Biografia de SEBASTIÃO NASCIMENTO FÉLIX

Vice-prefeito de Luiz Rebelo (1º mandato)

Sebastião Nascimento Félix, mais conhecido como “Sabazinho Félix”, foi vice-prefeito no primeiro mandato de Luiz de Moura Rebelo, de 2001 a 2004.

Sebastiao Nascimento Félix nasceu, em 03 de fevereiro de 1957, no rio Mapuá, interior do município de Breves (Pará), filho de Sebastião Hortas Félix e Estela Nascimento Félix. É o quinto filho de uma família de oito irmãos: Albino, Arthur, Constantino, Carlos, Sebastião, Antônio, Estélio e José Cláudio.

No começo dos anos 70, Sabãozinho Félix mudou-se com alguns irmãos para Belém, aonde estudou no Colégio Moderno.

A família Félix tem longa tradição política em Breves. O seu avô, Constantino Félix, era um importante líder na região do Mapuá e Aramã, no auge da produção de látex dos extensos seringais nativos. Essa tradição foi transferida para o pai de Sabazinho, o Sr. Sebastião Hortas Félix, que se estabeleceu como comerciante e desenvolveu longa carreira política desde a década de 1950.

Em 1977, Sebastião Hortas Félix assumiu o cargo de vice-prefeito ao lado do radialista Carlos Antônio Gonçalves Estácio. Foi assim que Sabazinho Félix retornou de Belém, em 1978, para ajudar seu pai e irmãos no comércio familiar situado na boca do rio Mapuá. Nessa época, ele encontrou o grande amor de sua vida, a bela Claudete Félix, moradora do rio Aramã, com quem se casou em 03 de fevereiro de 1980, e teve quatro filhos: Rildo, Lia, Lilia e Robson.

Sabazinho Félix sempre atuou ao lado de seu pai, tanto nos seus negócios como na militância política. Por isso, foi convidado pelo empresário Luiz de Moura Rebelo para concorrerem juntos nas eleições do ano 2000.

Foi no final da década de 90 que o açaí ganhou força. Vale destacar, no entanto, que até esse momento o açaí ainda não era o principal produto nativo da Ilha de Marajó, pois a extração madeireira era o que realmente movimentava a economia local. Mas, com o fechamento inesperado de diversas madeireiras e palmiteiras, entre os anos de 2004 e 2006, a região do Marajó sofreu um colapso econômico e social. De modo geral, os marajoaras não concordaram com essa ação promovida pelo governo, pois a população era quase totalmente depende da exploração de madeira e palmito e não estava preparada para novas atividades produtivas.

Assim, da noite para o dia os marajoaras foram forçados a mudar suas relações econômicas e produtivas, o que aumentou ainda mais a importância da produção do fruto do açaí nessas localidades.

Estima-se que, entre os anos 2004 e 2007, mais de 5 mil famílias perderam seu sustento pelo fechamento das madeireiras Por essa razão, houve aumento significativo de pessoas em estado de necessidade, a violência cresceu assustadoramente, e diversas notícias ruins eram constantemente noticiadas pelos programas de TV e rádio. Nesse período muitas famílias mudaram para outras cidades, especialmente para Santana, Macapá e Belém, buscando novas oportunidades de trabalho e renda.

Sabazinho Félix labutou bastante junto às autoridades municipais e estaduais para reverter essa situação caótica.

Sabazinho nasceu das mãos de uma parteira no interior de Breves e sempre acompanhou de perto as dificuldades que a população rural enfrenta em seu dia a dia. Ele mais do que ninguém sabe como um ribeirinho precisa trabalhar duro para extrair o sustento para seus filhos.

Mesmo pertencendo a uma família tradicional, Sabazinho nunca deixou de lado suas origens. Ele ostenta com orgulho a tradição da “Família Félix” que desde os tempos do Coronel Lourenço de Mattos Borges se mantém atuante na área comercial e também como protagonista no cenário político-partidário de Breves.

A tradição comercial dos Félix se propagou do interior e chegou a cidade, por meio de sua bela filha que é proprietária da “Lia Modas”.

Além dessa tradição, uma das caracteristicas marcantes que Sabazinho Félix carrega é o seu jeito forte e dedicado no seu trabalho e no trato com as pessoas.

Pela sua experiência no serviço público e na condução dos negócios da família, Sabazinho Félix aprendeu bem a importância de valores como compromisso e responsabilidade, o que ele procura transmitir bem aos seus filhos, familiares, amigos e a todos à sua volta.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Julho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 05/07/2014
Código do texto: T4870685
Classificação de conteúdo: seguro