Biografia de Prof. WALDEMAR DIAS

Educador Amado por Todos

O professor Waldemar Daniel Coimbra Dias é certamente uma das personalidades mais conhecidas e admiradas pelos moradores de Breves.

Waldemar Daniel Coimbra Dias, mais conhecido como “Prof. Waldemar”, nasceu em Gurupá, em 15 de julho de 1953, filho de Raimundo Ribeiro Dias e Raimunda Coimbra Dias. É pai de Marcus Vinicius, Alessandra, Irna e Daniel, da primeira união e de Rudan e Rudinel da segunda união, com a inesquecível e querida professora Ruth Helena. Atualmente vive um novo amor com Lúcia do Socorro Rodrigues Tenório.

Em 1968, aos 14 anos se mudou para Breves, aonde cursou o ginásio no Colégio Miguel Bitar, formando-se em professor regente do ensino primário. Em 1973, foi para Belém prosseguir seus estudos, retornando para Breves em 1985, para compor o quadro de assessores do então Prefeito Gervásio Bandeira e também para ministrar aulas de Matemática nas escolas de maior grau de ensino daquela época. Como assessor teve real destaque a frente da Divisão de Urbanismo, executando obras de canalização, abertura de ruas e ampliação da iluminação pública e da rede de abastecimento de água.

Ressalta-se que seu maior feito tem sido na área de educação. De 1991 a 1996, exerceu com dedicação à função de Diretor da Escola Miguel Bitar, constituindo-se no segundo Diretor a ocupar esse cargo por maior tempo.

Prof. Waldemar Dias é licenciado pleno em Língua Portuguesa e Matemática, com especialização em Estudos Culturais da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Face sua vasta experiência como professor de matemática tem ajudado inúmeras pessoas em cursos preparatórios para concursos públicos, de modo que várias delas hoje trabalham em órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

Além da Escola Miguel Bitar já ministrou aulas também no Odizia, MCP e Elizete. Desde 1988 trabalha na área da saúde, como técnico em laboratório, na pesquisa do plasmódio, agente causador da Malária.

Também ocupou outras funções e cargos: vice-presidente da Liga Esportiva de Breves, fundador e presidente do Partido da Juventude (PJ), presidente da ASSUPA (Associação de Servidores da SUCAM), Presidente do diretório acadêmico de letras (UFPA de Breves), foi um dos fundadores e participou da primeira diretoria do sindicato de professores de Breves (SINTESP).

Prof. Waldemar Dias gosta de escrever músicas e poesias, inclusive já tendo vencido dois concursos literários. É criador um modelo de poesia ao qual chama “soneto acróstico” (são sonetos na estrutura de um acróstico). Está escrevendo um livro sobre o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Breves e região, que lançara brevemente.

Já recebeu vários títulos e homenagens, com destaque para o Diploma de Cidadão Brevense, pela contribuição dada na elaboração da Lei Orgânica do Município.

Hoje, Prof. Waldemar Dias é um grande exemplo de cidadão justo e dedicado que ama sua profissão e inspira as gerações mais novas a superar seus limites e conquistar seus sonhos por meio da educação!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Abril de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 14/04/2014
Reeditado em 05/05/2014
Código do texto: T4769057
Classificação de conteúdo: seguro