Biografia de ORQUIDÉIA NASCIMENTO DA COSTA

Mulher de Coração Gigante

Orquidéia Nascimento da Costa é com certeza uma das cidadãs mais conhecidas e respeitadas em Breves.

Orquidéia Nascimento da Costa nasceu em Breves, em 14 de abril de 1958, filha de Manoel Pedro do Nascimento e Francisca Souza Santos. É mãe de Jefferson e Joanne Nascimento da Costa.

Começou a trabalhar bem cedo. Aos 8 anos de idade percorria as ruas de Breves vendendo castanha, pupunha e açaí, que naquela época era amassado à mão na peneira e armazenado em garrafas de vidro.

Estudou no Internato Evangélico, que era uma escola particular administrada pela Igreja Cristã Evangélica e tinha o mesmo status que o Colégio Santo Agostinho tem hoje. O Internato era uma escola de elite, frequentada em sua maioria por crianças e adolescentes de famílias de classes média e alta do município de Breves e região. A família de Orquidéia não tinha muitas posses, mas como sua mãe realizava alguns serviços para o pastor João Cardoso e sua esposa Rosa Amélia Alves Cardoso, ela ganhou uma bolsa de estudo para frequentar o Externato Evangélico Amazônia.

Aos 14 anos, Orquidéia foi contratada como operária da fábrica de beneficiamento de palmito PALMAZON (que funcionava na área da cidade onde atualmente é o prédio do DAE). Na época, ela cursava a 4ª série do primário no Internato Evangélico e teve que interromper os estudos devido à necessidade de contribuir mais na renda familiar.

Depois começou a trabalhar como balconista e retomou os estudos na 5ª série do primário na Escola Municipal Emerentina Moreira de Souza. Mais tarde, se matriculou na 1ª turma do Curso Técnico em Agropecuária. Esse curso foi ofertado na gestão do Prefeito Gervásio Bandeira, e funcionava no Colégio Odizia Farias.

No começo dos anos 80 filiou-se ao PMDB, começando sua carreira como militante político-partidária.

Ingressou no serviço público em 1986, como agente administrativo da Fundação do Bem-Estar Social (Fundação SESP). Depois que essa entidade foi embora, Orquidéia retornou para a Secretaria Municipal de Saúde. Depois de alguns meses, foi atuar na Secretaria de Finanças, atuando nessa função até o final do mandato do Prefeito Domingos de Moura Rebelo, em 1992.

Nos cinco anos seguintes foi trabalhar na Madeireira Intel, aonde se tornou bastante conhecida e querida por trabalhadores da empresa e seus familiares.

Em 1996, foi eleita Vereadora de Breves, permanecendo por quatro mandatos. Nesse período Orquidéia se consagrou com a maior referência feminina da cidade de Breves. Vale mencionar que mesmo com os grandes avanços sociais ocorridos nos últimos anos, ainda são poucas as mulheres que se destacam na sociedade local.

Durante toda sua vida pública Orquidéia teve uma postura diferente da maioria dos políticos. Não que ela não tenha tido alguns erros e falhas, mas com certeza a sua trajetória como representante do povo tem muito mais motivos para orgulho dos brevenses. Enquanto diversas pessoas querem ocupar cargos públicos só para levar vantagens e enriquecer, quem conhece essa nobre mulher sabe que ela se dedicou sobremaneira em prol de causas sociais e coletivas.

Esse comportamento diferenciado vem de sua convicção cristã, que ela adquiriu ainda criança no convívio com os amigos e professores do Internato Evangélico. Orquidéia é uma mulher temente a Deus, que procura servi-lo de maneira simples e altruísta.

Ela sempre lutou pela defesa dos direitos das mulheres, apoiando a criação da Associação de Mulheres de Breves (AMBRE), e Associação de Parteiras do Município de Breves (ASPARMUB). Orquidéia milita incansavelmente pelo sonho de ver um dia um cenário diferente para Breves, aonde as mulheres sejam unidas, valorizadas e respeitadas.

Desde 2013, ocupa o cargo de Secretária Municipal de Trabalho e Ação Social (SEMTRAS), já tendo realizado importantes projetos para melhoria da assistência às pessoas mais carentes da comunidade local.

Orquidéia Nascimento já recebeu várias homenagens, entre as quais: Comenda Irmãos Breves (na gestão do Prefeito Gervásio Bandeira) em comemoração pelos 150 de Breves; Amiga do Tiro de Guerra; e Amiga do Centro Comunitário do Bairro Cidade Nova.

Orquidéia é uma mulher de fibra, cheia de vontade, atuante e dedicada. Ela é uma pessoa exemplar, atenciosa, de bom coração, que está sempre disposta a ajudar a quem mais precisa. É uma genuína defensora da dignidade e do valor dos carentes, em geral, e das mulheres, especialmente.

Nos quatros cantos da cidade existem homens, mulheres e crianças que reconhecem essas e muitas outras de suas qualidades.

Com certeza Breves seria ainda melhor se nós tivéssemos mais pessoas parecidas com nossa querida Orquidéia ocupando cargos importantes.

Mais do que simples títulos e medalhas, o que a Orquidéia nunca vai deixar de receber em retribuição por ser essa pessoa tão maravilhosa é o carinho e a admiração dos brevenses!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 08/05/2014
Reeditado em 19/05/2014
Código do texto: T4799502
Classificação de conteúdo: seguro