Efésios: estudos na carta de Paulo aos cristãos - Parte 1

Carta aos cristãos efésios

[Homenagem à memória do historiador e teólogo Francisco de Araújo Almeida, que sonhou, um dia escrever um comentário sobre esta carta associado a mim]

A importância da sua biografia, cristão! – Capítulo 1

"Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus..." (1.1a)

Um dos mais eficazes métodos de ensinar e aprender na escola são as biografias. Elas fixam na mente e no comportamento das pessoas os feitos mais importantes e dignos de serem destacados de personagens históricos nas mais variadas áreas do conhecimento e necessidades humanas. Sem razão, as biografias andam meio em desuso. Se pensarmos nos atuais políticos até que suas biografias não são maravilhosas e não é atoa que o método ande em desuso.

Poucas são as vidas que merecem uma biografia, as pessoas que ainda vivas tem um catálogo de boas realizações, obras memoráveis que servem de estímulo para as gerações. Alguns só tem suas biografias depois que morrem. Outros quando vivos não são valorizados, depois de falecidos, sua vida é inventariada e sua dignidade é colocada em evidências ou não.

Como o autor da carta se apresenta aos cristãos que se congregavam na cidade romana de Éfeso? Ele formula seu currículo em breves palavras, poucas linhas. Que biografia você construiu para seus familiares, alunos, clientes, discípulos, alunos, orientados, vizinhos, amigos, para seu país, sua cultura, seu sistema político? Que exemplos deixa? Como pautou sua conduta, seus valores morais?

A biografia de Paulo podia ser resumida em contundentes palavras – “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus“. Você é daqueles que precisa de muito papo, muitas palavras, adjetivos faltam, para lhe descrever, e no final de contas, na existência humana significa nada? Ou dos que no pouco a dizer tem virtudes e qualificativos dos maiores? O que seria naquele tempo ser chamado de “apóstolo”? Uma pessoa que não tinha moradia fixa, não era dona de seu destino, não sabia onde dormir, fazendo o bem e sendo julgada como do mal, anunciadora de esperança a pessoas perdidas e sofredoras, mensageiras do amor, da compreensão, da solidariedade, da compreensão entre as pessoas.

Que biografia de moral você deixa para seus filhos e conhecidos?

Respeito aos seus pais?

Zeloso cuidador dos filhos?

Pessoa estudiosa? Que lê e se informa melhor sempre?

Funcionário exemplar, assíduo, pontual, prestativo e atencioso?

Que mereceu o salário que recebeu?

Pessoa que pratica a caridade (Mateus 25.31-46; Tiago 2)

Solidária com o sofrimento alheio, capaz de ouvir, dar uma mão a quem precisa?

Que não usa seu dinheiro apenas para si?

Que ajuda a construir e tornar realidade o sonho das outras pessoas?

Pessoa otimista que caminha para frente vencendo dificuldades?

De pessoa que procurou sempre se informar e se formar, estudar, ler e participar da vida cultural, social, espiritual e política da sua comunidade?

Que escolhe sempre aquilo que escuta e vê?

Fidelidade, sinceridade, honestidade?

A sua biografia e os dez mandamentos? E a declaração universal dos direitos do homem?