Biografia de DEMÉTRIO ROCHA GAIA

Jornalista de Breves

Demétrio Rocha Gaia nasceu, em 21 de novembro de 1949, na comunidade Ituquara, às margens do Rio Limão, interior do município de Breves, na região das ilhas e florestas do arquipélago do Marajó (Estado do Pará).

É o quarto filho de Francisco Gaia e Maria Hilda Rocha Gaia (já falecida), de um total de 08 filhos, seis homens e duas mulheres.

Os pais de Demétrio Gaia trabalhavam na extração de madeira, cultivo de arroz e várzea e coleta de sementes (andiroba, castanha etc.). Pensando em dar melhores condições de vida à seus filhos, eles se mudaram para Breves quando Demétrio contava apenas 01 ano e 06 meses de idade.

Chegando à cidade, sua família passou a trabalhar no cultivo de mandioca e produção de farinha. Durante sua infância e adolescência Demétrio contribuía com a renda familiar fazendo pequenos serviços e vendas

Teve o privilégio de estudar o curso primário na Escola Dr. Lauro Sodré (que funcionava onde hoje está instalada a 8ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho – prédio doado à Justiça Federal na gestão do Prefeito Wilson Câmara Frazão).

Concluiu o curso de Professor Regente de Ensino no Ginásio Miguel Bitar. Fez o 2º Grau pelo sistema modular (Escolas Miguel Bitar e Odízia Correa Farias). Mais tarde, formou-se pelo sistema de Ensino à Distância no curso de Serviço Social pela Universidade do Tocantins (UNITINS). Também cursou Jornalismo na Prática pela Escola de Marketing e Propaganda do Grupo O Liberal.

Demétrio Gaia possui uma longa experiência profissional, tendo atuado desde sua juventude em diversas atividades, sempre deixando contribuições significativas por onde passou.

Em 1965, começou a trabalhar com carteira assinada na extinta Breves Industrial Sociedade Anônima (BISA), quando contava 16 anos (precisando de uma autorização judicial fornecida pelo então Juiz de Direito Dr. Jaime Rocha). Depois da falência da BISA, trabalhou em outra empresa madeireira (indústria Nova América, na vila de Corcovado).

Trabalhou em um Cartório de Registro Civil do 2º Ofício até prestar concurso público (o primeiro promovido pela Prefeitura de Breves), no ano de 1971, quando foi aprovado, tendo iniciado suas atividades em 1º de setembro do mesmo ano.

A provação nesse concurso público fez surgir uma nova fase na vida de Demétrio. Ele já era uma pessoa de bons relacionamentos, e ampliou ainda mais sua rede de contatos no ambiente administrativo da Prefeitura. Aos poucos foi realizando bons serviços e, com isso, conquistou respeito dos colegas de trabalho e superiores hierárquicos.

Vale destacar que como funcionário público municipal, Demétrio Gaia exerceu o cargo de Secretário de Administração por duas vezes nas gestões do Prefeito Carlos Antônio Gonçalves Estácio. Também foi Chefe de Gabinete na gestão do Prefeito Domingos de Moura Rebelo.

Em Breves, Demétrio Gaia encontrou o grande amor de sua vida, Raimunda das Graças Rodrigues Gaia, com quem teve quatro filhos: Marcus Vinicius, Loyanne, Geraldo Fagner (Pedagogo) e Hyldon Demétrius Rodrigues Gaia (Assistente Social).

Demétrio Gaia é pioneiro na TV e Rádio Marajó. Era amigo e compadre do empresário Adilson Almeida, que trouxe esses meios de comunicação para Breves, fato que fez Adilson receber a alcunha de “Roberto Marinho de Breves”. Demétrio era sempre o primeiro a ser convidado por Adilson Almeida a participar de seus projetos inovadores na comunicação. Juntos fizeram os primeiros programas de televisão ao vivo e de rádio.

Durante cinco anos, Demétrio Gaia lecionou as disciplinas: Português, Ciências e Educação para o Lar, Vida e Comunidade, na Escola Miguel Bitar. Também lecionou a disciplina “Cidadania” para o Programa Projovem.

Demétrio tem muitos talentos. Além de sua atuação como servidor público, professor e comunicador, ele também é um talentoso compositor e músico. Seu amor pelas melodias surgiu aos 13 anos de idade, quando começou tocando guitarra e cantando em bandas locais. Depois foi proprietário de várias bandas entre as quais New Wave, Grupo Raça e Talismã. Sua música mais famosa “A comédia” foi gravada pelo cantor Olemax de Macapá. A mesma música fez parte da Coletânea do CD da Rádio Marajó.

Demétrio Gaia é um leitor assíduo e gosta de escrever, principalmente crônicas, ensaios, poesias e acrósticos. É proprietário do Jornal impresso Voz do Marajó. Já escreveu dezenas de poemas, alguns realmente belíssimos. Sua obra “Ar de Saudade” foi classificada como a 5ª melhor no primeiro concurso de poesias em Breves.

Mesmo sendo bastante atuante em várias áreas, Demétrio Gaia sempre encontra tempo para amigos e companheiros. Seus passatempos preferidos são: um bom bate papo, ler, cantar, pescar e cuidar de suas hortaliças.

Mesmo sendo uma pessoa com tanta experiência e habilidades, Demétrio Gaia não se deixa envaidecer. Ele é um dos profundos conhecedores da vida social e política local. Tem um espírito aguçado e extremamente criativo. Sua memória é surpreendente, talvez só sendo superada pela sua ampla vivência. Poucas pessoas conhecem tanto sobre a trajetória cultural e de desenvolvimento socioeconômico do município, o que coloca Demétrio Gaia entre aqueles que podem ser considerados baluartes da história viva de Breves!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Junho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 31/05/2014
Reeditado em 31/05/2014
Código do texto: T4827585
Classificação de conteúdo: seguro