Biografia do Empresário LUIZ FURTADO REBELO

Empresário, Prefeito e Deputado

Luiz Furtado Rebelo foi prefeito de Breves durante dois mandatos. A primeira gestão de 2001 a 2004 teve como vice o comerciante Sebastião Nascimento Félix, e o segundo mandato de 2005 a 2008 teve como vice o professor e músico Idejalma Rodrigo Câmara Paes.

Nasceu em 7 de outubro de 1961, na Comunidade São Pedro do Pararijós, no interior do município de Breves (Ilha de Marajó – Pará), filho de Domingos de Moura Rebelo e Francisca Furtado Rebelo.

Pertence a uma grande família com muitos irmãos e irmãs, entre os quais: Mário, Paulo, Luiz, Edilson, Edson, Raimundo, Maria das Graças, Maria Graci, Maria Benedita, Graciete e Emanuel.

Luiz Furtado Rebelo também é pai de vários filhos. Da primeira união nasceram: Liliane e Lidiane. Da segunda união nasceram: Luth, Nayara e Thayssa.

Começou a trabalhar bem cedo no cultivo de arroz de várzea e depois se especializou no comércio de madeira. Mais tarde abriu o Supermercado Bom Jesus na cidade de Breves, e ingressou também no ramo de navegação e comércio de combustíveis, construindo um dos mais bem-sucedidos aglomerados empresariais do Marajó.

Luiz Furtado Rebelo disputou pela primeira vez as eleições do ano de 2000, conquistando o cargo de Prefeito da maior cidade do Marajó, período em que desenvolveu importantes ações.

Logo que assumiu, Luiz Rebelo montou uma competente equipe de Secretários e assessores que providenciaram vários estudos técnicos para planejarem as ações de seu governo. A partir de parceria com o SEBRAE e outras empresas de consultoria foram elaborados diversos documentos com inúmeras informações relevantes para a administração municipal, como por exemplo: Plano Estratégico do Município de Breves (PEMB), Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), Plano Diretor Urbano de Breves (PDUBRE), Plano Municipal de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (PMDLIS) e Projeto DLIS - Diagnóstico Participativo Local do Município de Breves. A Secretária de Administração, Cínthia Bitencourt, era quem coordenava as ações desses Planos e Projetos.

Talvez esse seja o maior diferencial da maneira de administrar de Luiz Rebelo, pois ele primava pela qualificação de sua equipe e pelo embasamento técnico das ações de seu governo.

Um destaque dos primeiros anos de sua gestão se deve a Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Agricultura (SEMAHRA), sob a direção de Romildo Pereira de Morais, que nos anos de 2002 e 2003, realizou em parceria com o SENAR ações de capacitação para a área agrícola, com os seguintes cursos: Manejo de Açaizeiros, Apetrecho de Pesca, Associativismo e Cooperativismo, Carcinicultura e Piscicultura. Através de parceria com o SEBRAE foi executado o “Projeto Cinturão Verde”, que atendeu diversos agricultores da zona urbana, com o desenvolvimento de hortas familiares criadas nos quintais das residências.

Em 2002, o Secretário Romildo Pereira de Morais também deu apoiou ao IBAMA e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) nas primeiras ações de criação da RESEX Mapuá, o que aconteceu três anos mais tarde, numa área de 94.463 hectares, nas margens dos rios Mapuá e Aramã, na porção leste do município de Breves. A RESEX Mapuá foi criada com objetivo de garantir meios de vida e a cultura de populações extrativistas tradicionais, assegurando a sustentabilidade dos recursos naturais dessa região.

Na área da cultura, a maior marca do governo de Luiz Rebelo foi a organização do “Concurso Miss Breves”, que passou a ter um belíssima programação, com apresentação folclórica e premiação, sempre acontecendo na semana de comemoração do aniversário de Breves. Desde então, muitas belas jovens conquistaram esse importante título, como: Roseane Almeida, Katie Brenda, Rischele Nóbrega, Miscaya Maiara, Paula Tayana, Cleiciane Silva, Rafaela Silva, Sheyla Miranda, Fabiana Oliveira, Erica Ferreira, Samara Carvalho e Ellen Vieira.

