe.

Agora guarda roupa de homem, onde já se viu guarda roupa de homem morando só arrumado? Em casa tem a mãe que deixa sempre pronto, agora quando o guarda roupa é muito ¨arrumadinho¨ desconfie... (risos)

Já perceberam quarto de mulher, sempre bem arrumado. Já o carro, uma bagunça total. Já o homem, digo a maioria, o quarto é bem diferente, e o carro sempre impecável.

Quarto de homem, mesmo morando com os pais é uma bagunça generalizada, sozinho não é diferente.

Como havia citado anteriormente, não havia comprado mesa para fazer as refeições por conta de já possuir balcão alto, então chega a hora de seus pais irem lhe visitar. Aí meu caro amigo (a) teu cartão de credito vai estourar comprando móveis, pois tem que agradar os corôas. E foi o que fiz, e depois você não se arrepende, até porque da um ar mais novo dentro de casa, acaba preenchendo os espaços que faltavam.

Mas só fica organizado até o dia em que eles ficam. Depois que retornam para sua cidade natal, sua mesa fica repleta de papeis. Tais como relatórios do trabalho, notas fiscais, livros e até mesmo esses panfletos que te entregam na rua. Que você nem sequer lê, e coloca no bolso e ao chegar em casa, coloca a mão no bolso e puxa o panfleto, joga na mesa e ali fica até a coragem aparecer e você organizar a bagunça.

• CONTAS

Somos adultos, e logo as benditas contas aparecem. E lembramos do tempo que éramos crianças sem preocupação com nada.

Logo reservamos uma caixa de sapatos para guardar as contas que chegam todo mês. Aluguel, cartão de crédito, água, luz, telefone , etc...

Impressionante como em menos de um ano essa caixa, antes vazia se torna pesada e cheia de papeis. São gastos e mais gastos, e aquele ditado: Quanto mais se ganha mais se gasta. De fato é realidade pois me vi em um momento comprando coisas simplesmente desnecessárias vou citar como exemplo uma caixa umidora para charutos de mais de 200 reais, dentre outras porcarias que compro através da internet. Ou seja simplesmente uma besteira, na época só comprei porque final do mês havia ¨sobrado¨ uma quantia razoável em minha conta.

Foi então que à poucos meses resolvi abrir uma conta poupança paralela a minha, e todo mês ao receber transfiro uma quantia qualquer, dependendo de como sei que será o mês.

E confesso que esta dando muito certo, estou conseguindo finalmente poupar algum dinheiro para eventuais investimentos futuros.

• SOLIDÃO

É obvio que em algum momento você irá ficar pensativo, se desesperar por morar sozinho e ainda mais em outro estado. Chega a ser assustador até.

Várias vezes olhando redes sociais me deparo com amigos curtindo eventos, reunidos com outros colegas e você não estar presente ali. Isso dói demais.

Saudade dos pais e alguns familiares, também é inevitável. Mas aí chega uma hora que você cai na real e percebe o quanto evoluiu como ser humano, tendo tarefas e obrigações que você não tinha antes.

Tudo isso faz parte de um processo de evolução humana, significa que você não parou no tempo e alcançou a sua tão sonhada independência. Seja ela financeira, pessoal ou até mesmo espiritual .

• CONCLUSÃO

Como mencionei no inicio deste texto, volto a repetir. Morar sozinho é uma arte.

Você aprende muito e explora muito de você, é uma experiência única e satisfatória em todos os sentidos.

Aprende errando e também com seus próprios erros. Tendo sempre um ideal fincado mesmo na teimosia. Em alguns momentos você vai querer desistir, abandonar tudo que conquistou/construiu pelo simples fato de que a saudade vai bater.

Há quem diga que os homens não choram. Fica na solidão meu amigo, você vai ver o quanto é difícil e sem perceber uma hora ou outra lagrimas irão escorrer.

Mas meu conselho é: Seja forte, vá á luta e busque o que você deseja , ninguém sabe mais do que você sobre o que é bom ou ruim, aprenda a viver e isso não tem preço.

Paulo Henrique Oliveira

Brasília/DF, 04 setembro de 2013.