Biografia de FLORIANO PINTO GONÇALVES

Líder de uma Grande Família

Floriano Pinto Gonçalves foi Prefeito de Breves durante dois períodos. Seu primeiro mandato foi de 1959 a 1962. A segunda gestão foi de 1967-1970. Até os dias de hoje Floriano Gonçalves é lembrado como um dos cidadãos mais populares e queridos em Breves.

A biografia de Floriano Gonçalves é bastante interessante, pois nos leva de volta ao período histórico do “Ciclo Econômico da Borracha” que projetou a Amazônia no cenário nacional e mundial.

Nas últimas décadas do Século XIX até meados do Século XX, pessoas de todos os cantos do país e até mesmo de várias nações estrangeiras vieram para a Amazônia com a ideia de enriquecer extraindo látex das seringueiras nativas. Em diversos municípios do Marajó (incluindo Breves), surgiram vilas e comunidades inteiras voltadas para a produção de borracha. Esse período de prosperidade ganhou o nome “Belle-Époque” (que traduzido do francês significa “Bela Época”), e refletia o glamour em que viviam a classe política e os donos dos seringais da Amazônia.

Floriano Pinto Gonçalves nasceu no dia 9 de abril de 1920, num grande casarão conhecido como “Palácio de Cristal”, que era uma belíssima sede de um próspero seringal localizado no Distrito de Curumu, interior do município de Breves.

Floriano Gonçalves teve muitos filhos e filhas. Da sua primeira união com Orcy Lopes Gonçalves nasceram 11 filhos: Terezinha, Nizomar, Haroldo, Lídia, Ana Lúcia, Graça, Floriano Filho, Carmem Lúcia, Lúcia do Carmo e Eraldo. Da segunda união com Jacira Lopes Costa nasceram 4 filhos: Walfredo, Marcelo, Angélica e Gisele. Vale lembrar que sua segunda mulher, Jacira Lopes Costa, foi eleita em 1968 a Rainha do Carnaval de Breves, vindo daí a beleza de suas filhas.

Floriano Gonçalves começou a trabalhar no ramo da navegação, fazendo viagens com um “regatão” para levar pessoas e transportando mercadorias para abastecer comunidades ribeirinhas. Por causa dessa importante atividade ele foi adquirindo riqueza e conquistando amizade de muita gente por onde passava.

O segundo passo importante na trajetória de Floriano aconteceu quando ele veio morar na cidade, ampliando seus negócios e iniciando sua carreira política.

Em Breves, construiu o maior porto da cidade, onde atualmente é a Paragás. Nesse local, funcionava seu escritório de onde comandava os negócios da sua firma “Floriano Gonçalves Navegação Indústria e Comércio Ltda”.

A Navegação FLORINAVE tinha uma grande frota de embarcações. Os barcos “Cidade de Breves”, “Rio Guajará” e “Príncipe Alfredo” faziam linha de Breves para Belém e cidades vizinhas. Os rebocadores “Sandro” e “São Benedito” conduziam as balsas “Lorena” e “Renata” transportando madeira e outras mercadorias.

A Serraria HAROMAR, que foi batizada assim em homenagem aos seus dois filhos mais velhos, Haroldo e Nizomar. A Serraria Haromar ficava ficava na “boca de Breves” e era uma das maiores da região.

Iniciou sua carreira política como vereador na segunda gestão de Américo Natalino Carneiro Brasil, entre 1955 a 1958. Naquela época o Prefeito só ficava no cargo por um mandato de cada vez, pois não havia reeleição. Assim, Floriano Gonçalves foi indicado para suceder Américo Brasil.

Breves naquela época tornou-se um grande produtor de arroz, chegando até mesmo a conquistar o posto de “Município Maior Produtor de Arroz de Várzea do Brasil”.

Ao final de seu mandato, Floriano Gonçalves indicou o empresário Sebastião Hortas Félix, para concorrer ao cargo de Prefeito Municipal.

Em 1966, Floriano Gonçalves se reelege. Assim, pela quarta gestão seguida o Partido Social Progressista (PSP) dominava a política brevense. Vale lembrar que naquele período o poder no estado do Pará era dividido entre o PSP e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro). O PSP depois se tornaria o ARENA.

Até hoje, a obra do período em que Floriano Gonçalves governou Breves que mais é lembrado pela população local, sem dúvidas, trata-se da inauguração do Ginásio Estadual Miguel Bitar, em 1967.

Naquele tempo, o Prefeito Floriano Gonçalves e Américo Brasil (que à época era Deputado Estadual) ajudaram na negociação para fundar o “Miguel Bitar”. Eles reuniram dezenas de mães de alunos para pedirem ao Governador Alacid da Silva Nunes a aberta de uma escola. O Miguel Bitar foi a primeira escola construída na década de 60 em Breves. A tarefa de construção da escola ficou a cargo do Dr. João Messias dos Santos, que cuidou de todos os detalhes burocráticos, além de supervisionar os trabalhos dos pedreiros no levantamento das obras físicas.

Após deixar a Prefeitura, Floriano Gonçalves continuou seus negócios e também se manteve atuante nos bastidores da política local.

Em 1973, Floriano Gonçalves (juntamente com Lino Alves, Adilson Almeida, Dr. João Messias), foi um dos membros fundadores da Loja Maçônica “Fraternidade e Lavor Brevense”.

Na eleição de 15 de novembro de 1976 outro membro da família Gonçalves, o radialista Carlos Antônio Gonçalves Estácio (que é sobrinho de Floriano), foi eleito Prefeito de Breves.

Em 1987, Floriano Gonçalves foi um dos fundadores da Rádio Marajó, em sociedade com Adilson Almeida, Carlos Estácio e Lino Alves Rebelo.

Faleceu no dia 10 de novembro de 1989, causando grande tristeza em parentes e amigos.

Ao longo de sua vida Floriano Pinto Gonçalves recebeu várias homenagens, entre as quais: Honra ao Mérito entregue pelo Governador do Pará, Alacid da Silva Nunes, em 14 de junho de 1980, pela sua valiosa participação na campanha de vacinação contra a poliomielite; Honra ao Mérito da Liga Esportiva de Breves em 1984; Amigo da 1ª Turma de Técnicos Agrícolas da Escola Odízia Correa Farias.

Na década de 90, o bairro Castanheira teve um de seus logradouros batizado de Rua Floriano Gonçalves.

Em 2002, após passar por uma ampla reforma, o prédio histórico aonde funciona a sede do governo municipal foi batizado de Palácio Floriano Pinto Gonçalves, em homenagem a esse célebre personalidade local. Esse acontecido se deu durante a gestão do Prefeito Luiz Rebelo e contou com a presença do ex-prefeito Carlos Antônio Gonçalves Estácio, sobrinho de Floriano Gonçalves.

Floriano Gonçalves era uma pessoa bastante popular. Tinha um coleção de amigos, Lino Alves, Wilson Frazão, Tenente Abraão, Américo Brasil, Dr. João Messias, Demétrio Gaia, Pedro Dentista, prof.ª Maria Vilhena, padeiro Joarez Neves, entre tantos outros. Era de uma família tradicional, com histórico de boas relações, mas tinha hábitos simples, gostava de estar perto do povo, sempre tratando a todos com seu jeito alegre e descontraído.

Em Breves, os filhos Eraldo, Angélica e Gisele são a maior referência viva do legado de atuação política, do empresário e grande amigo dos marajoaras – o saudoso Floriano Gonçalves!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 28/05/2014
Reeditado em 16/10/2015
Código do texto: T4823116
Classificação de conteúdo: seguro