Em 10 de outubro 2003, aconteceu a inauguração do CEDEP (Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional), que teve como Diretor o pedagogo Jeferson Nogueira Otoni. Na época, ele foi responsável escolha popular do nome do Centro, que se deu por meio de processo participativo da comunidade brevense que escolheu em homenagem o nome do ex-prefeito Dr. João Messias dos Santos, considerado um grande educador e digníssimo Prefeito de Breves.

Em 14 de maio de 2004, aconteceu a inauguração do prédio da Câmara de Vereadores de Breves, que foi batizado de Palácio Legislativo Pedro dos Reis Vaz (Pedro Dentista) em homenagem a esse ilustre cidadão brevense.

Em outubro de 2004, Luiz Rebelo foi reeleito. Na segunda gestão, de 2005 a 2008, também aconteceram fatos marcantes.

Outro grande evento surgiu nesse período. O Festival do Mingau Folclórico foi criado, em 2007, pela Prof.ª Maria Erisam Oliveira, Diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Pingo de Gente e sua equipe de competentes professores, com objetivo de oferecer uma programação diferenciada para a comunidade de Breves. Esse evento acontece todos os anos no mês de agosto, na Praça Frei Dolsé, onde são expostas uma dezena de barracas que comercializam uma enorme variedade de mingaus, desde sabores tradicionais até os mais exóticos. Além dessa oferta de tantos pratos gostos, o Festival do Mingau Folclórico conta com vasta programação cultural, com crianças de várias escolas apresentando inúmeros shows, encenações, cantos, danças, demonstrações de lendas do folclore brasileiro etc. Hoje, o Festival do Mingau Folclórico se tornou o maior evento gastronômico de Breves.

Foi também em 2007 que surgiu em Breves a “Marcha Pra Jesus”, sob a liderança do Sr. Zairo Benjó. No começo esse evento contou presença de poucas Igrejas, mas atualmente se consagrou como a maior manifestação religiosa protestante do Marajó, reunindo dezenas de denominações cristãs e cerca de 5 mil fiéis.

No final de 2007, Luiz Rebelo e sua equipe foi responsável pela organização de um grande evento para receber a segunda vinda do Presidente Lula. A primeira visita de Lula ao Marajó aconteceu em 1994, durante a gestão do Prefeito Carlos Estácio. Naquela época Lula não era Presidente, e estava percorrendo todo o Brasil numa mega articulação popular por meio da “Caravana da Cidadania”.

Luiz Rebelo teve o privilégio de estar a frente da segunda vinda do Presidente Lula em Breves, que aconteceu em 06 de dezembro de 2007, fato considerado um marco histórico para o povo marajoara. Nesse dia, ele anunciou diversas ações do governo federal para beneficiar a vida dos moradores locais, e uma dessas boas notícias foi informar aos brevenses a criação da Reserva Extrativista Mapuá (RESEX Mapuá). Infelizmente nem tudo que foi anunciado naquele dia por Lula se realizou. Já se passaram sete anos, e até hoje a sede do Instituto Federal do Pará (IFPA) ainda está em construção.

Em 2008, a Prefeitura Municipal de Breves inaugurou o Estádio Municipal de “Rebelão”, que se tornou o maior e mais moderno espaço esportivo do Marajó.

Além disso, durante esses dois mandatos foram realizadas outras obras de infraestrutura urbana, além da reforma e construção de escolas, postos de saúde etc.

Em 2010, Luiz Furtado Rebelo concorreu às eleições, conquistando uma vaga de Deputado Estadual.

Luiz Furtado Rebelo representa a segunda geração de uma grande família de empresários e políticos de Breves. Ele e seus irmãos herdaram do patriarca Domingos de Moura Rebelo o empreendedorismo e a atuação política, o que é facilmente perceptível nos negócios e fortes laços políticos que possuem em diversos municípios do Marajó e em vários partes do Pará.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Julho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 11/07/2014
Reeditado em 18/07/2021
Código do texto: T4878608
Classificação de conteúdo: seguro