ENIO ANDRADE
%C3%8Anio+Andrade.jpg
ÊNIO VARGAS DE ANDRADE
(68 anos)
Jogador de Futebol e Técnico
* Porto Alegre, RS (31/01/1928)
+ Porto Alegre, RS (22/01/1997)
 
Ênio Vargas de Andrade foi um futebolista e treinador de futebol brasileiro. Jogava como meia. Começou como zagueiro no Esporte Clube São José, no Rio Grande do Sul, em 1949, transferindo-se para o Sport Club Internacional no ano seguinte. Em 1951, transferiu-se para o  Grêmio Esportivo Renner, clube que defendeu até 1957.
 
Foi no Grêmio Esportivo Renner que Ênio Andrade foi deslocado para o meio-campo, através do técnico Selviro Rodrigues. Em 1956, sagrou-se campeão do II Campeonato Pan-americano do México. Ainda defendeu PalmeirasClube Náutico Capibaribe e novamente o Esporte Clube São José.
 
%C3%8Anio+Andrade+3.jpg
Após encerrar a carreira de jogador, em 1961, Ênio Andrade tornou-se técnico de futebol. Em sua nova carreira, conseguiu importantes conquistas, tal como as da época de jogador. Era considerado um treinador bastante estrategista. Conquistou três campeonatos brasileiros: em 1979, com o Internacional (sendo de forma invicta, o único a conseguir tal feito até hoje); em 1981, com o Grêmio (em plenoEstádio do Morumbi); e em 1985, com oCoritiba (em pleno Maracanã, após disputa de pênaltis).

Ênio Andrade ainda teve conquistas internacionais em seu currículo. Pelo Cruzeiro, foi uma vez campeão daSupercopa Libertadores, além de umaCopa Ouro e um Copa Master Supercopa.

Ênio Andrade faleceu em 22/01/1997, aos 68 anos de idade, vitimado por complicações pulmonares.
 
Títulos

Como Jogador
 
  • 1950 - Internacional - Campeonato Gaúcho
    1951 - Internacional - Campeonato Gaúcho
    1954 - Renner - Campeonato Gaúcho
    1960 - Palmeiras - Taça Brasil
    1959 - Palmeiras - Campeonato Paulista
 
Como Treinador
 
  • 1979 - Internacional - Campeonato Brasileiro
    1981 - Grêmio - Campeonato Brasileiro
    1985 - Coritiba - Campeonato Brasileiro
    1991 - Coritiba - Supercopa Libertadores
    1995 - Coritiba - Copa Ouro
    1995 - Coritiba - Copa Master Supercopa
    1984 - Náutico - Campeonato Pernambucano
    1976 - Santa Cruz - Campeonato Pernambucano